Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Nós herdamos um apartamento que tinha um antigo inquilino de 25+ anos que finalmente foi embora. O apartamento nunca foi arranjado.
    Sinceramente, o aluguel anterior era de uns míseros 280/mês.

Agora que o inquilino foi embora, estamos fazendo as obras necessárias... mas nada exagerado. O prédio é antigo, mas a localização é ótima - atrás do hospital na área da Penha. Fica no 2º andar sem elevador. Sem garagem mas tem estacionamento na frente.

Sobre as obras...estamos pintando tudo e mudando todas as tomadas e interruptores. Estamos arranjando mas não substituindo as janelas antigas. Os dois quartos não têm roupeiros e não vou instalar nenhum. O piso inteiro é de azulejos brancos, que está em boas condições e não precisa ser substituído. Os azulejos da cozinha são velhos, mas não vamos colocar novos. Vamos apenas instalar novos móveis IKEA (nível básico) para dar um toque moderno. O WC é antigo e decidi trocar os azulejos porque estão muito feios mas a banheira vai ficar. Vou por moveil e toilet novo na WC.

Vejo as rendas desmaseado altos em Faro. O mercado imobiliário está uma loucura agora.

A maioria dos meus primos acha que pedir uma renda de 650 é razoável - com base no salário médio de muitas pessoa.

Mas o meu empreiteiro acha que estou fazendo muito trabalho para pedir 650€/mês e que ele não acha que eu deveria trocar o azulejo do banheiro.

Sou uma pessoa muito razoável e preferiria apoiar o povo português. Mas ao mesmo tempo estou pensando se pedir 650 é muito pouco?

Supondo a descrição acima do imóvel e das obras, o que você acha?
  2.  # 2

Se a ideia é ajudar, pode validar se na junta existe algum programa de reabilitação que ajuda a remodelar a casa em troco de colocar a casa no mercado por uma renda acessível e com isto ainda tem vantagens no IRS
  3.  # 3

Acho pouco, o que faria era um estudo de mercado ver os t2 parecidos na zona de faro qual o valor que estão a pedir e a partir dai eventualmente pedir uns 100 euros a menos...
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, sognim, carlosj39
  4.  # 4

Colocado por: SenhorioLO WC é antigo e decidi trocar os azulejos porque estão muito feios mas a banheira vai ficar.

Se vai trocar os azulejos devia também trocar a canalização.
  5.  # 5

Devo ser mesmo pobre. Uma renda de 650€ acharem que é adequado ao salário médio de uma pessoa...e que ainda estão a ajudar o povo português.

Yup. Sou msm pobre.
    Concordam com este comentário: psergio57
  6.  # 6

Colocado por: TyrandeDevo ser mesmo pobre. Uma renda de 650€ acharem que é adequado ao salário médio de uma pessoa...e que ainda estão a ajudar o povo português.

Yup. Sou msm pobre.

O meu empreteiro diz que se fosse ele pedia renda de 700-800€. Tenho visto T2 de 1.000€ á renda. Mas como não estou colocando janelas novas e acabamentos de alta qualidade, não estou substituindo todos os azulejos, etc... pensei que pedir 1.000 era loucura demasiado.

Tive duas pessoas interessadas indicadas por primos, mas quando mencionei 700, ambos disseram que era muito.
  7.  # 7

Colocado por: SenhorioL

O meu empreteiro diz que se fosse ele pedia renda de 700-800€. Tenho visto T2 de 1.000€ á renda. Mas como não estou colocando janelas novas e acabamentos de alta qualidade, não estou substituindo todos os azulejos, etc... pensei que pedir 1.000 era loucura demasiado.

Tive duas pessoas interessadas indicadas por primos, mas quando mencionei 700, ambos disseram que era muito.

Não faço a minima ideia do mercado de arrendamento em Faro mas Um t2 Antigo com algumas obras, e por experiencia própria

Em Lisboa ronda os 1300
    Em Leiria os 900
    Em Alcobaça os 700
    Em Coimbra uns 900
    Até na Marinha Grande que considero das zonas mais economicas ronda os 650 euros...

