Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Estou acompanhando a aplicação de telha canudo em uma obra e aconteceu uma situação interessante que gostaria de discutir com vocês.

    O patrão instruiu o mestre de obras de que a telha que fica por baixo, a que colhe as águas, deveria ser instalada com a parte mais estreita para a frente. O mestre, ao testar a aplicação, achou que ficava esteticamente feio e preferiu colocar a parte mais larga para a frente. No entanto, decidiu seguir a orientação do patrão.

    No dia seguinte, um segundo mestre veio ajudar na instalação, mas, sem saber da instrução inicial, começou a aplicar as telhas com a parte larga para a frente. O patrão passou pela obra, viu o trabalho e não comentou nada. Mais tarde, o mestre principal percebeu o erro e corrigiu, colocando a parte estreita para a frente, como o patrão havia pedido inicialmente.

    Quando o patrão retornou e viu a mudança, ordenou que fosse feito da forma que ele tinha visto antes: parte larga para a frente. O problema? Já temos mais de 200 metros de beiral instalados.

    No primeiro dia de trabalho, procurei a ficha técnica da telha canudo, fornecida pelo fabricante, e entreguei aos mestres. Segundo o fabricante:

    A telha que fica por baixo deve ter a parte estreita para a frente.

    A telha que fica por cima deve ter a parte larga para a frente.


    Agora, fica a questão: Que problemas podem surgir ao aplicar a telha de forma diferente da recomendada pelo fabricante?

    Gostaria da opinião de vocês:

    Já passaram por algo parecido?

    Que consequências técnicas essa mudança pode trazer (escoamento da água, resistência, estética, etc.)?
  2.  # 2

    Bom dia.
    É como está indicado no manual de aplicação.
    Se pensar está a colocar uma telha larga em cima de uma zona mais estreita. É como as bocas das tubagens… a boca (parte mais larga)
    fica sempre no sentido contrário ao do escoamento.
    E se deixar isso assim não terá qualquer tipo de garantia do fabricante.
 
0.0089 seg. NEW