Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia!

Eu e o meu companheiro vamos agora entrar no mundo da construção. Comprámos um terreno com 4100m, para depois daqui a 7/8 anos vendermos parte dele (não podemos vender já porque já foi dividido em 2022).
    O terreno tem a vantagem de estar na estrada principal e atras ter uma outra estrada que ainda não esta alcatroada mas tem lá uma moradia e saneamento já. Inicialmente a nossa ideia seria dividir apenas o terreno em 2 na "vertical", ou seja, ambas as parte terem acesso a ambas as estradas. Esta semana na primeira reunião com o arquiteto, ela sugeriu dividir o terreno na "horizontal", ou seja a estrada principal toda para nós e a parte de trás com a estrada ainda por alcatroar para vender. Ele referiu que a parte da frente tem mais exposição solar, e para alem disso caso uma moradia fosse construída ao nosso lado iria ter alturas do dia que poderia fazer sombra, enquanto que atras mesmo com uma casa de primeiro andar nunca iria fazer sombra na nossa.
    Achámos boa ideia do ponto de vista técnico, mas ao mesmo tempo estamos bastante indecisos. Já tínhamos tudo cimentado na nossa cabeça, e não gostamos muito da ideia de termos alguém atras de nós. Já tínhamos escolhido o terreno também para estarmos mais resguardados.
    Qual acham ser a melhor opção? Somos ambos um pouco leigos neste assunto e estamos ainda a aprender tudo.

Anexo a imagem para consulta. A divisão seria exatamente ao meio.
    Obrigada!
      divisao vertical.PNG
      divisao horizontal.PNG
  2.  # 2

Onde é o sul?
    Já que a restante parcela é para venda, eu dividia mais.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ASFP96
      Screenshot_20250309_124354_Chrome.jpg
  3.  # 3

tem de dizer onde é o norte
    se for para cima da imagem, o que a arquiteta diz não tem sentido.
  4.  # 4

eu dividia em quatro se desse
    Concordam com este comentário: ASFP96
  5.  # 5

Eu dividia logo em 6 ou 8 (+ de 500m² cada).

Ou em 5/7... em que o seu tinha o dobro da área dos outros.
  6.  # 6

Colocado por: rjmpiresOnde é o sul?
    Já que a restante parcela é para venda, eu dividia mais.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ASFP96
      Screenshot_20250309_124354_Chrome.jpg

Obrigada pela resposta.
    O sul é para baixo da imagem.
  7.  # 7

Colocado por: marco1tem de dizer onde é o norte

Colocado por: marco1tem de dizer onde é o norte

Obrigada pela resposta.
    O norte é para cima da imagem sim.
  8.  # 8

Quem diz para dividir em vários tem noção que isso obriga a lotear e quais os custos inerentes?

O mais racional é dividir pela estrada principal
  9.  # 9

Colocado por: miguekQuem diz para dividir em vários tem noção que isso obriga a lotear e quais os custos inerentes?

Como dizia o outro, é só fazer as contas!
    Tudo é investimento
  10.  # 10

sinceramente penso que está a começar ao contrário
    ou seja neste momento só daqui a 8 anos pode dividir o terreno pelo processo de destaque ( se não for destaque e ser loteamento é outra história), portanto mais do que estar a definir desde já linhas divisórias, devia concentrar-se efetivamente qual o tipo de casa que pretendem face ao plafond que tem, em todas as suas vertentes: dimensão, posição no terreno face ao sol, outras caraterísticas do terreno em si, envolvente, tipo de uso pretendido para o exterior,...
    e ai sim conseguir chegar a uma hipotetica futura divisão e futuro destaque.
    o que está a fazer é, apriori, redutor e condicionante de uma boa implementação das vossas expetativas de vida e potencial do terreno em face disso.
  11.  # 11

Colocado por: miguekQuem diz para dividir em vários tem noção que isso obriga a lotear e quais os custos inerentes?

