Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite,
    ja ha muitos anos que sigo este forum para muitas dicas e agora chegou a minha vez de pedir a vossa opiniao acerca do meu futuro projeto.
    Trata-se de uma moradia t4 com anexo e piscina de areia, ainda temos algumas duvidas sobre onde colocar o chuveiro de rua e acerca da pala de 2.90m, será demasiado? queriamos que fosse suficientemente grande para tapar uma mesa e cadeiras mas ao mesmo tempo tenho receio que fique mal uma pala tao grande, pala esta que quando passou dos 2m para 2.9m teve que levar 2 vigas de suporte da mesma, o que acho que tambem estragou um pouco a estética.
    Agradeço desde ja a vossa ajuda!

e029c9c5-1c82-4705-ae4c-cda015d88de9
  2.  # 2

onde é o norte?
  3.  # 3

Boas J.
    Haja arcabouço para tal empreitada e tem aí uma mansão!...
    Quantos m² brutos tem isso?

O triângulo de confecção na cozinha está desapropriado.
    A IS que vai servir aquele "Quarto de hospedes" vai fazer-lhe falta um chuveiro.
    A janela do quarto a seguir ao principal está a abrir do lado errado.
    Prepare uma bela maquia e técnica para redes de água e recirculação para vencer essas dispercidade de peças!...
    Prepare também um rim para esses vãos, portas, climatização, carpintarias, ..., ...
  4.  # 4

Bom dia,

Colocado por: marco1onde é o norte?

Fica atrás do closet da suite

Colocado por: gil.alvesBoas J.
    Haja arcabouço para tal empreitada e tem aí uma mansão!...
    Quantos m² brutos tem isso?

O triângulo de confecção na cozinha está desapropriado.
    A IS que vai servir aquele "Quarto de hospedes" vai fazer-lhe falta um chuveiro.
    A janela do quarto a seguir ao principal está a abrir do lado errado.
    Prepare uma bela maquia e técnica para redes de água e recirculação para vencer essas dispercidade de peças!...
    Prepare também um rim para esses vãos, portas, climatização, carpintarias, ..., ...

Tem a volta de 207m2.
    O triangulo na cozinha diz que está desapropriado por causa do frigorifico estar onde está?
    Aquela IS é só de apoio, aquele quarto tem uma cama na planta mas será escritório.
    Pois sei que não vai ser barato, já temos uma ideia dos valores mas estamos a terminar o projeto da arquitectura para pedir orçamentos finais e depois ver o que conseguimos cortar.

Obrigada!
  5.  # 5

A is de serviço faria o acesso de outra forma.
    O nó da suite e quarto adjacente tb não está muito optimizado. O acesso à suite é terrivel.
      e213_.jpg
  6.  # 6

Colocado por: JsantenicoTem a volta de 207m2.

Brutos? com anexo incluído?
    Colocado por: JsantenicoPois sei que não vai ser barato, já temos uma ideia dos valores mas estamos a terminar o projeto da arquitectura para pedir orçamentos finais e depois ver o que conseguimos cortar.

Vai "acabar" um projecto para depois ir fazer outro?
    Digo porque vai receber orçamentos a olho com base em linhas e 3D mais ou menos volumptuosos!
    Porque orçamento/estimativa a sério não é possível e deveria ser parte integrante do projectado.
  7.  # 7

Colocado por: JsantenicoPois sei que não vai ser barato

Quanto pode gastar nessa casa?
    Qual a zona do pais onde vai contruir?
  8.  # 8

Colocado por: gil.alvesVai "acabar" um projecto para depois ir fazer outro?
    Digo porque vai receber orçamentos a olho com base em linhas e 3D mais ou menos volumptuosos!
    Porque orçamento/estimativa a sério não é possível e deveria ser parte integrante do projectado.

