Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite a todos,

Tinha ideia de dar início à construção num lote que adquiri há algum tempo, que já vinha com um projeto aprovado para construção. Terei reunião com o arquiteto na próxima semana, pelo que gostava de levar algumas ideias sobre a proposta que entretanto anexo.

Tenho um dilema, que reside com a orientação solar dos quartos, que ficam virados a Norte. Para enquadrar essa questão, a parcela de terreno a azul é zona verde, a vermelho está o meu lote e a verde outro lote que permite a construção de uma moradia que confina com o lado sul do meu lote.

O lote tem 408m2, implantação de 144m2, área bruta de 244m2 e área bruta dependente de 24m2.

Cumprimentos!
      Terreno 2D.jpg
      Planta Piso 0 1.jpg
  2.  # 2

o seu caso é simples, basta espelhar a casa e até fica ai com um projeto bastante razoável, embora não entenda a escada, podia ser em U na mesma mas menos profunda com pelo menos 3 degraus no patamar intermédio, libertando mais a parede de fundo da garagem possibilitando ai um acesso da mesma para o exterior.
    em suma o projeto até está bom mas ao contrário virando as costas ao sol.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AAdSB
  3.  # 3

Colocado por: marco1o seu caso é simples, basta espelhar a casa e até fica ai com um projeto bastante razoável, embora não entenda a escada, podia ser em U na mesma mas menos profunda com pelo menos 3 degraus no patamar intermédio, libertando mais a parede de fundo da garagem possibilitando ai um acesso da mesma para o exterior.
    em suma o projeto até está bom mas ao contrário virando as costas ao sol.

E isso é possível?

No loteamento que assinalei a verde confinará uma moradia, ou o proprietário do lote poderá fazer o mesmo e "espelhar" a construção?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fdfreire
      Loteamento.jpg
  4.  # 4

o caso do vizinho não interessa
    realmente esse poligono imposto pelo loteamento no seu caso dificulta o espelhar, no entanto penso que com umas adaptações a solução de espelhar será o mais logico, pode conferir pois não se consegue ver na planta de loteamento, os afastamentos que lá estão?
    uma coisa é certa o seu projeto até está bom excepto por esse grande pormaior de estar virado a norte é uma pena e se clhar merece uma revisão pois como está eu pelo menos para mim não queria.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AAdSB
  5.  # 5

Colocado por: marco1o caso do vizinho não interessa
    realmente esse poligono imposto pelo loteamento no seu caso dificulta o espelhar, no entanto penso que com umas adaptações a solução de espelhar será o mais logico, pode conferir pois não se consegue ver na planta de loteamento, os afastamentos que lá estão?
    uma coisa é certa o seu projeto até está bom excepto por esse grande pormaior de estar virado a norte é uma pena e se clhar merece uma revisão pois como está eu pelo menos para mim não queria.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:AAdSB

Não interessa de forma isolada, mas se espelhasse a construção, que seria basicamente passar a garagem para Norte, ficaria com dois dos quartos nem a 3 metros da empena do vizinho. Seria diferente se ele também tivesse que garantir o afastamento, mas tendo em conta que se trata de um lote relativamente pequeno e que o polígono de implantação obriga a que confine com o meu lote... o ideal seria confinar com o lote à sua direita, mas parece-me utópico.

Não me parece que haja uma solução ideal neste caso. Tendo em conta a ausência de construção à volta, apenas a sul poderá vir a existir uma moradia, pode ser que isso possa ser minimizado.

Tinha pensado inverter as janelas da sala, mas ficaria quase colado ao "L" da cozinha. A janela do escritório também poderia mudar de lugar e passar para Poente.
  6.  # 6

AAdSB

a menos de 3 não podia ser, mas mesmo que fique a 3 a empena dele ai não teria janelas (dele) qual o problema? tinha a privacidade garantida e sol todo o dia nesses quartos.
    a escada tambem teria que passar para o outro lado,...
    De qualquer forma acredite que por vezes quem anda nisto dos desenhos de casas pode ter outras na manga do que propriamente quem não é do ramo.
    como ainda isso não está aprovado penso que merecia um estudo, pode perfeitamente falar nisso com o arquiteto na tal reunião.
    como é evidente não é aqui que vai sair com a solução e todas as respostas, estas coisas trabalham-se.
  7.  # 7

Colocado por: marco1em suma o projeto até está bom mas ao contrário virando as costas ao sol.

Tb concordo!

0.0136 seg. NEW