Como já alguns perceberam por cá, tenho um apartamento que vou pôr no mercado de arrendamento e ao qual ando a "lavar a cara".
Já tive esse apartamento arrendado em tempos "aos quartos" (arrendava quarto a quarto com serventia de cozinha, WC, etc...).
Isto tinha várias desvantagens: rotatividade elevada de inquilinos, incompatibilidades entre eles, divisão de contas todos os meses.
Neste momento quero arrendar a uma única pessoa/família, e não andar sempre com rotatividade de inquilinos com obras e limpezas e a aturar crianças grandes.
Da operação anterior tenho algumas mobílias (camas/estrados, escrivaninhas, cadeiras...), nada de muito bom ou de valor ou bem tratado.
Para um arrendamento de longa duração acham preferível: - Fazer arrendamento sem mobília nenhuma (eletrodomésticos na cozinha tem e vou manter); - Colocar os poucos móveis que se aproveitam, e que até podem estorvar ao inquilino que trás os seus próprios móveis?
O melhor é deixar ficar e não menciona os moveis no contrato de arrendamento nem eletrodomésticos. Livra-se das chatices das garantias e avarias e o valor daquilo muitas vezes é irrisório. Preocupe-se é com a escolha dos inquilinos e faça contrato a mais de 5 anos para baixar o saque fiscal.
apenas á partida mencionava os aparelhos fixos, tipo exaustores, placa,..., aqueles instalados e fixos, o resto via depois com o inquilino se tinha interesse ou não e só ai depois é que mencionava ( ou não ) no contrato se valesse a pena.
Concordo com tudo, embora a pergunta fosse noutro sentido:
O que é mais atraente para um arrendatário? O que enche mais o vista e valoriza o apartamento aos olhos de quem pretende alugar? Um apartamento completamente vazio, amplo? Ou um apartamento com meia dúzia de tarecos?
(os eletrodomésticos de grande porte vão lá ficar)
Com ou sem mobilia vai depender de quem procura. Se for pessoal emigrante, vão preferir com mobília, por pior que seja é um gasto menor para eles. Eletrodomesticos, deixar apenas a título de emprestimo e em caso de avaria a responsabilidade é do arrendatário arranjar/substituir. E deve ficar escrito no contrato.