Nao e mais ou menos o modus operandi deste processo? Tinha ideia que sim, pelo menos foi sempre o que me foi transmitido... que com o projeto ai a 70/80% de estar finalizado se manda para orcamentacao e depois se finaliza ou se da uns passos atras.

A mim pelo menos faz-me sentido. Se eu dou ao arquiteto um range entre os 300-350 mil euros, ele faz o projeto, manda para orcamentacao que mais nao e que uma estimativa e 2 ou 3 empreiteiros dizem que com base nos desenhos apenas a casa nao se faz por menos de 400 mil porque X, Y e Z... o que me explicaram e que este processo serve essencialmente para garantir que o projeto nao esta completamente desfasado do orcamento, nao para obter um orcamento 'final'.
    Nao e muito distinto daqueles orcamentos 'chave na mao' que recebi. Basicamente apresentaram-me um projeto, 1 video 3D todo bonito e um valor 'final' com um caderno de encargos relativamente standard mas sem o detalhe de um mapa de quantidades ou projeto de execucao. Algum dia eu acredito que aquilo foi um orcamento 'a serio'? Foi aquilo que os ingleses chamam um 'educated guess' e nestes casos chave na mao, provavelmente com uma margem de lucro estimada na ordem dos 25% que da mais que margem para acomodar alteracoes aqui e acola sem ter que mexer no 'valor final'.
  9.  # 9

Colocado por: dmanteigasNao e mais ou menos o modus operandi deste processo?

Não!
    Qualquer técnico tem obrigação de ter a mínima noção de custos. Quando o Do lhe diz que não pode gastar mais de 250.000, ele tem que começar a fazer estudos para um máximo de 230.000. Contando que pode existir no final um pequeno ajuste.
    O problema é que os DO nunca assumem quanto é que podem gastar e os técnicos também não se preocupam com isso pois podem perder bastantes trabalhos.
    Fazer um orçamento custa dinheiro. Por isso é que vemos orçamentos feitos numa folha A4 ou copy paste muito bonitos de coisas que nem correspondem à obra em causa.
  10.  # 10

humm
    não concordo assim tanto com todas as criticas sinceramente
    acho mais "grave" olhar e ver que será uma casa em que a entrada mais frequente será pela lavandaria.
    a meu ver essa casa devia ser assim:
    onde está o hall devia ser a lavandaria, onde está a zona de sofás devia ser a cozinha, onde está a mesa de refeições devia ser a zona de estar, e onde está a cozinha devia ser a zona de estar e onde está a lavandaria devia ser o hall de entrada.
    quanto á duvida do JSantenico, não vejo problema em ter um alpendre mais profundo a não ser os custos, pilares, vigas laje de cobertura, há quem resolva isso com uma simples pergula.
    quanto ao resto um jeito aqui e ali mas não me parece algo que esteja mesmo muito mal.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  11.  # 11

Olá. Tema mais do que discutido vezes sem conta...
    Logo no primeiro dia, ao elaborar o programa dos espaços e tipologia, é mais ou menos fácil de apontar um range de valores para o tipo de casa pedido... ou vice versa... que tipo de casa se conseguiria fazer com determinado orçamento.
    Depois de explicadas as coisas, não percebo que culpa tem o Arquitecto. Não é a sua função ser paizinho de ninguém.

De pouco adianta dizer que tem X€, mas insitir sempre que quer uma casa que irá custar 2X. Depois de lhe explicar o problema... se o cliente continuar a insistir vai fazer o quê? Desenha a casa que ele quer, ou aquela que cabe naquele orçamento?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cmcosta
  12.  # 12

Aquele primeiro quarto, mesmo de frente à porta de entrada, com a parede e a cama literalmente encostada à sala, vai ser um calvário para quem dormir lá.

As áreas das duas IS de serviço, são completamente desproporcionais face às restantes áreas. Assim que meter os diversos acessórios, baldes, toalheiros, etc, vai ficar tudo ao monte.

