Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: Vítor Magalhães

👍
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Casa da Horta

Obrigado Vítor, vai simplificar relatar as coisas deste novo ano agrícola :-)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vítor Magalhães
  2.  # 2

Colocado por: Casa da HortaObrigado pelo novo tópico. Vem mesmo a calhar porque já vi a primeira andorinha de 2025! Foi no domingo e, apesar do frio que estamos a passar, é o primeiro ténue sinal da primavera. E quem gosta de cultivar a terra, tem de gostar da primavera!

Pena não ter aqui uma foto bonita para celebrar o acontecimento 🥴
    Concordam com este comentário:Vítor Magalhães

À duas semanas atrás fui passar o fim de semana a Carviçais, num passeio rural pela encosta das minas já se vê muito rosmaninho florido e maias (flor das giestas/codessos). Curiosamente foi um fim de semana que chegou a estar prevista queda de neve, que depois não se materializou.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta
  3.  # 3

É ainda demasiado cedo para flores, o meu avô dizia, " Fevereiro quente traz o mafarrico no ventre "...
    Por aqui já se vêem uma ou outra mimosa a florir...
  4.  # 4

vou começar agora també, comprar as mini "estufas" do lidl com led, que aqui não se apanha sol nenhum
  5.  # 5

Bem, vou dar outra hipótese aos morangos que é uma daquelas coisas que adoro ter e comer :-) Como no ano passado correu bem até que os ratos decidiram escavar por baixo do camalhão, estava a pensar este ano colocar tela anti ervas enterrada funda por baixo do camalhão, de modo a fazer uma espécie de vaso gigante na terra (com a tela por baixo e o plástico perfurado por cima. Embora possam roer a tela, imagino que já será uma desmotivação importante para o fazerem. O que acham?
    Além disso, vou colocar uma armadilha com isco no canto de onde penso que originaram.

Vou agora mesmo dar um salto à feira para ver se compro plantas em molho, porque em tabuleiro custam 35 cts+ IVA cada...
  6.  # 6

Já agora, na zona de Coimbra alguém sabe onde arranjar madeira MUITO barata? pode ser tosca, não interessa.
    Um dos problemas com o meu terreno é ser muito húmido de inverno; não só não cresce nada de inverno como o que já lá estiver definha um bocado... Queria fazer alguns canteiros elevados para várias coisas, mas como sou ambicioso, seriam algo grandes e o custo fica proibitivo. Até pensei em comprar tijolo de 30x20 barato (há-os a 26cts no Leroy), Seria uma alternativa relativamente barata e duradoura. E como à partida ninguém me tira o lote que me foi cedido na horta comunitária, seria um "investimento" a longo prazo. Mas, honestamente, acho que ia ficar muito feio.

Opiniões?
  7.  # 7

Colocado por: pcspinheiroJá agora, na zona de Coimbra alguém sabe onde arranjar madeira MUITO barata? pode ser tosca, não interessa.
    Um dos problemas com o meu terreno é ser muito húmido de inverno; não só não cresce nada de inverno como o que já lá estiver definha um bocado... Queria fazer alguns canteiros elevados para várias coisas, mas como sou ambicioso, seriam algo grandes e o custo fica proibitivo. Até pensei em comprar tijolo de 30x20 barato (há-os a 26cts no Leroy), Seria uma alternativa relativamente barata e duradoura. E como à partida ninguém me tira o lote que me foi cedido na horta comunitária, seria um "investimento" a longo prazo. Mas, honestamente, acho que ia ficar muito feio.

Opiniões?

Se arranjar, também estou interessado. Fiz uma cama elevada no ano passado com a madeira de deck do leroy e mesmo assim, ficou-me algures entre os 50 e os 75 euros. Muito caro considerando que gostava de ter uma meia dúzia delas!
  8.  # 8

CdH, hoje também já ouvi o que acho ser a primeira andorinha, apesar da chuva! Vem mesmo a calhar para o que queria vir dizer a este tópico: estou tão ansioso para quer venha a primavera e as árvores começarem a crescer. Se este ano vir mais árvores a ter o pulo que neste ano que passou, apenas 3 ou 4 tiveram, o quintal vai sofrer uma mudança brutal. Ainda hoje um vizinho passou aqui à porta e deixou umas 6 ou 7 ameixeira para plantar. Como é bom viver na aldeia!

