Iniciar sessão ou registar-se
    • ClioII
    • 5 março 2025 editado

# 1

Como já alguns perceberam por cá, tenho um apartamento que vou pôr no mercado de arrendamento e ao qual ando a "lavar a cara".

Já tive esse apartamento arrendado em tempos "aos quartos" (arrendava quarto a quarto com serventia de cozinha, WC, etc...).

Isto tinha várias desvantagens: rotatividade elevada de inquilinos, incompatibilidades entre eles, divisão de contas todos os meses.

Neste momento quero arrendar a uma única pessoa/família, e não andar sempre com rotatividade de inquilinos com obras e limpezas e a aturar crianças grandes.

Da operação anterior tenho algumas mobílias (camas/estrados, escrivaninhas, cadeiras...), nada de muito bom ou de valor ou bem tratado.

Para um arrendamento de longa duração acham preferível:
    - Fazer arrendamento sem mobília nenhuma (eletrodomésticos na cozinha tem e vou manter);
    - Colocar os poucos móveis que se aproveitam, e que até podem estorvar ao inquilino que trás os seus próprios móveis?
    • Carvai
    • 5 março 2025 editado

# 2

O melhor é deixar ficar e não menciona os moveis no contrato de arrendamento nem eletrodomésticos. Livra-se das chatices das garantias e avarias e o valor daquilo muitas vezes é irrisório.
    Preocupe-se é com a escolha dos inquilinos e faça contrato a mais de 5 anos para baixar o saque fiscal.
    Concordam com este comentário: zemvpferreira
  1.  # 3

Já arrendei com e sem eletrodomésticos

Concordo com o Carvai, se for com estão sempre a chatear que avariou e que não trabalha bem e que não sei o quê
  2.  # 4

apenas á partida mencionava os aparelhos fixos, tipo exaustores, placa,..., aqueles instalados e fixos, o resto via depois com o inquilino se tinha interesse ou não e só ai depois é que mencionava ( ou não ) no contrato se valesse a pena.
  3.  # 5

Concordo com tudo, embora a pergunta fosse noutro sentido:

O que é mais atraente para um arrendatário?
    O que enche mais o vista e valoriza o apartamento aos olhos de quem pretende alugar?
    Um apartamento completamente vazio, amplo? Ou um apartamento com meia dúzia de tarecos?

(os eletrodomésticos de grande porte vão lá ficar)
  4.  # 6

depende da mobilia e do fotografo:)
    á partida alguma mobilia pode ser interessante para dar "alma" ao espaço
  5.  # 7

Com ou sem mobilia vai depender de quem procura.
    Se for pessoal emigrante, vão preferir com mobília, por pior que seja é um gasto menor para eles.
    Eletrodomesticos, deixar apenas a título de emprestimo e em caso de avaria a responsabilidade é do arrendatário arranjar/substituir.
    E deve ficar escrito no contrato.
    Concordam com este comentário: zemvpferreira, Carvai

0.0108 seg. NEW