Iniciar sessão ou registar-se
    • lobito
    • 19 março 2010 editado

     # 1

    Uma pergunta provavelmente parva:

    É possível fazer um projecto de térmica para uma recuperação? Ou é possível teoricamente, e muito complicado na prática?

    Passo a explicar: tenho uma casa que, obviamente, tem as paredes que tem, os vãos que tem, a cobertura que tem, a situação que tem, a exposição solar que tem. Tenciono fazer o óbvio, como isolar bem a cobertura, recuperar os caixilhos de madeira vedando bem todas as frinchas incluindo dos aros (à partida, não as quero substituir) e isolar também o pavimento, até certo ponto pelo menos. Assim a olho, penso que ela se vai comportar bem no verão, mas que no inverno precisará de aquecimento. Mas isto sou eu a pensar de que. Preciso também de AQS.

    Como se trata de um intervenção relativamente pequena nesta fase, não tem projecto. Mas queria saber se alguém (e quem? Um perito daqueles que classificam os edifícios, ou esses só classificam e não dão soluções? Um engenheiro? De que qualidade?) é capaz de me fazer uns cálculos e dizer, com base neles, qual seria a melhor solução para aquela estrutura. Depois, eu até poderia não seguir essa solução por razões práticas como, por exemplo, não querer esburacar a casa toda. Eu tenho umas ideias, mas podem estar completamente erradas e temo que se me dirigir a um vendedor de "energias" já estou provavelmente à partida a condicionar a resposta.

    Em resumo, é possível fazer um cálculo do comportamento térmico previsível de um edifício existente? E quem faz isso?
  1.  # 2

    É. Um perito qualificado, mas daqueles que estudou o assunto um pouco para além do preenchimento da folha excel do ITECONS. Ou qualquer outro técnico que tenha formação nessa área.
    No fundo, nem é complicado, basta conhecer bem o que lá está e calcular as necessidades brutas de aquecimento. Depois, é só simular para diversas soluções, e ver qual delas tem melhor relação custo/benefício.
  2.  # 3

    Obrigada. E onde é que se encontra um perito desses? Trabalham por conta própria? Estão normalmente associados a um gabinete de projectos (engenharia? arqutectura?)
  3.  # 4

  4.  # 5

    Obrigada. É como procurar um canalizador nas páginas amarelas: se for porque tenho uma torneira a pingar, não tenho problema nenhum; se for porque quero que me mudem a canalização, já fia mais fino... ;-)
  5.  # 6

    Também pode encontrar nos gabinetes de projectos, costumam ter lá alguém que faz os projectos RCCTE.
  6.  # 7

    OK. Vou ver o que diz o boca a orelha.
  7.  # 8

    Colocado por: lobitoOK. Vou ver o que diz o boca a orelha.


    Em complemento ao já indicado e para a sua situação concreta, aconselhava a escolha de um perito que fosse da sua área de residência. Facilmente verificará na Bolsa de Peritos da ADENE que muitos peritos realizam trabalho no seu concelho, mas desses só uma parte reside na sua zona, o que para o seu caso seria no meu entender o mais correcto pela facilidade de realização de reuniões e contactos necessários.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lobito
 
0.0107 seg. NEW