Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas, estou a considerar a construção com Ecoblocos de 20cm ou 25cm da Canhamor. Vejo que há resistência de alguns engenheiros e empresas de utilizarem pela primeira vez ou não mostram sequer qualquer interesse nesse produto que é extremamente promissor e já utilizado em outros países.

Minha casa está com o projeto quase pronto para ir para licenciamento na câmara com paredes duplas.

Gostava de conversar com algum engenheiro e construtor com esta experiência para escutar como foi a utilização e analisar se preciso já indicar em projeto a utilização destes blocos ou se posso alterar no momento da obra com o construtor.

Local da obra: Figueiró dos Vinhos, Leiria

Obrigado!
  2.  # 2

Colocado por: rafaelpEcoblocos de 20cm ou 25cm da Canhamor

Provavelmente irá ter que usar os de 25 por causa os pilares.

Colocado por: rafaelpalgum engenheiro e construtor com esta experiência para escutar como foi a utilização

É um procedimento igual a qualquer outro bloco. Apenas muda o material com que é feito.

Colocado por: rafaelpou se posso alterar no momento da obra com o construtor.

Pode!
    Tem é que refazer uma série de projetos.
    Ou seja, está a gastar dinheiro agora em projetos tipo chapa 7
    Colocado por: rafaelplicenciamento na câmara com paredes duplas.
    e depois vai ter que gastar oura vez para refazer os projetos que poderiam ser feitos já agora de acordo com os seus requesitos.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rafaelp
  3.  # 3

Colocado por: zedasilvaProvavelmente irá ter que usar os de 25 por causa os pilares.

e a correção de pontes termicas... ETICS em la mineral?
  4.  # 4

Na Canhamor me falaram que se o engenheiro fizer os calculos com o bloco de 20cm, vai ver que da pra fazer pilares de 20cm para uma casa rés-do-chao como a minha. Disse-me que muitos tem resistência pois é garantido que 25cm de pilar funcione, mas que ao calcular dá pra usar.

Mas não sou contra a utilizar 25cm, fica mais caro, mas gostava de ter esse cálculo realizado pra tirar a dúvida.

Quanto a ponte termica, no manual tecnico deles de utilização dizem que é obrigatório utilizar o bloco ou outro material de isolamento.

Quanto a refazer o projeto, pois. Gostava de evitar esta alteração no futuro. Melhor já realizar a alteração antes de submeter na câmara.

Segue a foto e o arquivo da ficha em anexo.

Obrigado a todos pelas respostas.
  5.  # 5

Pelo desenho me faz entender que o melhor dos mundos seria pilares de 20cm com blocos de 25cm, assim tendo espaço suficiente para correção fácil das pontes térmicas (5cm extras do bloco). Mas não entendo nada disso.
  6.  # 6

Pensando aqui, considerando que Portugal tem atividade sísmica, mesmo que a conta faça sentido para 20cm, não vale arriscar. Melhor meter pilares de 25cm e comparar o custo de isolamento termico dos pilares.

Opcao 1: Pilar de 25cm com blocos de 25cm e utilizar algum outro material para isolar os pilares
    Opcao 2: Pilar de 25cm com blocos de 28,5cm, metendo o pilar encaixado no meio como o terceiro exemplo acima mostra, sem necessidade de material de isolamento extra.
    Opcao 3: Pilar de 25cm com blocos de 30cm, metendo o pilar encaixado no meio como o terceiro exemplo acima mostra, sem necessidade de material de isolamento extra.

Vai ser uma questão mesmo de custo, aparentemente.
  7.  # 7

conhece este bloco? https://socimarques.pt/?product=extra-bloco
    há por aqui um user ( marcocar salvo erro ) que está a usar.
  8.  # 8

Colocado por: marco1conhece este bloco?https://socimarques.pt/?product=extra-bloco
    há por aqui um user ( marcocar salvo erro ) que está a usar.

Não conhecia, vou dar uma olhada. Me pareceu ser de betão, isso?
  9.  # 9

não é betão propriamente dito veja as folhas técnicas.

0.0145 seg. NEW