O sitio da churrasqueira é miserável, com tanto espaço de jardim, com piscina e anexos, espeta a churrasqueira na zona dos carros.

Para uma casa com piscina + Fire Pit, exigiria muito mais que um conjunto de divisões. Precisa de mais temperos, "sabe a pouco".
  13.  # 13

Para que lado fica o norte?
    Porque é que todos os quartos são tão diferentes?
    Acho uma pena, o segundo maior ter uma vista contra o envidraçado da sala.

A pérgula do estacionamento acho-a muito longe da entrada principal (usada uma vez no ano para o compasso pascal).

O anexo ficava mais barato se fosse colado à casa.

Quanto ao alpendre, depende da orientação solar. Mas acho que corta muita luz aos quartos, cozinha e salas...

É mais um caso duma casa enorme com pequenos espaços.
  14.  # 14

Colocado por: zedasilvaQualquer técnico tem obrigação de ter a mínima noção de custos.

Nao digo que nao.
    Mas ter uma nocao dos custos e os orcamentos sao coisas diferentes. Ate aqui neste forum vemos malta a queixar-se de orcamentos com diferencas na casa dos 70/80 mil euros.
    Eu pessoalmente nao vejo mal nenhum. E sensivelmente o modus operandi da area onde trabalho.

Eu acho que um arquiteto pode fazer um excelente trabalho a projetar uma casa para custar entre os 300 e os 320 mil euros e na fase de orcamento os 3 empreiteiros da zona que constroem terem subido os precos 20% em media vs 6 meses anteriores. Ou pode vir outra vez um 2022 e de repente a malta mete um fator de cagaco substancialmete maior nos orcamentos.

Como disse, nao sendo da area, este passo de mandar para orcamentacao antes de ter o projeto 100% finalizado faz-me todo o sentido do ponto de vista de gestao de projeto. Obviamente que vejo isto mais como uma validacao. Se nesta fase chegam orcamentos que sao 50% superiores ao 'projetado' algo esta mal. Se vierem estes orcamentos estilo 'ballpark' dentro daquele range de valores que o DO queria gastar, e uma confirmacao gratuita que estao no sentido correto.
    Acho que e muito melhor que fechar tudo ao detalhe e depois ter de voltar atras porque afinal nao ha um unico orcamento dentro daquele range.
  15.  # 15

Colocado por: dmanteigasMas ter uma nocao dos custos e os orcamentos sao coisas diferentes. Ate aqui neste forum vemos malta a queixar-se de orcamentos com diferencas na casa dos 70/80 mil euros.
    Eu pessoalmente nao vejo mal nenhum.

Depende. Num orçamento de 200-250mil, isso não é um erro na escolha de materiais, etc... É mesmo do programa, tipologia, etc... E isso não vai lá com "afinações" ou brincadeiras no Excel. O ponto de partida é muito importante. Saber o que se quer, e o que dá para fazer com tal orçamento é essencial logo no ínicio. Até diria, que sem a menor dúvida, a fase do Estudo Prévio é aquela que mais condicionará o custo da obra. Se "nasce torto" logo no "pedido", no "programa preliminar"... está tramado.

A epidemia dos "L" anda por aí sem controlo. Convém parar para pensar por vezes...
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, gil.alves
  16.  # 16

Colocado por: N Miguel OliveiraAté diria, que sem a menor dúvida, a fase do Estudo Prévio é aquela que mais condicionará o custo da obra

É isto que os DO têm que se consciencializar.
    É na fase de estudo prévio que se começa logo a perceber qual o rumo que as coisas podem tomar.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, N Miguel Oliveira
  17.  # 17

Colocado por: zedasilvaÉ isto que os DO têm que se consciencializar.
    É na fase de estudo prévio que se começa logo a perceber qual o rumo que as coisas podem tomar.