Só ja vejo a 650 em vilas e aldeias pequenas ou então fora dos grandes centros nas periferias e aldeias ou casas muito antigas.
  8.  # 8

Também tenho amigo imóbilario que diz que a media das rendas para um T2 na cidade de Faro é 700-800€ para um apartamento velho sem elevador como o meu.

Mas não sou ganancioso e tenho sorte que a renda não é meu salário. Prefiro alugar para o povo português do que para estrangeiros que talvez podem pagar os 700-800€.
  9.  # 9

O Algarve tem uma pressão imobiliária extra só comparável a Lisboa e Porto.

A sua vocação turística retira muita oferta para o mercado de arrendamento tradicional.Daí essa renda ser pouco.
  10.  # 10

Colocado por: larkhe

Não faço a minima ideia do mercado de arrendamento em Faro mas Um t2 Antigo com algumas obras, e por experiencia própria

Em Lisboa ronda os 1300
    Em Leiria os 900
    Em Alcobaça os 700
    Em Coimbra uns 900
    Até na Marinha Grande que considero das zonas mais economicas ronda os 650 euros...

Só ja vejo a 650 em vilas e aldeias pequenas ou então fora dos grandes centros nas periferias e aldeias ou casas muito antigas.

Wow. Mas esses preços -- sem elevador e sem garagem? Sem acabamentos de alto padrão?
  11.  # 11

Faro não tem nada a ver com o resto do Algarve.

Primeiro porque não tem praia (sem ser realmente através de transportes, carro, autocarro ou barco) e segundo porque tem uma universidade.

Pelo que a pressão do turismo, pouco afeta a cidade, ao contrário da universidade, aliás Faro no verão costumava ficar vazio.

Infelizmente a pedir 650€ por um T2 estará a pedir abaixo do normal, para aquilo que é a realidade de Faro, ainda para mais na Penha está perto da universidade e do hospital.

No entanto diria, que também não está a oferecer nada a ninguem, possivelmente se colocar no mercado de arrendamento por mais 100€. Surgirão interessados e que pagam.

Eu diria que não perde nada em falar com uma agência imobiliária e depois dizer lhes que afinal não está interessado nos serviços.
  12.  # 12

Colocado por: diouf_matosFaro não tem nada a ver com o resto do Algarve.

Primeiro porque não tem praia (sem ser realmente através de transportes, carro, autocarro ou barco) e segundo porque tem uma universidade.

Pelo que a pressão do turismo, pouco afeta a cidade, ao contrário da universidade, aliás Faro no verão costumava ficar vazio.

Infelizmente a pedir 650€ por um T2 estará a pedir abaixo do normal, para aquilo que é a realidade de Faro, ainda para mais na Penha está perto da universidade e do hospital.

Eu diria que não perde nada em falar com uma agência imobiliária e depois dizer lhes que afinal não está interessado nos serviços.

Pois sim...falei com amigo imóbilario que diz que a media das rendas para um T2 na cidade de Faro é 700-800€ para um apartamento velho sem elevador como o meu. Mas foi engraçado... ele disse-me que se eu perguntasse 500€ ele teria alguém imediatamente interessado.

Atualmente tenho alguém interessado por 650€ (indicado pelo meu primo). É uma mãe solteira recentemente separada e tem 2 filhos pequenos. Também tenho outra pessoa interessada por 650€ (indicada pelo meu primo). Um jovem casal que vive atualmente com os pais e que disse que 700€ seria um esforço excessivo para eles.

Para sabers, comecei por dizer que iria procurar 700-800... mas a maioria disse-me que era muito alto para eles. Eu tinha dois estrangeiros a oferecer isso.
  13.  # 13

Tenho um apartamento no centro de Loulé - T2 com 110 m2 e garagem box - alugado por 500€. O conselho que lhe dou é alugar pelos 650€ ao tal casal novo com os pais a serem fiadores. E faça um contrato de 5 anos e 1 mês para pagar 15% de IRS.
    Uma mãe sozinha com 2 crianças é um risco elevado e o senhorio não tem que substituir a Segurança Social. E todo o valor que gastar nas obras pode deduzir no IRS desde que tenha as faturas.
    Concordam com este comentário: Iko, Maria Luísa
  14.  # 14

Foi ver RENDA MÁXIMA ADMITIDA PARA O ANO DE 2024 DE ACORDO COM O DISPOSTO NO DECRETO-LEI N.º 90-C/2022, DE 30 DE DEZEMBRO (ORDENADA POR MUNICÍPIO).

