Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      Tio
    • 10 março 2025

# 1

Olá a todos

Entre outras tarefas, estou para iniciar o isolamento térmico interior de uma casa antiga construída em tijolo de burro, sem reboco exterior (tijolo à vista) mas com um reboco fino pelo interior.
    O isolamento vai ser feito pelo interior com lã de rocha com papel kraft e pladur.
    A zona onde a casa está situada é húmida.

A minha dúvida é a seguinte: sei que o tijolo de burro (quando não tem reboco exterior), absorve e liberta muita água. Para garantir que não ganho humidade entre a parede existente e o isolamento, seria boa ideia pintar as paredes interiores com uma tinta impermeabilizante antes de colocar o isolamento?

Obrigado desde já pela ajuda.

Cumprimentos
  1.  # 2

Lavar e sanear a parede em tijolo burro, incluindo juntas e aplicar hidrofugante à base de siloxanos.
    aplicar no perimetro exterior da edificação, pelo interior, de uma solução impermeabilizante. Se conseguir efectuar drenagens perimetrais pelo exterior...
    Mas sem ver o local, sem imagens é complicado ajudar.

Fora outras considerações...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tio
  2.  # 3

Paredes de técnicas mistas são muuuuuuuito chatas de manter saudáveis. Sem dúvida que o tijolo vai ensopar água aos molhos. Impermeabilizar pela face interior parece boa ideia mas teria de ser um trabalho perfeito, qualquer pedacinho que falhe (inclusive parafusos e outras fixações) e lá vem a água. Acho que o Pedro já lhe deu a melhor lista de prioridades, mas pessoalmente encorajava-o a reconsiderar. É bonito deixar o tijolo à vista mas o potencial de comprar uma guerra sem fim é enorme. E deixar a textura do tijolo mas pintar à mesma?

Se decidir deixar o tijolo, repito: Drenagem top dos tops (isto sempre de qualquer modo), juntas bem rebocadas e hidrofugante em tudo.

0.0089 seg. NEW