Iniciar sessão ou registar-se
    • Ara
    • 11 março 2025 editado

# 1

Olá. Gostaria de pedir ajuda/opinião aos membros.
    Estamos em processo de compra de casa, e ontem recebemos o relatório da avaliação do banco. A casa é um T2, está à venda por 180k no distrito de Lisboa, é de 96, em muito bom estado, com uma boa arrecadação. Área bruta de construção 95,2 m2 (inclui a arrecadação), área útil 76,7m2. Em todas as simulações de sites para saber o valor da casa deram entre 180k-200k, com uma média de 2100€/m2. Para nosso espanto e desolação, a avaliação do banco foi 162.700€, o que dá 1700€/m2. Achamos o valor totalmente desadequado à casa e à zona. Estamos a pensar pedir a reapreciação ou até tentar outro banco. Opiniões e recomendações para estes casos? Muito obrigada desde já!
  1.  # 2

Parece-me que estão do lado do vendedor...
    Se são compradores, o banco só está a ser vosso "amigo", usem essa avaliação para negociar o preço do imóvel.
    Tenham em mente que essa avaliação será valida para todos os compradores que recorrem a crédito bancário pelo que o vendedor terá dificuldade em vender por esse preço a outros potenciais compradores, a não ser que façam a aquisição com capitais próprios.
    Concordam com este comentário: fatimamac
  2.  # 3

Era o que ia fizer.

Se a avaliação veio muito abaixo do valor pedido, isso quer dizer que vocês estão provavelmente a fazer um mau negócio.

Tente negociar esse preço para baixo.
    Concordam com este comentário: fatimamac
  3.  # 4

Colocado por: Vítor MagalhãesSe são compradores, o banco só está a ser vosso "amigo", usem essa avaliação para negociar o preço do imóvel.

Se o CPCV já foi assinado, duvido que o vendedor irá querer baixar o preço agora.
    Depois, o banco avaliando por baixo, é menos dinheiro que irá emprestar.
  4.  # 5

Depende das clausulas no CPCV, de qualquer forma uma clausula básica é que se o CH não for favorável o negócio fica sem efeito sem prejuízo para nenhuma das partes...
    Concordam com este comentário: hangas, fatimamac
  5.  # 6

Colocado por: vmontalvao
    Depois, o banco avaliando por baixo, é menos dinheiro que irá emprestar.

E isso é bom pro banco?

Não sabia..
  6.  # 7

Mas algum vendedor que tenha um imóvel com procura, por um valor dentro dos valores praticados na zona, vai baixar o preço porque o banco dos compradores avaliou 10% abaixo do valor de venda?

Estão a brincar certamente.
    Concordam com este comentário: vmontalvao, AlexMontenegro
  7.  # 8

tb podem ter tido azar com o avaliador, às vezes tb acontece.

lembro-me quando fiz o crédito para a construção da casa, que o avaliador foi tão marreta que o valor que deu de avaliação dava 600€ o metro quadrado, bem abaixo do custo de construção e dos orçamentos que tinha para construir. o banco até comentou, que as avaliações daqueles gajos vinha sempre abaixo das dos outros. Sugeriam-me pagar outra avaliação para ver se o preço vinha acima. Como mesmo abaixo a avaliação era suficiente para o valor do crédito que precisava acabei por não avançar com outra avaliação.

passado dois anos mudei o crédito de banco e o valor da avaliação já vinha nos 1000€ o metro quadrado. duvido que em dois anos o mercado tenha valorizado tanto, se calhar foi mesmo azar com a primeira avaliação, que pode ser o que lhe está a acontecer.
  8.  # 9

A avaliação muitas vezes varia de banco para banco, sei de imóveis na ordem dos 280 000 euros com diferenças de 40 000 euros na avaliação
  9.  # 10

Colocado por: jorgferrA avaliação muitas vezes varia de banco para banco, sei de imóveis na ordem dos 280 000 euros com diferenças de 40 000 euros na avaliação

não sei se é assim em todos os bancos, mas na altura explicaram-me que eles tem uma bolsa de avaliadores e que o sistema sortei-a um automaticamente. o que eles podiam fazer era retirar aquele avaliador da lista e voltar a sortear outro avaliador. não sei se era verdade ou não. mas quem faz as avaliações não são os bancos, são empresas independentes que são sub-contradas. pelo que mesmo dentro do mesmo banco pode haver essas diferenças.
  10.  # 11

Não me admira nada que com outra avaliação o valor venha mais alto. No final do ano vendi uns apartamentos novos, exactamente iguais, e as avaliações num foi de 175K e noutro 237K.
    Concordam com este comentário: jorgferr
  11.  # 12

Colocado por: pauloagsantos

não sei se é assim em todos os bancos, mas na altura explicaram-me que eles tem uma bolsa de avaliadores e que o sistema sortei-a um automaticamente. o que eles podiam fazer era retirar aquele avaliador da lista e voltar a sortear outro avaliador. não sei se era verdade ou não. mas quem faz as avaliações não são os bancos, são empresas independentes que são sub-contradas. pelo que mesmo dentro do mesmo banco pode haver essas diferenças.