Para T2 em Faro é 635€.

Valorizo ​​indicações por família e prefiro alugar a povo português. Pelo que estou a concluir, 650 parece estar mais de acordo com o que o trabalhador médio pode pagar. Além disso, prefiro ter alguém que possa pagar todos os meses e também alguém português e não estrangeiro.

Concordam com este comentário: diouf_matos
  15.  # 15

Colocado por: CarvaiTenho um apartamento no centro de Loulé - T2 com 110 m2 e garagem box - alugado por 500€. O conselho que lhe dou é alugar pelos 650€ ao tal casal novo com os pais a serem fiadores. E faça um contrato de 5 anos e 1 mês para pagar 15% de IRS.
    Uma mãe sozinha com 2 crianças é um risco elevado e o senhorio não tem que substituir a Segurança Social. E todo o valor que gastar nas obras pode deduzir no IRS desde que tenha as faturas.

Muito obrigado pelo seu conselho! A mãe solteira concordou de ter a mãe dela como fiador também. Mas o jovem casal foi o primeiro da fila, mas ainda não apresentou comprovativo de rendimentos e nem vi o apartamento ainda. Considerando que, a mãe solteira fui imediatamente ver o apartamento e forneceu de imediato tudo – comprovativo de rendimentos, declaração de IRS, etc.

A mãe solteira reparou que tem dois gatos. É habitual e legal solicitar depósito adicional para animais de estimação?
  16.  # 16

Colocado por: CarvaiTenho um apartamento no centro de Loulé - T2 com 110 m2 e garagem box - alugado por 500€. O conselho que lhe dou é alugar pelos 650€ ao tal casal novo com os pais a serem fiadores. E faça um contrato de 5 anos e 1 mês para pagar 15% de IRS.

Mais outra coisa - o casal novo só querem um contrato de 1 ano. A mãe solteira quer 5 anos. Pago mais impostos por apenas um contrato de 1 ano, sim? Isso também está a pesar a minha decisão.
  17.  # 17

Alguém tem um exemplo de cláusula para animais de estimação? Qual é o depósito habitual para animais de estimação?
    • Carvai
    • 11 março 2025 editado

# 18

Se alugar por 1 ano paga 26% de taxa autônoma de IRS, de for 5 anos paga 15%. Para quê cobrar uma renda maior só para entregar ao Estado. E se as coisas correrem mal um contrato a 1 ano ou a 5 é igual.
    Quanto aos gatos parece-me que é irrelevante. As crianças ou os cães são piores...
    E se não vive lá perto não é bom andar a trocar de inquilino todos os anos. Por isso eu em Loulé prefiro um inquilino que não incomoda nada e vai pagando.
  18.  # 19

Colocado por: CarvaiSe alugar por 1 ano paga 26% de taxa autônoma de IRS, de for 5 anos paga 15%. Para quê cobrar uma renda maior só para entregar ao Estado. E se as coisas correrem mal um contrato a 1 ano ou a 5 é igual.
    Quanto aos gatos parece-me que é irrelevante. As crianças ou os cães são piores...

Então é melhor solicitar um contrato de 5 anos, sim? Se for só falar de impostos, pago menos por um de 5 anos do que por um de 1 ano.

Quanto aos gatos...estava pensando em pedir um depósito adicional de 100. Isso é razoável e legal?
  19.  # 20

Então é melhor solicitar um contrato de 5 anos, sim? Se for só falar de impostos, pago menos por um de 5 anos do que por um de 1 ano.

Quanto aos gatos...estava pensando em pedir um depósito adicional de 100. Isso é razoável e legal?

Pois também prefiro um inquilino que não incomoda nada e vai pagando. Também não vivo perto.

0.0285 seg. NEW