Mas... há que começar a preparar as coisas para o verão e venho aqui pedir-vos umas dicas ou a fiscalização das minhas ideias, conforme prefiram.

Atentem na imagem que anexo a este post: a vermelho, tenho uma linha de distribuição de água. No topo do terreno, é zona de floresta e é irrigada por aspersores por ser impossível estar a passar uma linha individual para cada árvore. Abaixo, ao lado da piscina e imediatamente acima, é a zona de árvores de fruta onde este ano queria abrir uma caldeira para cada árvore e colocar um regador gota-a-gota, como o CdH tem e mostrou no tópico anterior.

Para isso, penso:
    - Abrir uma vala de um lado ao outro (linha vermelha que atravessa o terreno) e meter dois tubos: enterrar um que já lá está com aspersores e que rega a floresta e instalar um para as árvores de fruto);
    - Enterrar um tubo (talvez 16mm) - linhas verde com X - que sobe ao pé do tronco de cada árvore de fruto para colocar um mini-aspersor, que encha a caldeira;
    - Na transição tubo-vermelho-tubo-verde, instalar caixas de rega ao topo, para caso tenha de voltar a encontrar a linha ou fechar. Mas ainda implica enterrar ali quase uma dezena de caixas.

Estarei a pensar e a fazer isto da maneira mais eficiente? Assim, tenho de enterrar várias caixas e uns quantos metros de tubo. A alternativa seria meter as linhas verdes no meio das árvores (portanto apenas uma linha serviria duas linhas de árvores) e enterrar à superfície tubo super fino (que até o faço com uma coisa destas) que depois ligue ao irrigador. Ainda assim, não me safo de ter uma catrefada de rasgos para abrir no quintal!

Opinem, para ver se surge aqui uma maneira mágica que dê menos trabalho! ;)
  9.  # 9

Colocado por: tgferreira

Se arranjar, também estou interessado. Fiz uma cama elevada no ano passado com a madeira de deck do leroy e mesmo assim, ficou-me algures entre os 50 e os 75 euros. Muito caro considerando que gostava de ter uma meia dúzia delas!

O ano passado tive a ideia de ir buscar madeira aos despojos dos carros da queima das fitas (TANTA madeira...), mas estavam dentro de uma cerca improvisada e não achei bem ir "roubar". Em anos anteriores estavam mais acessíveis... Pena. Mas alguém ficou com ela porque eventualmente desapareceu!
  10.  # 10

Colocado por: tgferreiraver se surge aqui uma maneira mágica que dê menos trabalho! ;)

Para mim a maneira de deixar o tubo depende da maneira de tratar da erva. Se vai ter o tal robot então é melhor enterrar mas basta 1 palmo ou menos. Se vai ser à enxada é deixar à superfície para ser fácil desviar e voltar a colocar no sítio.

O que posso também transmitir da minha experiência, é que não há nada melhor que experimentar. Comece da maneira mais simples: tubo de 16 corrido a passar em todas as árvores e com 1 ou 2 gotejador em cada. Esse desenho tem a desvantagem de levar um topo em cada ponta do tubo e isso cria problemas com o calor (saltam e a rega perde a pressão - se estiver enterrado não acontece).

E começar assim básico tem a vantagem de ser mais fácil aferir a quantidade de tubos (circuitos) que precisa para ter os gotejadores com bom débito. Também não gastava, para já, dinheiro em caixas para torneiras. Se precisar fechar água em determinada árvore basta fechar o gotejador.

Ou seja, experimente e vá aferindo. Não há melhor sugestão. Eu não gastava horas a enterrar tubo antes de experimentar com ele à superfície. Para mim, para as árvores, é preferível deixar uma ponta comprida de microtubo (4 ou 6 mm) para poder ir mudando a posição de rega do gotejador. Caso estes não encham a caldeira, claro.
  11.  # 11

Espero que 2025 seja melhor na agricultura que no tópico. Não aparecem os comentários novos assinalados e vai sempre ao primeiro!

Pinheiro, li da intenção de colocar tela enterrada debaixo dos morangos para evitar os ratos... Até fiquei cansado só de ler! Pobres costas!

