Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: gil.alvesA questão é que “ninguém”, sério, lhe vai dar um Orçamento.
    Vai dar-lhe um valor de mercado quanto muito.
    Porque a mesma área de casa pode com relativa facilidade passar dos 200 aos 300 000€+.

Eu tambem nunca disse que esperava um orcamento detalhado. Mas o valor de mercado pode ser suficiente.

Ate porque eu acredito que ai 80% dos empreiteiros quando da o orcamento da o valor do mercado e vai vendo durante a obra de qualquer forma...

Tambem nao estou a espera que nesta fase o empreiteiro apresente um orcamento onde da a marca da bomba de calor, numero e marca de tomadas...
  2.  # 22

alias, quando eles veem um orçamento com isso descrito até fogem :), ui vem ai chuva.
    bem nem todos claro.
  3.  # 23

Colocado por: dmanteigasOu de orcamentos

Eu concordo grosso modo com o seu comentário, só falha num detalhe:
    Estes 3 orçamentos de pouco servem para poder comparar porque orçamentam coisas diferentes.
    A escolha das coisas, o modo de medir, etc... pode variar significativamente entre empreiteiro e a concorrência.
    Cada um faz do modo que lhe apetece... Eu não sei se serve de alguma coisa isso.
    Ainda assim, não me parece mal à priori, desde que as conclusões dessa comparação sirvam para algo no desenvolvimento do projecto.

Por vezes, são de tal maneira omissos, que o que falta terá uma grande expressão no valor final.
  4.  # 24

Miguel
    por acaso já tive uma experiência em que estava tudo detalhado, todas as parcelas, e foi ver o ridiculo de preços que iam aparecendo em certas parcelas aqui e ali para no fim justificar o numero no fim da pagina.
    não está fácil.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, N Miguel Oliveira
  5.  # 25

Colocado por: marco1Miguel
    por acaso já tive uma experiência em que estava tudo detalhado, todas as parcelas, e foi ver o ridiculo de preços que iam aparecendo em certas parcelas aqui e ali para no fim justificar o numero no fim da pagina.
    não está fácil.

Sim, bem sei.
    E entendo perfeitamente a lógica de pedir orçamentos preliminares.
    Aliás, é o que aconselho... e mesmo aqui o defendi várias vezes.

É preciso é relativizar esses orçamentos também... Para não fazer-se tudo à justa.
    Porque é altamente provável o orçamento definitivo ultrapassar este preliminar. É quase certo.

E para isso, sinceramente um Arquitecto não precisa dum orçamento preliminar tanto assim.
    Ele já sabe o que as coisas vão custar mais ou menos... Não é rocket-science.
    Deve é ter isso em conta logo no 1º dia, ao discutir o programa/tipologia com o cliente, antes mesmo de desenhar a primeira linha.
    Se a coisa começa logo fora de pé aí, dificilmente "endireita" depois, com ou sem orçamentos preliminares, com ou sem projectos com tudo detalhado. Se a carteira é tamanho XS, a casa não pode começar logo num L ou XL... Se calhar, nem no M deveria. Talvez o ideal seja pensar que "não vai aparecer uma crise"... e que a casa deva mesmo ser XS ou S desde o primeiro dia.

Se eu sei que o se está a pedir... exije uma carteira L... não é o facto de ter orçamentos preliminares que irá embaratecer a casa. Só me faz perder tempo a mim... que desenhei uma L, para que o cliente perceba mais tarde por esses orçamentos que não vai dar, e tenho agora um projecto novo para fazer, em XS ou S. Se sei disso, burro sou eu, por desenhar dois projectos ao preço de um. E depois ainda levar com frases como as que leio por aqui a culpar os Arquitectos de desenhar caro demais.
    Concordam com este comentário: marco1
  6.  # 26

Colocado por: N Miguel OliveiraSe a carteira é tamanho XS, a casa não pode começar logo num L ou XL..

É aqui que está a ciência toda.
    Mas não me venham com histórias. Há muito DO que não admite e até fica ofendido, se um técnico tiver a ousadia de lhe dizer que o seu sonho não é adequado ao tamanho da sua carteira.
    Corre o risco de ser logo enxovalhado e perder um projeto.
    O DO vai ao gabinete do lado que lhe faz a maison em L com 350m2 de corredores e sem insinuar nada.
    Para além disso ainda lhe oferece uns 3D todos pipis e um mapa de quantidades que até diz como se faz o traço da massa para assentar bloco.
    Depois vamos para orçementação e os empreiteiros é que são uns ladrões.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira, fatimamac
  7.  # 27

:)
    Acho que temos de voltar aos comentários sobre a planta propriamente dita…
    Mea culpa e desculpas ao user.

Portanto reitero o que disse.
    O que está aí requer um budget generoso (400 000€+)
    Para esse valor merecia mais Arquitectura com A grande e não um paste de espaços…

Sugeria mais estudos e visões para esse terreno.

Abr.
    Boa Sorte.
  8.  # 28

Colocado por: dmanteigasQual e o mal de depois de ter a arquitetura bem afinada pedir 2 ou 3 orcamentos preliminares a quem efetivamente pode fazer o trabalho?
    pouco mais receberá que uma estimativa m2. Um orcamento sem tudo detalhado vale como a estimativa m2, serve de orientação e pronto.
    A estrutura ate lhe podem dar orcamento mais ou menos aproximado, agora o resto… pode ter um soalho de 100€ m2 ou um flutuante de 10€m2, isto para praticamente tudo o resto
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  9.  # 29

Colocado por: marco1por acaso já tive uma experiência em que estava tudo detalhado, todas as parcelas, e foi ver o ridiculo de preços que iam aparecendo em certas parcelas aqui e ali para no fim justificar o numero no fim da pagina.
    não está fácil.

Dessas experiencias, nos últimos 3 anos não me têm faltado. é complicado.
  10.  # 30

Pedro
    vê o ultimo post no topico arquitetura por exemplo aquela casa em olhão, quem será que construi, com que valores, com aquela qualidade ( pelo menos bem aparente), em suma será que para ter aqueles resultados é preciso um orçamento extra extra?
  11.  # 31

Colocado por: gil.alvesAcho que temos de voltar aos comentários sobre a planta propriamente dita…
    Mea culpa e desculpas ao user.

Creio que não eram desejadas dicas sobre a planta, mas sobre a questão do alpendre ser "grande".
    É normal desviarmo-nos da dúvida inicial da discussão. Sendo o orçamento um pormaior na generalidade dos projectos não me parece mal "falarmos" dele. Afinal, de que adianta darmos dicas sobre isto e aquilo e depois se descobre que o orçamento dava para meia casa? Isto acontece mais vezes do que se pensa.

Nunca é demais reiterar os conselhos sobre isso.
    Concordam com este comentário: zedasilva

0.0170 seg. NEW