Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Ola a todos,

Gostaria de saber o que acham de um modo geral da planta em anexo e em particular da cozinha.
    Opinem à vontade...

Obrigado.
  2.  # 2

assim de repente:

não sei qual o interesse daquele corredor para a cozinha e consequentemente a IS no meio da casa, quer-me parecer que no dia a dia a circulação pelo Hall será mais utilizada.
    a suite podia ser mais funcional o acesso á IS
    de resto parece-me um esquema interessante não obstante o facto de para cumprir com as acessibilidades vai ter de instalar de raiz uma plataforma elevatória na escada exterior de acesso ao r/c assim como também que consiga através daquela rampa aceder convenientemente á cave.
  3.  # 3

Caro marco1,

O corredor de que fala também me criou algumas dúvidas, no entanto depois de alguma conversa, percebi que deste modo conseguia uma dispensa e tb que a cozinha não ficasse isolada do resto da casa. Não obstante isto, tenho algumas reservas com a disposição da cozinha. Acha que poderá ser uma boa disposição??

Obrigado,
    LT
  4.  # 4

como lhe disse o esquema é interessante mas acho que por exemplo aquela mesa na cozinha vai atrapalhar muito no sitio onde está.
  5.  # 5

Deve ser a primeira vez que vejo um T3 com 5-casas de banho-5.
    LOLOL
    Em vez de "5-casas de banho" leia "5-sanitas", ou "4-banheiras" e vai perceber a minha vontade de rir.

Mas ok. É uma opção.

A arrumação parece-me bem conseguida. A ideia do corredor na cozinha vê-se que não é por acaso

Não entendo a necessidade das duas saídas (para pessoas) do piso da cave: uma para o interior da casa, outra para o exterior (retaguarda). Esta última ESTRAGA completamente o pequeno jardim na retaguarda da casa.

Já agora: não é grave, mas não me agrada a ideia de ter os esgotos das (2) sanitas mesmo por cima da sala...
  6.  # 6

Boas
    Colocado por: Luis K. W.T3 com 5-casas de banho

Alguém pode-me disser onde está a quinta sanita?
    Na cave não há nenhuma, no R/C existe uma e no 1º piso só vejo 3 (uma para quarto)
    Ó Luís, desculpe lá mas esta-me a falhar qualquer coisa.
    Cumprimentos
    Carlos
  7.  # 7

engcarlos: Penso que o Luis se está a referir ao WC que está na zona da churrasqueira, ao fundo da casa.
  8.  # 8

Relativamente 'a cozinha, ainda estou a tentar ver se e' possivel fazer uma melhor disposicao dos moveis/electrodomesticos, mas como o espaco nao abunda... digamos que nao ta facil (desde ja aceito opinioes a cozinha tem 3.5m por 3m de sem moveis).

Quanto ao numero que pode parecer exagerado de IS, deve-se ao gosto pessoal de ter cada quarto com IS, as outras sao mesmo necessarias!

A questao do acesso a cave pelos anexos, foi tambem algo que me custou um pouco aceitar, pois deu-me cabo do jardim (como o Luis diz). Mas fui convencido quando me questionar se ja tinha imaginado um carro de mao a passar pelo meio da sala, se por exemplo necessita-se de obras nos anexos! Foi so um exemplo entre outros, mas julgo que foi este que verdadeiramente me convenceu.

Aqui ficam os alcados para continuarem a darem as vossas opinioes:
  9.  # 9

Colocado por: WallyWC que está na zona da churrasqueira

Ops. Era essa que me faltava.
    Cumprimentos
  10.  # 10

Colocado por: lmltomasA questao do acesso a cave pelos anexos, foi tambem algo que me custou um pouco aceitar, pois deu-me cabo do jardim (como o Luis diz). Mas fui convencido quando me questionar se ja tinha imaginado um carro de mao a passar pelo meio da sala, se por exemplo necessita-se de obras nos anexos!

É um muito bom argumento.

Ao menos, encostem a escadaria (que sai da cave para a zona da churrasqueira) à parede «de cima».
    - Rouba menos espaço ao resto do jardim,
    - para evitar correr alguns riscos quando quiser aceder áquela nesguinha de terreno (lembro que há uma zona com quase 3m de altura) para fazer a manutenção e limpeza...
    - assim faz só UM muro de alto a baixo.

Ou... o muro «de cima» já existe? Mesmo assim...
    • mafgod
    • 19 março 2010 editado

# 11

Meus comentários:

Penso que não cumpre as acessibilidades: falta quarto no R/C, existem escadas no acesso ao R/C

- Muita área perdida no hall. Tente optimizar esta área.
    Sugestão:
    - Transformar as escadas em U e por lado a lado (ver proposta em anexo)
    - Mudar a localização da I.S. no R/C

Ganha:
    Ficou com mais área na cozinha, um pequeno quarto de arrumação numa suite do 1º andar.

