Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

É possivel vender a minha casa e comprar outra mais acessivel para pagar o crédito habitação e outras dividas?
  2.  # 2

É.
  3.  # 3

desde que o valor da venda seja suficiente para pagar a parte restante do emprestimo bancário, sim.
  4.  # 4

Sim pode e deve. Nunca deixe de pagar a actual senão fica sem ela e nunca mais compra nada.
  5.  # 5

Como fazer esta operação de forma coordenada?

E se o proponente não tiver capitais para dar numa primeira entrega para a nova aquisição?

Uma permuta não é viável pois o imóvel inicial não está pago.Não é?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SMMTM
  6.  # 6

Colocado por: HmoitaÉ possivel vender a minha casa e comprar outra mais acessivel para pagar o crédito habitação e outras dividas?

Não se esqueça de guardar dinheiro para pagar as mais valias.
    Faça a operação consultando um bom contabilista.
  7.  # 7

Alexandre
    neste caso acho que não teria que pagar mais valias pois estaria a investir numa habitação propria, ou não ?
    Concordam com este comentário: vmontalvao
  8.  # 8

Colocado por: marco1Alexandre
    neste caso acho que não teria que pagar mais valias pois estaria a investir numa habitação propria, ou não ?

Se a casa for o domicílio fiscal do proprietário há mais de 24 meses e se for para reinvestir noutra HPP, sim.
  9.  # 9

Colocado por: marco1Alexandre

Nem sequer sabemos se há mais valias.. se as houver, e como referiu que quer comprar uma casa mais barata, nunca vai reinvestir a totalidade, logo há lugar a mais valias.

Há algumas formas de o fazer, ou vende a sua habitação e em ato sucessivo compra a nova. Ou por exemplo vende a sua habitação, e vai algum tempo para casa arrendada ou de familiares até encontrar a sua nova casa.

Não me leve a mal, porque não é nada dirigido a si, mas faz-me imensa confusão as pessoas não terem literacia financeira,para este tipo de questões básicas.

Porque carga de água é que não iria poder vender a sua habitação para comprar uma mais barata?
  10.  # 10

Colocado por: Bragas V

Nem sequer sabemos se há mais valias.. se as houver, e como referiu que quer comprar uma casa mais barata, nunca vai reinvestir a totalidade, logo há lugar a mais valias.

Há algumas formas de o fazer, ou vende a sua habitação e em ato sucessivo compra a nova. Ou por exemplo vende a sua habitação, e vai algum tempo para casa arrendada ou de familiares até encontrar a sua nova casa.

Não me leve a mal, porque não é nada dirigido a si, mas faz-me imensa confusão as pessoas não terem literacia financeira,para este tipo de questões básicas.

Porque carga de água é que não iria poder vender a sua habitação para comprar uma mais barata?

Não necessariamente.

Se vender a HPP que tem atualmente e realizar uma mais valia de 50.000€, dando um exemplo, pode investir esse valor noutra HPP e fica isento de pagar as mais valias.

Se investir um valor superior ao que investiu anteriormente, e comprando uma casa mais barata, ficará com uma prestação muito mais baixa (se as condições do crédito forem semelhantes) ou com o imóvel já pago.
  11.  # 11

Reinveste-se o produto da venda e não o valor da mais valia...., sempre a bater na mesma tecla!
    • AAdSB
    • 6 março 2025 editado

# 12

Colocado por: SupporterReinveste-se o produto da venda e não o valor da mais valia...., sempre a bater na mesma tecla!

Se no produto da venda estiver incluída a liquidação do crédito HPP relativo a essa mesma venda, sim.

Parece-me ser mais uma questão de semântica do que outra coisa.
  12.  # 13

Semântica ou não é a realidade..

Ainda que o que tenha escrito também se aplique, na prática tem que reinvestir a totalidade do produto da venda..
    • Carvai
    • 6 março 2025 editado

# 14

Colocado por: Bragas VSemântica ou não é a realidade..

Ainda que o que tenha escrito também se aplique, na prática tem que reinvestir a totalidade do produto da venda..

Conversa da treta, se a pessoa está com dificuldades em pagar a divida ao banco o valor da divida vai comer a quase totalidade da venda. Falar em mais valias é só para especular.
  13.  # 15

bem o problema aqui é o valor das dividas que não sejam relacionadas com o crédito habitação.

porque ele vai vender a casa por X. desse valor vai retirar o valor para amortizar o crédito habitação e fica com Y. Desse valor vai pagar as outras dividas e fica com Z. E esse valor restante será usado para a nova casa.

se o valor das dividas for considerável, pode ter uma uma surpresa desagradável com o IRS do proximo ano, porque a parte da venda que for usada para pagar as outras dividas vai contar para as mais-valias.
  14.  # 16

Peço desculpa, mas se calhar já ajudávamos verdadeiramente o autor do tópico... Deixem lá os preciosismos de liguagem e de medir pilinhas...

Sim, pode vender a sua casa para pagar dívidas e comprar uma mais pequena. Mas...

Consulte um contabilista para saber se tem que pagar mais valias (depende dos valores em questão), ou utilize um simulador, por exemplo.

Tenha muita atenção para não ficar sem casa!! Se vender a sua casa sem ter outra para onde ir, sujeita-se a perder uma habitação e não conseguir comprar outra num futuro próximo (foi o erro de muita gente, nos úlimos tempos)

Não confie em imobiliárias neste processo!! Regra geral, só querem angariar e vender a sua casa, para receberem a sua comissão, "e depois logo se vê". Foi também o erro de muita gente, ligado ao do ponto anterior...

Boa sorte
  15.  # 17

Colocado por: AAdSBSe a casa for o domicílio fiscal do proprietário há mais de 24 meses e se for para reinvestir noutra HPP, sim.

Parece que a legislação mudou com o PSD no governo.
  16.  # 18

Colocado por: HmoitaÉ possivel vender a minha casa e comprar outra mais acessivel para pagar o crédito habitação e outras dividas?

Sim, é possível vender a tua casa e comprar outra mais acessível para reduzir o peso do crédito, habitação e pagar outras dívidas. No entanto, há alguns pontos a ter em conta:

Liquidação do Crédito Habitação – Se tens um crédito habitação, ao vender a casa, o valor da venda servirá primeiro para liquidar a dívida ao banco. Se o montante for superior ao que ainda deves, a diferença fica disponível para ti.

Mais-Valias – Em Portugal, se venderes a casa por um valor superior ao que pagaste por ela (considerando também os custos associados à compra e venda, como escrituras e IMT), podes ter de pagar imposto sobre as mais-valias. No entanto, se usares esse dinheiro para comprar outra habitação própria e permanente num determinado prazo (normalmente 36 meses), podes ficar isento desse imposto.

Crédito para Nova Casa – Se precisares de um novo crédito habitação para comprar a casa mais acessível, tens de garantir que tens capacidade financeira para obter esse financiamento. Caso contrário, poderás considerar alternativas, como arrendar em vez de comprar.

Avaliação de Opções – Antes de avançar, é importante fazer contas para garantir que a venda cobre as tuas dívidas e que a nova casa realmente reduz os teus encargos mensais. Podes falar com o banco para perceber quais são as tuas opções, incluindo possíveis renegociações do crédito atual.
    Concordam com este comentário: Palhava
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palhava
  17.  # 19

Muito boa resposta!
  18.  # 20

Mais um click bite!

0.0253 seg. NEW