è mais ou menos isso, fiz Ch ha poucos meses e funciona assim para todos os bancos
  12.  # 13

portanto a Ara pode arriscar numa nova avaliação e se o valor vier mais alto, otimo para si, se vier com valores semelhantes, então se calhar o apartamento não vale mesmo o valor que estão a pedir por ele.
  13.  # 14

Colocado por: Bragas V

E isso é bom pro banco?

Não sabia..

É bom se der mais garantias que o cliente pagará a divida com menor esforço.
    De que vale emprestar mais, se o risco do cliente não pagar, for maior?
  14.  # 15

Na altura que comprei o apartamento, uma arrecadação remodelada de 50m2 mais o apartamento, a avaliação foi inferior ao pedido pelo vendedor. As arrecadações são avaliadas por menos que as varandas, lugares de estacionamento. É uma questão de perceber o quanto esse imóvel tem valor para vós. O unico problema é o comprador nao ter o dinheiro de entrada suficiente. Na altura como dei logo 50% de sinal, não tive qualquer problema. Acho que a avaliação pode ser um alerta, em que realmente é arrecadação e não uma sala num apartamento, mas vai depender do valor e do que gostaram do imóvel. Se o venderem mais tarde o futuro comprador não poderá ter só 10% de entrada, a avaliação vai ser sempre inferior ao preço "real" do imóvel. Aqui o real é o que alguém está disposto a dar pela casa. Nos apartamentos duplex ve se muito isso. 95% o piso superior esta dado como arrecadações e as avaliações sao sempre inferiores ao preço pedido.
  15.  # 16

Também já me aconteceu e quase toda a gente que comprou na minha altura também. No meu caso pedi reavaliação, que neste caso, o banco até suportou os custos e subiu 5000€, mesmo assim abaixo do valor.
    Veem sempre com argumento que está inflacionado, isto e aquilo. O que é certo é que comprei a 170k à 5 anos que diziam que estava caro e ainda este mês foi vendido em 1 semana um apartamento igual ao meu a 290k. Tão rápido meteram a placa de vendesse, como venderam o apartamento.
  16.  # 17

Levei com isto ontem, já foi pra reapreaciação. Até o bacano que foi a casa fazer a avaliação não percebeu pq raio a empresa pra que trabalha tirou praticamente 30mil euros a avaliação que ele fez. Esta "pequena" grande diferença significa meter mais 20K do nosso bolso, pra alem dos ja 20K em cpcv e quase outros 20K na escritura.... uma casa que precisa de obras, um rombo de 20K... a ver se conseguimos algo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Na_mouch
  17.  # 18

Se calhar o Banco até tem uma dose de razão.

Um: ao fazerem avaliações mais baixas pode ser que a loucura da especulação imobiliária baixe um pouco. Pode ser que os proprietários, ao ver que nao conseguem vender as casas por um preço exorbitante porque as pessoas têm de recorrer a créditos (e esses creditos nao estejam a sair porque as casas estao a ser vendidas por um preço mto alto) baixem o preço das mesmas.
    dois: força as pessoas a juntarem dinheiro para darem mais de entrada reduzindo o valor total em dívida (e consequente exposição do banco). Estavamos quase a chegar ao ponto de uns tempos atrás onde dava-se crédito para a casa, para a mobília, para a casota do cão e para um carro novo também, se fosse preciso...
    Concordam com este comentário: Carvai, jorgemlflorencio
  18.  # 19

Os avaliadores por norma perguntam sempre quanto precisam que a avaliação dê.. não sejam 100% honestos , puxem para cima uma % razoável
  19.  # 20

Colocado por: RicardoPortoOs avaliadores por norma perguntam sempre quanto precisam que a avaliação dê..

E quando não perguntam, tem que dizer qual é o valor mínimo que pretendem....alguns são sensíveis a um choradinho.

0.0218 seg. NEW