Perde:
    - obriga as visitas a passar pela cozinha :-(
    - Fica com duas escadas no hall de frente para a porta :-(

Dadas as condicionantes do terreno (repare, nenhuma I.S. tem janela), se fosse a si, procurava outro terreno :-(
      proposta.jpg
  11.  # 12

mafgod

??????????
  12.  # 13

Sei que o terreno nao tem umas areas fantasticas, mas cada um tem o seu bolso...
    Portanto quanto a trocar de terreno esta fora de questao, principalmente se razao principal passar por nao ter janelas nas IS!

Agradeco a proposta para tentar ganhar espaco na cozinha, mas ter um hall para a cozinha!!!... Nao me parece nada bem...

Luis,
    Relativamente 'a posicao das escadas na parte de tras (que esta virada para norte), foi o resultado de varios factores:
    1. Arquitecto disse que podia ter problemas na aprovacao do terreno se encostasse estas ao vizinho... (nao fiquei totalmente convencido, mas tudo bem)
    2. Questao de estetica (nao sei se sera o termo mais correcto) com a vidraca da sala.
    3. As escadas estavam mais afastads da parede, como nao ia usar esse espaco e nao resolvi aumenta-las. razao pela qual tem as dimensoes apresentas!
    4.Este ultimo ponto ja foi a pensar tb na possibilidade de fazer as escads em pedra, o que poderia ficar muito pesado se estas tivessem dimensoes pequenas! (digo eu...)
    5.O pequeno espacao entre as escadas e a parede talvez acompanhe as escadas de um modo geometrico (quedas de quando a quando com 90 graus, talvez com agua, ainda um caso a pensar!!!)
    Por fim:
    6. O objectivo sera obter uma imagem engracada apartir da sal, quero com isto dizer que uma vez que vai ser necessario realizar o buraco para as escadas, perco mais um pouco de espaco e tento fazer algo amigavel a vista, em vez de por exemplo colocar umas escadas em caracol.
  13.  # 14

Colocado por: lmltomas 2. Questao de estetica (nao sei se sera o termo mais correcto) com a vidraca da sala. (...)
    6. O objectivo sera obter uma imagem engracada apartir da sal, quero com isto dizer que uma vez que vai ser necessario realizar o buraco para as escadas, perco mais um pouco de espaco e tento fazer algo amigavel a vista, em vez de por exemplo colocar umas escadas em caracol.

Ok. Certo.
    Só depois vi nos alçados que a vidraça da sala vem até ao chão...

(Nesse caso até podia pôr uma «pala» de protecção sobre a porta de entrada da cave que, simultaneamente, servisse de varanda à sala - e esta varanda teria a cortina em vidro, claro...).
  14.  # 15

E' mais uma ideia para futuramente debater!
    Ja agora tem algum comentario a fazer em relacao 'a cozinha? Pelo que percebi e' a favor da passagem para a sala (eu tb vejo muitas vantagens) mas em relacao ao resto?
    Acha que vai ser muito pequena (relembro 3mx3.5m de parede a parede, sem moveis)?

Tendo em conta que esta cozinha sera sempre uma cozinha "moderna/pequena", serao as dimensoes adequadas e a disposicao a melhor? Sera funcional?
    Obrigado.
  15.  # 16

em termos de planta está bem, gosto bastante da disposição, principalmente do r/c, e da suite, os alçados é que tenho dúvidas eu faria diferente, e a entrada de garagem disfarçava-a o máximo e como já lhe disse minimizava a inclinação.
  16.  # 17

O facto é que minimizar inclinação significa reduzir area no r/c! Hmm... Não sei se estou disposto a perder mais area neste piso, isto assumindo que com a actual inclinação poderei comprar carro sem ter de pensar se entra ou não na garagem!
    Já agora o que mudava os alçados, estou um bocado limitado com os alinhamentos da casa ao lado, mas gostava de ouvir a sua opinião.

Já agora alguém gostaria de sugerir empresas de construção na zona do grande porto...
    Por fim, será que com uns 125mil euros consigo construir o meu barraco? Ou será uma miragem?
  17.  # 18

em termos das acessibilidades, já perguntou ao seu arquitecto se isso vai ser aprovado??
  18.  # 19

Já... E não há qualquer problema! Quer dizer vou ter de dar a volta às escadas do r/c, mas depois logo se vê... Nem que tenha de alugar um sistema de elevação!
    Apesar que estou esperançado que isso não seja necessário, não pelo dinheiro do aluguer, mas pela estupidez da questão! Não faz sentido nenhum ter aquele sistema montado se felizmente em casa ninguém usará cadeiras de rodas, concordo com deixar as coisas preparadas, mas mais do que isso acho que é pura hipocrisia das pessoas pensarem que vou la ter o sitema no dia-a-dia atrapalhar... Â ver vamos... mas não me tira o sono...
  19.  # 20

Será possível alguém prever o tempo que um projecto necessita para ser aprovado?
    E depois quanto tempo será necessário para os vários projectos de especialidades (julgo que esta parte seja mais rápido ou estou enganado?).
    Difere muito de câmara para câmara?

Obrigado.

0.0211 seg. NEW