Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia.

Sagas da Garantia do Estado para o financiamento jovem...

Estava já de crédito 100% aprovado e escritura marcada para a próxima semana quando hoje o banco me informa que receberam uma nova informação e a garantia do estado não é válida para prédios de tipo misto.

Então, eu estou a comprar um imóvel que na Certidão Permanente está descrito em duas partes:

MATRIZ no: XXX NATUREZA: Urbana
    MATRIZ no: YYY NATUREZA: Rústica

Que possibilidades tenho para seguir no processo? Tem como fazer a compra através do banco com o financiamento somente da parte Urbana e acordar com os vendedores por fora da parte Rústica?

A area urbana são 600m2 e a rústica são 280m2

Pegar os capitais próprios para financiar 20% é uma opção, mas teria de me endividar um pouco com familiares.
  2.  # 2

Bom dia.

Você na escritura não compra 880 por x.
    Você na escritura vai adquirir 600 por y e 280 por z.

Sendo que x=y+z ainda que só faça uma escritura.

No entanto o seu caso é algo muito específico, talvez um notário lhe saiba responder.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ClaudioSts
    • size
    • 9 março 2025

# 3

Existindo o registo de 2 artigos matriciais é porque não se trata de um único prédio, prédio misto.
    Sim, 2 prédios distintos, supostamente confinantes.
    É sabido que os financiamentos à habitação não aceitam financiar prédios rústicos, como é o caso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ClaudioSts
  3.  # 4

Colocado por: sizeExistindo o registo de 2 artigos matriciais é porque não se trata de um único prédio, prédio misto.
    Sim, 2 prédios distintos, supostamente confinantes.
    É sabido que os financiamentos à habitação não aceitam financiar prédios rústicos, como é o caso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ClaudioSts

Isso imagino que seria algo que deveria ter sido logo detetado na Análise do Crédito por parte do banco. Uma vez que não houve alteração nenhuma na documentação do imóvel desde o início do processo..

Agora só segunda que devo ter mais informações das opções que vou ter.. Uma desilusão a 4 dias da escritura agendada receber uma comunicação dessas.
  4.  # 5

atenção informe-se melhoro o facto de ter duas matrizes não quer dizer que sejam duas propriedades distintas.
    tanto mais que até pode ser o caso que essa parte rustica ser uma área encravada e portanto ser algo que embora tenha a classificação de rustico, seja parte da propriedade global. é melhor tirar isso bem a limpo.
    penso que o proprio banco poderá não estar a interpretar corretamente e se esteja a limitar a ver lá no papel a palavra rustico sendo que a propriedade é una na realidade.

0.0089 seg. NEW