Eu acho perfeitamente compreensível que as pessoas (que não percebem nada disto) tenham alguma pressa e ansiedade para meter o processo à Câmara. "Depois vê-se."
    Assim como acho perfeitamente normal que existam ideias contraditórias no projecto... que no ínicio queira branco, e passado uns meses prefira preto... e que pelo meio também gostou de azul às bolinhas. E mais natural me parece que hoje o casal tenha determinada ideia, e que com o passar do tempo e de discutirem entre eles acabem por achar o inverso do que pediram... Tudo isso acho normal.

O que não é tão normal assim, é hoje o orçamento "disponível" ser de 200, e daqui a um ano ser de 350mil. O dinheiro, as condições dos créditos, os salários, etc... não variam tanto assim. Pelo que, seria de todo vantajoso para o próprio Dono de Obra fazer algum "trabalho de casa"... e limar as arestas antes mesmo de decidir o que vai pedir ao Arquitecto. E mais... saber perguntar é uma virtude! Eu não preciso dum Dono de Obra teimoso quando não sabe o que diz. Se não sabe pergunta. Idem para o Arquitecto. Se não sabe o que vai na cabeça do casal, não se meta adivinhar. É perguntar... e é a falar que a gente se entende. É preciso muita troca de informação antes mesmo de desenhar a primeira linha. O Arquitecto não vive como o cliente, não pensa como o cliente, não adivinha as coisas. Se um não pergunta e o outro tampouco comunica nada... não há milagres. É normal que surjam mal-entendidos. O que eu não entendo é donde é que vem a ideia de que a culpa disso é somente do Arquitecto que "desenhou uma casa que não cabe no orçamento".
  18.  # 18

além do que já foi dito...
    se o norte é para o lado direito, faria sentido meter a garagem no lado norte, e a partir daí organizar o resto dos espaços
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  19.  # 19

Colocado por: dmanteigasmandar para orcamentacao

A questão é que “ninguém”, sério, lhe vai dar um Orçamento.
    Vai dar-lhe um valor de mercado quanto muito.
    Porque a mesma área de casa pode com relativa facilidade passar dos 200 aos 300 000€+.

Outra coisa que muita gente não considera quando dá budget ao Projectista é que ele (DO) dá budget com IVA, alpendres e um par de botas. E o projectista não tão poucas vezes entende que o budget é mais IVA e só para a construção.

Da casa, ao que já foi dito, é um projecto caro e “banal”. Desculpas ao DO.
    É muito espaço e pouca Arquitectura. :/
    Precisava de ir de volta para o estirador.
  20.  # 20

Colocado por: N Miguel OliveiraDepende. Num orçamento de 200-250mil, isso não é um erro na escolha de materiais, etc... É mesmo do programa, tipologia, etc...

Ou de orcamentos... quando falei no caso dos 70 mil euros de diferenca, foi a pensar num caso especifico de uma moradia terrea de 140m2 onde o DO recebeu 3 orcamentos. Entre o mais caro e o mais barato existia 70 mil euros de diferenca. 180 vs 250 mil euros 'numeros redondos'. Certamente que existiriam diferencas entre os orcamentos para justificar as diferencas de preco... Mas da mesmo para culpar DO ou arquiteto nestes casos? Muito disto as vezes e conjuntural. Os precos flutuam no mercado, as margens de lucro ajustam-se ao binomio oferta/procura...

Eu continuo sem ver o problema de incluir a orcamentacao como parte do processo de desenvolvimento do projeto. Mesmo na fase de estudo previo como diz. Qual e o mal de depois de ter a arquitetura bem afinada pedir 2 ou 3 orcamentos preliminares a quem efetivamente pode fazer o trabalho? De nada me serve pedir um projeto ao N Miguel que trabalha em Braga e depois ficar chateado consigo porque quando fui pedir orcamentos para a minha moradia no Algarve o orcamento mais barato que recebi era 30% superior ao limite maximo que lhe dei.

0.0254 seg. NEW