Tendo aquela forma... e com arruamentos em dois lados opostos, é bastante simples dividir um terreno com 4100m² através dum loteamento.

Esperar 7 anos, para dividir em apenas dois é que me parece um desperdicio de tempo, de área, e de oportunidade de fazer dinheiro suficiente para construir a casa sem puxar uma nota no bolso.
    Concordam com este comentário: ADROatelier
  12.  # 12

Eu faria o meu terreno de 1'000m² no canto sudoeste. E vendia os 6 lotes de 510-530m² restantes... quanto poderiam valer nessa zona?

6 lotes assim valem bem mais que um só de 3100m².
      Screenshot_20250309_200331_Chrome.jpg
  13.  # 13

os loteamentos custam dinheiro e os lotes demoram tempo a vender. tem de ponderar se tem capacidade financeira de fazer esse investimento. claro que é um investimento rentável no final de vender todos os lotes, mas não sabe o tempo que vai demorar a vendê-los e esse dinheiro pode fazer falta para construir a sua casa.

eu fazia a casa sem comprometer futuras divisões do terreno e talvez no futuro fizesse destaques que são mais baratos. até pode chegar à conclusão de não querer vender a parte restante e deixar para os filhotes fazerem a casa deles.
  14.  # 14

Se fosse possivel eu fazia era um condominio
  15.  # 15

Muito obrigada a todos pela opinião e ajuda. Vamos escolher um cantinho no terreno para nós para já e depois quando se passarem os 8 anos tentamos vender. Quanto ao loteamento também pensámos nisso mas tem custos elevados e também não pretendemos vender tudo.
  16.  # 16

Colocado por: ASFP96nisso mas tem custos elevados

Quão elevados? Já reparou que poderia ter arruamentos em todos os lotes sem os fazer você? Eles já existem. Há muito mito urbano por aqui. Se a sua ideia é vender o resto, faria muito mais dinheiro ao vendê-los separado, que um só, não precisava de esperar, e usava esse rendimento na casa. Por outro lado, é bem mais fácil e rápido de vender um lote pequeno, que um grande... Pois o seu preço é considerável. Já agora, se não é indescrição, quanto pagou por esses 4100m2 de terra? É próximo de alguma cidade? Ou é zona remota em que todos os terrenos são assim de grande?
    Concordam com este comentário: ADROatelier
  17.  # 17

Colocado por: N Miguel Oliveira

Quão elevados? Já reparou que poderia ter arruamentos em todos os lotes sem os fazer você? Eles já existem. Há muito mito urbano por aqui. Se a sua ideia é vender o resto, faria muito mais dinheiro ao vendê-los separado, que um só, não precisava de esperar, e usava esse rendimento na casa. Por outro lado, é bem mais fácil e rápido de vender um lote pequeno, que um grande... Pois o seu preço é considerável. Já agora, se não é indescrição, quanto pagou por esses 4100m2 de terra? É próximo de alguma cidade? Ou é zona remota em que todos os terrenos são assim de grande?

O terreno ficou a 15€/m, e fica numa aldeia a 25km de Leiria.
  18.  # 18

Colocado por: ASFP96
    O terreno ficou a 15€/m, e fica numa aldeia a 25km de Leiria.

Tanto pode estar 20 mn de Leiria como a 1 hora :) se estiver mais do lado litoral se calhar foi bom negocio se estiver do lado das serras se calhar foi caro. e dificilmente o vai vender....
  19.  # 19

Dividiria em seis lotes. 4100 / 6 = aprox 683 m2 por lote.
    Não precisam de ter todos os mesmo tamanho.

Já há muito feito, nomeadamente os acessos / estrada. É uma caso particular muito favorável.
    Veja o valor de venda de terrenos similares na região.

Pode também equacionar a Propriedade Horizontal, embora, com esta configuração o loteamento seja bem mais preferivel.

Visite outros terrenos / construções que se assemelham ao seu estilo de vida.
    Equacione as despesas de manutenção associadas.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, N Miguel Oliveira

0.0217 seg. NEW