Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bem haja.
    Tenho uma moradia em fase final de construção e pretencia pedir o certificado energetico. Todavia , pedem o livro de obra e o construtor simplesmente já não atende chamadas. Pediu-nos o valor de umas despesas extra e assim que o demos, nunca mais ficou contactável e nem acabou a escada interior e outros aspectos contemplados no projecto( ficamos a saber que ficou a dever a algumas pessoas envolvidas na obra). Há alguma forma de contornar a necessidade deste elemento para se conseguir o certificado energetico que é essencial para pedir a licença de habitação na câmara onde vivo.? Não conseguimos de todo falar com ele. Pelo que percebi, há imensas situações assim( construtores que "desaparecem"). Como fazer nestas situações?
  2.  # 2

Colocado por: BorisiBem haja.
    Tenho uma moradia em fase final de construção e pretencia pedir o certificado energetico. Todavia , pedem o livro de obra e o construtor simplesmente já não atende chamadas. Pediu-nos o valor de umas despesas extra e assim que o demos, nunca mais ficou contactável e nem acabou a escada interior e outros aspectos contemplados no projecto( ficamos a saber que ficou a dever a algumas pessoas envolvidas na obra). Há alguma forma de contornar a necessidade deste elemento para se conseguir o certificado energetico que é essencial para pedir a licença de habitação na câmara onde vivo.? Não conseguimos de todo falar com ele. Pelo que percebi, há imensas situações assim( construtores que "desaparecem"). Como fazer nestas situações?

Nem para o certificado energético nem para a licença de utilização necessita de livro de obra.
    Necessita sim de um técnico que assuma a responsabilidade de atestar que a obra cumpre determinados requisitos
    Concordam com este comentário: Pickaxe
  3.  # 3

Colocado por: zedasilvaNecessita sim de um técnico que assuma a responsabilidade de atestar que a obra cumpre determinados requisitos

Pode ser o diretor de obra, mas como esse trabalha para o empreiteiro, esqueça.
    Tem que ser o diretor de fiscalização.
    Concordam com este comentário: zedasilva
  4.  # 4

Colocado por: Pickaxe
    Pode ser o diretor de obra, mas como esse trabalha para o empreiteiro, esqueça.
    Tem que ser o diretor de fiscalização.

Ou outro técnico qualquer contratado pelo dono de obra para assumir uma dessas funções
  5.  # 5

Colocado por: zedasilvaOu outro técnico qualquer contratado pelo dono de obra para assumir uma dessas funções

Mas esse desconhece os materiais e isolamentos que foram aplicados, só se for bem pago.
  6.  # 6

Colocado por: Pickaxe
    Mas esse desconhece os materiais e isolamentos que foram aplicados, só se for bem pago.

O amigo nasceu ontem?
  7.  # 7

Colocado por: zedasilva
    O amigo nasceu ontem?

Não me digas que há gajos a assinar isso!!!
    Concordam com este comentário: zedasilva, rpmmsantos
  8.  # 8

Nós temos a maior parte das fichas tecnicas , apenas não temos das caixilharias que foram entregues ao construtor pela pessoa que colocou as janelas ( o que é, por logica, o percurso normal) .

Nós temos um fiscal contratado por nós que acho que poderia assinar. Ele conchece bem a obra mas , como esta não está 100% terminada por dentro, tenho algum receio de me sair na rifa uma fiscalização no interior e coloca-lo em causa . Ao contrario da pessoa que me fez a casa, somos aqui pessoas correctas ( esse foi , possivelmente, o nosso calcanhar de Aquiles).

É incrivel que aos dias de hoje, estejamos dependentes da má vontade e falta de integridade destes construtores que fazem o que querem . Este arranjou-me despesas de extras que nunca me comunicou que eram extras e "esqueceu-se" de deduzir os trabalhos que fizemos para ele ( até portas tivemos que ir comprar por ele). E o fulano ainda fez chantagem para eu pagar ou, de outra forma , não acabaria a obra. Ficou com parte do dinheiro e não acabou a obra ( pormenores interiores). Desculpem o desabafo!