Não vejo que vá fazer diferença nenhuma com os ratos, sinceramente.
    Camas elevadas tiram espaço utilizável e também não vejo uma vantagem que justifique o trabalho e investimento. Mas pronto, cada qual com a sua opinião. No fundo a gente quer é ver umas hortaliças à maneira 😉
  12.  # 12

Plantei este pessegueiro dia 16 de dezembro do ano passado! Ou gostou muito do sítio ou do cuidado ou ambos, mas deu o primeiro sinal da maravilha de estação primaveril que aí vem! Que alegria!
  13.  # 13

Colocado por: Casa da HortaCamas elevadas tiram espaço utilizável e também não vejo uma vantagem que justifique o trabalho e investimento. Mas pronto, cada qual com a sua opinião. No fundo a gente quer é ver umas hortaliças à maneira 😉

Pois, percebo. Mas o terreno não é como os seu, de inverno é muito humido e drena mal. No verão não é tanto um problema. E não seria para tudo, só paras as coisas que não se dão lá mas que não é certamente por causa do clima.

Mas adiante, hoje vou começar as sementeiras em recipientes e arranjar a terra para os morangueiros que comprei e que ainda não decidi onde vou plantar... Quero rodar os espaços mas onde agora me parece o melhor local para eles tenho a couve nabo da qual ainda não colhi um único espigo... E organizar melhor as culturas, porque o ano passado não considerei o tamanho das plantas e fiquei com coisas a fazer sombra a outras; este ano será do mais pequeno para o maior tendo em conta a orientação do sol.
  14.  # 14

Colocado por: Casa da HortaPlantei este pessegueiro dia 16 de dezembro do ano passado! Ou gostou muito do sítio ou do cuidado ou ambos, mas deu o primeiro sinal da maravilha de estação primaveril que aí vem! Que alegria!
      IMG20250208100127_copy_1722x3060.jpg
      IMG20250208100049_copy_1722x3060.jpg

A ver se nao é demasiado cedo e vem uma geada e....
    Concordam com este comentário: Casa da Horta
  15.  # 15

Ainda sobre estufas..
    Pelo que vi nesta que tem 10 anos sem manutenção alguma o ppl não esteve com grandes sistemas...

Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta
  16.  # 16

O alho e cebola temporã lá vão andando. Devagar devagarinho até o tempo começar a ficar mais quente.

Nem um nem outro estão a criar tanta erva como no ano passado! Só ainda não sei se é bom sinal...
  17.  # 17

Colocado por: pcspinheiro

O ano passado tive a ideia de ir buscar madeira aos despojos dos carros da queima das fitas (TANTA madeira...), mas estavam dentro de uma cerca improvisada e não achei bem ir "roubar". Em anos anteriores estavam mais acessíveis... Pena. Mas alguém ficou com ela porque eventualmente desapareceu!

Estive lá neste Maio (ou lá quando foi) com a mesma intenção. Perguntei a umas pessoas que lá andavam e que me remeteram para os serviços municipais. Ainda liguei para lá mas esta situação, é "terra de ninguém". Conclusão: cheira-me que aquilo é destruído (queimado?) mas é uma grande pena não dar para lá ir buscar.

Colocado por: Casa da Horta
    Para mim a maneira de deixar o tubo depende da maneira de tratar da erva. Se vai ter o tal robot então é melhor enterrar mas basta 1 palmo ou menos. Se vai ser à enxada é deixar à superfície para ser fácil desviar e voltar a colocar no sítio.

O que posso também transmitir da minha experiência, é que não há nada melhor que experimentar. Comece da maneira mais simples: tubo de 16 corrido a passar em todas as árvores e com 1 ou 2 gotejador em cada. Esse desenho tem a desvantagem de levar um topo em cada ponta do tubo e isso cria problemas com o calor (saltam e a rega perde a pressão - se estiver enterrado não acontece).

E começar assim básico tem a vantagem de ser mais fácil aferir a quantidade de tubos (circuitos) que precisa para ter os gotejadores com bom débito. Também não gastava, para já, dinheiro em caixas para torneiras. Se precisar fechar água em determinada árvore basta fechar o gotejador.

