Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia a todos!

Estou a iniciar a construção duma moradia unifamiliar, o que é uma caixinha de supersas desagradáveis, a nível burocrátrico e financeiro.

Gostava de ouvir a vossa oponinão para o custo médio/metro para a ligação à rede electrica, tendo em conta que:

A rede elctrica na zona é toda por via aérea;
    A distância do ultimo poste de electricidade é de +/- 50 mts;
    Será que esta mesma ligação será efetuada via aérea?;

O dito simuladar da E-redes dá um valor duns 40€ independentemente da distância, potência, etc, posto isto não entendo a função deste simulador...

A 1ª surpresa foi logo a ligação à rede de saneamento\água, que tive de pagar por 25mts, porque os 1ºos 25mts são gratis, o valor de 2000€.
  2.  # 2

Colocado por: TRIPROCBom dia a todos!

Estou a iniciar a construção duma moradia unifamiliar, o que é uma caixinha de supersas desagradáveis, a nível burocrátrico e financeiro.

Gostava de ouvir a vossa oponinão para o custo médio/metro para a ligação à rede electrica, tendo em conta que:

A rede elctrica na zona é toda por via aérea;
    A distância do ultimo poste de electricidade é de +/- 50 mts;
    Será que esta mesma ligação será efetuada via aérea?;

O dito simuladar da E-redes dá um valor duns 40€ independentemente da distância, potência, etc, posto isto não entendo a função deste simulador...

A 1ª surpresa foi logo a ligação à rede de saneamento\água, que tive de pagar por 25mts, porque os 1ºos 25mts são gratis, o valor de 2000€.

Pois. Vá-se habituando. Infelizmente, não há equidade na questão das ligações à rede.

Vou ter que pagar uma pequena furtuna (ainda não sei quanto) para ligar a minha casa ao poste que fica do outro lado da rua (talvez por via subterranea).
    Mas quem tem a sorte de ter um poste junto à casa... paga zeros. É injusto, de facto.

Por isso, no caso da E-Redes, tenho muitas dúvidas que seja apenas esse valor.
    • HFSF
    • 11 março 2025

# 3

Para ter uma referencia, tinha o poste do outro lado da rua e não queria colocar outro para minha casa (nesta zona é uma festa de postes)

Paguei 1200 para me fazerem a ligação subterranea, mais umas taxas da EDP que acho que são esses 40€ acho eu.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: TRIPROC
  3.  # 4

Aqui foram cerca de 1200€ para meterem o cabo desde o poste até ao meu quadro. Foi cerca de 25m subterrâneo. E só não foi mais porque fui eu a abrir a vala para meter o tubo, senão eram mais 1000€.
  4.  # 5

Estou no mesmo processo. 1200€ para 75m de uso partilhado com substituição de 2postes e 600€ para o uso exclusivo de 18m desde o poste até ao meu quadro
  5.  # 6

Colocado por: HFSFPara ter uma referencia, tinha o poste do outro lado da rua e não queria colocar outro para minha casa (nesta zona é uma festa de postes)

Paguei 1200 para me fazerem a ligação subterranea, mais umas taxas da EDP que acho que são esses 40€ acho eu.

Exato. Esses 40€ é só para a E-redes ir lá ligar.
    Falta o custo da empreitada.
    • HFSF
    • 11 março 2025

# 7

São os tais 1200€ que comentei
    Concordam com este comentário: fabsil
  6.  # 8

Colocado por: HFSFSão os tais 1200€ que comentei
    Concordam com este comentário:fabsil

Sim, verdade. Peço desculpa
  7.  # 9

Colocado por: TRIPROCEstou a iniciar a construção duma moradia unifamiliar, o que é uma caixinha de supersas desagradáveis, a nível burocrátrico e financeiro.

Não tem de ser uma caixinha de surpresas, basta ter a noção de como funcionam essas coisas previamente e já se fica informado do que esperar sobre as diferentes burocracias necessárias. Claro, há sempre espaço para variações, mas já não se fica no escuro total.

Relativamente aos valores comentados por aqui, até não acho nada de especial. No meu caso, para uns 15m de vala e uns 20m de cabo + despesas da e-redes, deve andar perto dos 2500€, e tive orçamentos com mais de 1000€ de diferença... e já vi muito pior aqui pelo fórum.