O livro de obra não deveria estar na obra? Há alguma forma de o fazer apresentar e poder ficar com ele .
    Ouvi falar de tantas historias de construtores que abandonam a obra . E será que ninguem conseguiu resolver a situação?
    Obrigado.
  9.  # 9

Colocado por: BorisiO livro de obra não deveria estar na obra?

Devia, mas mesmo que estivesse na sua posse, teria que ter lá referências aos isolamentos aplicados, e a todos os materiais que interessam para a certificação energética, mas de certeza que não tem nada disso, pelo que é melhor esquecer o livro de obra, até porque agora já não precisa de o entregar na câmara.
    Concordam com este comentário: Borisi
  10.  # 10

Sim, mas preciso para o certificado energetico que é a minha questão.
    Para obter o certificado energetico preciso do livro de obra. ( não precidso dele para a licença de habitação).
    Mas para a licença de habitação, preciso do certificado energetico.
    Parece aquela "pescadinha de rabo na boca".
  11.  # 11

Colocado por: BorisiSim, mas preciso para o certificado energetico que é a minha questão.
    Para obter o certificado energetico preciso do livro de obra. ( não precidso dele para a licença de habitação).
    Mas para a licença de habitação, preciso do certificado energetico.
    Parece aquela "pescadinha de rabo na boca".

Já lhe responderam acima: não precisa obrigatoriamente do livro de obra. Precisa de um técnico credenciado (que você pode contratar) que passe o certificado.
  12.  # 12

Colocado por: BorisiNós temos um fiscal contratado por nós que acho que poderia assinar.

Colocado por: Borisicomo esta não está 100% terminada por dentro

Se ele o fizer estará a prestar falsas declarações. No limite pode ficar sem carteira profissional.

Colocado por: BorisiO livro de obra não deveria estar na obra?

O livro de obra tem obrigatoriamente que estar em obra

Colocado por: BorisiHá alguma forma de o fazer apresentar e poder ficar com ele .

Há, mas se a obra não está terminada isso também não vos serve de nada

Colocado por: BorisiOuvi falar de tantas historias de construtores que abandonam a obra

Infelizmente hoje isso é o pão nosso de cada dia.

Colocado por: BorisiE será que ninguem conseguiu resolver a situação?

Resolver que situação?
    O DO não é refém do empreiteiro, pode resolver sempre tudo. Pode é ter que gastar mais ou menos dinheiro
  13.  # 13

Colocado por: BorisiSim, mas preciso para o certificado energetico que é a minha questão.

Não precisa nada.
    Quem é que lhe disse isso?
    Precisa apenas do termo de um técnico que ateste que a obra está concluída de acordo com os projetos ou que tem esta ou aquela alteração
    Concordam com este comentário: Pickaxe
  14.  # 14

Obrigado a todos. Julgo que a melhor opção é acabar a obra, de acordo com o projecto ( falta apenas a parte de cima da guarda da escada interior) e depois tratarei de falar com um tecnico que me resolva a questão. Felizmente, não há muitas alterações. Assim, não correrei riscos de comprometer ninguem.
  15.  # 15

Colocado por: BorisiObrigado a todos. Julgo que a melhor opção é acabar a obra, de acordo com o projecto ( falta apenas a parte de cima da guarda da escada interior) e depois tratarei de falar com um tecnico que me resolva a questão. Felizmente, não há muitas alterações. Assim, não correrei riscos de comprometer ninguem.

Para o CE só tem que terminar tudo o que for necessário para o CE, não é a falta de uma guarda interior que impede o perito de emitir o CE.
    Para o termo de responsabilidade a entregar na câmara a atestar que a obra está concluída, já é necessário a guarda.
    Mas quem lhe deve explicar o que é que tem que fazer, são os técnicos que vão assinar esses termos.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Borisi

0.0176 seg. NEW