Ou seja, experimente e vá aferindo. Não há melhor sugestão. Eu não gastava horas a enterrar tubo antes de experimentar com ele à superfície. Para mim, para as árvores, é preferível deixar uma ponta comprida de microtubo (4 ou 6 mm) para poder ir mudando a posição de rega do gotejador. Caso estes não encham a caldeira, claro.

Pronto, estou convencido em experimentar antes de enterrar o tubo. Vou apenas fazê-lo no que atravessa o terreno já que o meu pai já leva quase a vala aberta para lá da metade do terreno. E realmente, faz sentido não colocar caixas já que cada gotejador é também uma torneira! Nos limites, meto abraçadeiras a segurar os tampões que nunca me rebentaram, desde que bem colocadas. Estava a pensar fazer como o CdH: meter daqueles gotejadores amarelos (com microtubo de 6mm) com o objectivo que encham a caldeira. Se não o fizerem tão rápido, aumento o tempo de rega. Obrigado pelas dicas!

Colocado por: Casa da HortaEspero que 2025 seja melhor na agricultura que no tópico. Não aparecem os comentários novos assinalados e vai sempre ao primeiro!

Pinheiro, li da intenção de colocar tela enterrada debaixo dos morangos para evitar os ratos... Até fiquei cansado só de ler! Pobres costas!

Não vejo que vá fazer diferença nenhuma com os ratos, sinceramente.
    Camas elevadas tiram espaço utilizável e também não vejo uma vantagem que justifique o trabalho e investimento. Mas pronto, cada qual com a sua opinião. No fundo a gente quer é ver umas hortaliças à maneira 😉

Também estou com o mesmo problema no tópico: vai sempre para o primeiro e não há qualquer notificação de actividade. Será que a administração pode tentar perceber o que se passa e corrigir?

Quanto às camas elevadas: no meu caso, servem vários propósitos. O principal é suprimir a falta de jeito no arranjo do terreno, já que é uma área muito menor para nivelar e tratar. A seguir, têm a vantagem de serem mais bonitas à vista e permitirem com alguma facilidade que transforme cada uma delas numa pequena estufa, com a adição de uma tampa. Esta última parte nunca fiz mas está nos planos.

Ontem fui à feira e lá gastei mais uma nota: vieram mais dois medronheiros, um limão doce, uma amora, uma amendoeira (para substituir uma que desconfio que secou) e um pessegueiro paraguaio com o mesmo objectivo. Comprei também cebolas (25 vermelha e 25 da branca) e coentros para plantar. Olhem só que beleza nesta foto abaixo:
    • jg231
    • 18 fevereiro 2025

# 18

quando é que se planta as últimas cebolas? Março?
    • marize
    • 26 fevereiro 2025 editado

# 19

Completamente inadmissível nem ler os vossos comentários e ver as vossas fotos maravilhosas, para aqui passar e exibir a nossa amendoeira.
    Contra todas as previsões e alguns votos internos que a queriam em outro local (para quem se lembra há largos meses atrás, por causa da transformação de uma coelheira em WC tinhamos que mover uma amendoeira adolescente), a amendoeira foi posta na encosta e está a gostar (o ano passado não floriu tanto).

Vamos lá ver se lhe apanhamos mais do que uma amêndoa 😉

DÚVIDA | podo-lhe umas pontinhas só para a estimular? Ou deixo-a em paz este ano? (foi transplantada em Outubro)
  18.  # 20

Por aqui tá tudo lixado , o vento tem sido forte , muito forte ... Chuva todos os fins de semana e se as máquinas não fossem boas não se conseguia fazer mesmo nada ... Felizmente já semeamos batata tornado 25kg calibre médio , e aprotamos terra rasgada com um subsolador ou um riper made on home que levanta 50cm de terra para fazer sumir a água e virar com o arado para ainda fresar para semear outra saca de calibre miúdo também tornado , como o tempo tem estado horrível gastamos o nosso a fazer ferramentas de trabalho , o riper , o temao ou tomao que faz a ligação ao motocultivador , assim como um bico para tirar batata doce , testar tudo e hoje foi para pintar ... Tudo perfeito .
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Marcopom

0.0306 seg. NEW