Iniciar sessão ou registar-se
    • paulos
    • 5 março 2025 editado

# 1

Viva

Tenho uma bomba de calor da eurogree 300L, até agora 7 meses depois, funciona sem stress.
    Depois de um banho de 10min fica umas boas horas para chegar na temperatura alvo, mas penso que se deve à entrada de agua fria que é mesmo muito fria.

No manual tem lá uma opção de fotovoltaico, mas as instruções são muito limitadas e não percebo como se pode fazer atuar essa opção e para serve ao certo.

Tenho 4.4kw de paineis instalados e queria aproveitar isso para a bomba, poderei colocar o relógio dela para trabalhar durante o dia, mas temos semanas seguidas de chuva em que compensava mais trabalhar durante o bi horario, como poderia contornar isso?

Alguém consegue ajudar?

Manual: https://www.eurogree.com/imagens/91/Manual_BC_v2.pdf

Modelo: https://www.eurogree.com/produtos/bomba-calor-aqs-300lt

Obrigado
  1.  # 2

Tem de ter qualquer coisa que lhe diga que está a ter excedentes de produção e lhe accione um contacto lá nos conectores da bomba de calor. Esse contacto "autoriza" a bomba a aquecer um pedaço mais a água para uma temperatura superior ao habitual para não desperdiçar o excedente do fotovoltaico.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: paulos
  2.  # 3

Colocado por: ClioIITem de ter qualquer coisa que lhe diga que está a ter excedentes de produção e lhe accione um contacto lá nos conectores da bomba de calor. Esse contacto "autoriza" a bomba a aquecer um pedaço mais a água para uma temperatura superior ao habitual para não desperdiçar o excedente do fotovoltaico.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:paulos

Mas isso fará a bomba arrancar com o compressor ou com a resistencia? E se 5min depois passar uma nuvem e já não tiver excedente? A bomba vai andar a ligar e desligar? Não lhe deve dar muita saúde digo eu.
    • SrR
    • 5 março 2025

# 4

Em princípio liga a resistência
    Concordam com este comentário: hangas
  3.  # 5

Mais vale colocar um gestor de excedentes direto á resistência
    Concordam com este comentário: carlota74
  4.  # 6

Alguem sabe como se ativa essa função do fotovoltaico?

O pino dessa função deve ser com sinal de 12v ou assim?
  5.  # 7

Colocado por: paulosO pino dessa função deve ser com sinal de 12v ou assim?

Dos que vi costuma ser 220Vac, mas limitado a 1A ou 2A. Não é um contacto seco, está feito para alimentar um atuador no TA que praticamente só precisa de um sinal,ou na ausência deste input, e de forma genercia, um contractor que por sua vez alimenta a resistencia.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: paulos
  6.  # 8

Colocado por: paulosViva

Tenho uma bomba de calor da eurogree 300L, até agora 7 meses depois, funciona sem stress.
    Depois de um banho de 10min fica umas boas horas para chegar na temperatura alvo, mas penso que se deve à entrada de agua fria que é mesmo muito fria.

No manual tem lá uma opção de fotovoltaico, mas as instruções são muito limitadas e não percebo como se pode fazer atuar essa opção e para serve ao certo.

Tenho 4.4kw de paineis instalados e queria aproveitar isso para a bomba, poderei colocar o relógio dela para trabalhar durante o dia, mas temos semanas seguidas de chuva em que compensava mais trabalhar durante o bi horario, como poderia contornar isso?

Alguém consegue ajudar?

Manual:https://www.eurogree.com/imagens/91/Manual_BC_v2.pdf

Modelo:https://www.eurogree.com/produtos/bomba-calor-aqs-300lt

Obrigado

Chegou a saber se sempre tem certificado EN16147?
    Estão-me a propor esta bomba mas n estou convencido.
  7.  # 9

Colocado por: RS2025Chegou a saber se sempre tem certificado EN16147?
    Estão-me a propor esta bomba mas n estou convencido.

Não faço a menor ideia, depois de alguma resistência do instalador em colocar outra deixei ficar.

Até ver funciona bem, nada a apontar. Atenção ao ruído que no sitio onde estiver se não tiver conduta na admissão de ar faz algum barulho. Como tenho a minha na garagem não faz diferença.
    Depois de dois banhos de 7/10min fica umas boas horas a trabalhar para repor a temperatura perdida. Passa de 52º que é o pedido para 28º (a água da rede tb tem estado estupidamente fria). Em funcionamento gasta 300 ou 400w, com a resistência se a mantivermos ativa são mais 1500w.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RS2025
  8.  # 10

Colocado por: paulos

Não faço a menor ideia, depois de alguma resistência do instalador em colocar outra deixei ficar.

Até ver funciona bem, nada a apontar. Atenção ao ruído que no sitio onde estiver se não tiver conduta na admissão de ar faz algum barulho. Como tenho a minha na garagem não faz diferença.
    Depois de dois banhos de 7/10min fica umas boas horas a trabalhar para repor a temperatura perdida. Passa de 52º que é o pedido para 28º (a água da rede tb tem estado estupidamente fria). Em funcionamento gasta 300 ou 400w, com a resistência se a mantivermos ativa são mais 1500w.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:RS2025

Obrigado, confesso que nunca tive bomba de calor pelo que não tenho boas noções mas não gostei do cop ser a 20º e tenho receio da manutenção no futuro!
  9.  # 11

Colocado por: RS2025Obrigado, confesso que nunca tive bomba de calor pelo que não tenho boas noções mas não gostei do cop ser a 20º e tenho receio da manutenção no futuro!

Tb não me agradou mas desisti. Programei a bomba para trabalhar dentro das horas em que o fotovoltaico estará a produzir mais, por isso acredito que uma grande parte do tempo (principalmente agora de primavera verão, o consumo irá ser diluído pelos paineis.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RS2025
  10.  # 12

Colocado por: paulos

Tb não me agradou mas desisti. Programei a bomba para trabalhar dentro das horas em que o fotovoltaico estará a produzir mais, por isso acredito que uma grande parte do tempo (principalmente agora de primavera verão, o consumo irá ser diluído pelos paineis.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:RS2025

Pois compreendo, ainda vou ver o que posso fazer. Ainda faltam alguns meses mas daqui a uns tempos talvez haja mais feedback. Obrigado pela ajuda!
    Concordam com este comentário: paulos
  11.  # 13

Hoje confirmei pelo Shelly, a bomba gasta 280w em funcionamento. Parece pouco, daí o funcionar várias horas provavelmente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: treker666, jorgemlflorencio, RS2025

0.0160 seg. NEW