Colocado por: Vítor Magalhães
👍
Colocado por: Casa da HortaObrigado pelo novo tópico. Vem mesmo a calhar porque já vi a primeira andorinha de 2025! Foi no domingo e, apesar do frio que estamos a passar, é o primeiro ténue sinal da primavera. E quem gosta de cultivar a terra, tem de gostar da primavera!
Pena não ter aqui uma foto bonita para celebrar o acontecimento 🥴
Colocado por: pcspinheiroJá agora, na zona de Coimbra alguém sabe onde arranjar madeira MUITO barata? pode ser tosca, não interessa.
Um dos problemas com o meu terreno é ser muito húmido de inverno; não só não cresce nada de inverno como o que já lá estiver definha um bocado... Queria fazer alguns canteiros elevados para várias coisas, mas como sou ambicioso, seriam algo grandes e o custo fica proibitivo. Até pensei em comprar tijolo de 30x20 barato (há-os a 26cts no Leroy), Seria uma alternativa relativamente barata e duradoura. E como à partida ninguém me tira o lote que me foi cedido na horta comunitária, seria um "investimento" a longo prazo. Mas, honestamente, acho que ia ficar muito feio.
Opiniões?
Colocado por: tgferreira
Se arranjar, também estou interessado. Fiz uma cama elevada no ano passado com a madeira de deck do leroy e mesmo assim, ficou-me algures entre os 50 e os 75 euros. Muito caro considerando que gostava de ter uma meia dúzia delas!
Colocado por: tgferreiraver se surge aqui uma maneira mágica que dê menos trabalho! ;)
Colocado por: Casa da HortaCamas elevadas tiram espaço utilizável e também não vejo uma vantagem que justifique o trabalho e investimento. Mas pronto, cada qual com a sua opinião. No fundo a gente quer é ver umas hortaliças à maneira 😉
Colocado por: Casa da HortaPlantei este pessegueiro dia 16 de dezembro do ano passado! Ou gostou muito do sítio ou do cuidado ou ambos, mas deu o primeiro sinal da maravilha de estação primaveril que aí vem! Que alegria!
Colocado por: pcspinheiro
O ano passado tive a ideia de ir buscar madeira aos despojos dos carros da queima das fitas (TANTA madeira...), mas estavam dentro de uma cerca improvisada e não achei bem ir "roubar". Em anos anteriores estavam mais acessíveis... Pena. Mas alguém ficou com ela porque eventualmente desapareceu!
Colocado por: Casa da Horta
Para mim a maneira de deixar o tubo depende da maneira de tratar da erva. Se vai ter o tal robot então é melhor enterrar mas basta 1 palmo ou menos. Se vai ser à enxada é deixar à superfície para ser fácil desviar e voltar a colocar no sítio.
O que posso também transmitir da minha experiência, é que não há nada melhor que experimentar. Comece da maneira mais simples: tubo de 16 corrido a passar em todas as árvores e com 1 ou 2 gotejador em cada. Esse desenho tem a desvantagem de levar um topo em cada ponta do tubo e isso cria problemas com o calor (saltam e a rega perde a pressão - se estiver enterrado não acontece).
E começar assim básico tem a vantagem de ser mais fácil aferir a quantidade de tubos (circuitos) que precisa para ter os gotejadores com bom débito. Também não gastava, para já, dinheiro em caixas para torneiras. Se precisar fechar água em determinada árvore basta fechar o gotejador.
Ou seja, experimente e vá aferindo. Não há melhor sugestão. Eu não gastava horas a enterrar tubo antes de experimentar com ele à superfície. Para mim, para as árvores, é preferível deixar uma ponta comprida de microtubo (4 ou 6 mm) para poder ir mudando a posição de rega do gotejador. Caso estes não encham a caldeira, claro.
Colocado por: Casa da HortaEspero que 2025 seja melhor na agricultura que no tópico. Não aparecem os comentários novos assinalados e vai sempre ao primeiro!
Pinheiro, li da intenção de colocar tela enterrada debaixo dos morangos para evitar os ratos... Até fiquei cansado só de ler! Pobres costas!
Não vejo que vá fazer diferença nenhuma com os ratos, sinceramente.
Camas elevadas tiram espaço utilizável e também não vejo uma vantagem que justifique o trabalho e investimento. Mas pronto, cada qual com a sua opinião. No fundo a gente quer é ver umas hortaliças à maneira 😉