Não digo que seja o caso deste user, mas dá para perceber (não só aqui no fórum, mas fora deste), que existe uma falta de conhecimento generalizada relativamente a muitos "pormenores" que envolvem a construção de uma casa. Normalmente olha-se para um orçamento de construção, e só se fazem contas a esse valor, esquecendo tantas outras coisas necessárias, incluindo derrapagens na própria construção.
  8.  # 10

Deixo o meu caso, se alguem puder esclarecer agradeço.

A minha ligação será direta, pois o poste está colado ao muro técnico onde tenha a caixa de contador, etc, o esquema de ligação será baixar do topo do poste até ao pavimento em linha reta (sensivelmente a altura do poste).

Não será necessária qualquer vala ou ligação subterrânea.

Paguei:
    1 - serviços de ligação baixa tensão: 43,04€ + IVA
    2 - comparticipação nas redes baixa tensão - 338,38€ + IVA

A questão que ainda não consegui perceber é se a ligação efetivamente está já paga nos valores que indiquei, ou se ainda tenho de adjudicar à e-redes ou um empreiteiro qualificado o serviço de ligação?
  9.  # 11

Para além desses valores ainda deverá contratar quem lhe execute o ramal.
    Concordam com este comentário: JoãoEduardoDias
  10.  # 12

Colocado por: rpmmsantosDeixo o meu caso, se alguem puder esclarecer agradeço.

A minha ligação será direta, pois o poste está colado ao muro técnico onde tenha a caixa de contador, etc, o esquema de ligação será baixar do topo do poste até ao pavimento em linha reta (sensivelmente a altura do poste).

Não será necessária qualquer vala ou ligação subterrânea.

Paguei:
    1 - serviços de ligação baixa tensão: 43,04€ + IVA
    2 - comparticipação nas redes baixa tensão - 338,38€ + IVA

A questão que ainda não consegui perceber é se a ligação efetivamente está já paga nos valores que indiquei, ou se ainda tenho de adjudicar à e-redes ou um empreiteiro qualificado o serviço de ligação?

A mim aconteceu o mesmo, só mais tarde percebi que tinha de contratar uma empresa certificada pela e-redes, para fazer a puxada do ramal até ao meu quadro.

Além dos valores iniciais, idênticos aos seus, paguei à tal empresa € 1200. Achei um roubo, mas não tive alternativa…
  11.  # 13

Eu por pedido de obras e definitivo, tudo, foram 1134€
    Não me chateei com nada.

Foram 30m desde o poste à minha caixa sendo que já tinha lá o tubo enterrado, só tiveram de passar o dito cabo
  12.  # 14

Comparando, o meu ao metro ficou bem caro!
    Gastei quase 1000 paus entre as taxas à e-redes e execução do ramal por empresa externa.
    Digo que ficou caro porque a minha caixa do contador está mesmo ao lado da caixa da e-redes...
    Se optasse pela e-redes para fazer o trabalho todo, provavelmente gastaria uns 1500, digo eu.
  13.  # 15

Colocado por: powerPTsendo que já tinha lá o tubo enterrado

Abrir valas no espaço público e enterrar tubos requer licença da câmara municipal, mas já vi por aqui várias pessoas a dizer que abriram a vala.
    Concordam com este comentário: Josam
  14.  # 16

Cuidado com as multas
  15.  # 17

Já agora na zona do Seixal, margem sul, empresas certificados que possam fazer a ligação?
  16.  # 18

bendito ano optei por construir.
      Captura de ecrã 2025-03-11 223440.png
  17.  # 19

Colocado por: Bigmousebendito ano optei por construir.
      Captura de ecrã 2025-03-11 223440.png

Esses 131€ de ramal devem contemplar:
    Abertura e tapamento de vala com reposição de pavimento

Fornecimento e colocação de 15m cabo LSVAV 4x16 com
    respetivas terminações

Custos de processo, seguro e responsabilidade
    técnica
  18.  # 20

Óbvio que não. Foi um trabalho de favor. Que na altura devia ficar por 600€. Basicamente foi cobrado o custo do material: cabo, base fusíveis, fusíveis, cabo entre portilha e contador, Ligadores de derivação de torcada e documentação na eredes.

Vala, tubo, fita de sinalização estavam por minha conta. Estão indicadas na rubrica abaixo.

0.0221 seg. NEW