Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Este ano estou a pensar fazer uma pequena horta, mas como o tempo disponível é pouco, estava a pensar fazer a plantação com tela anti ervas e rega gota a gota e claro, as dúvidas são muitas.

Quando se faz a plantação, o tubo deve ficar por baixo ou por cima da tela?
    Estava a pensar plantar alfaces, couves, tomateiros, pimenteiros, etc, e comprar tubo com gotejadores a cada 35cm, será o ideal para deixar um gotejadaor para cada planta?
    Por fim, para 100m de tubo gotejador 33x33 com 2,1l/h de débito posso deixar tudo na mesma linha sem perder muita pressão?
  2.  # 2

Colocado por: jg231quando é que se planta as últimas cebolas? Março?

Sim, mas espere que o tempo aqueça e a chuva passe. Quanto mais quente estiver o tempo mais rápido desenvolvem, por isso plantar cebolo com este frio ou daqui a um mês, fica pronto no mesma altura. E tem menos 1 mês de erva para tirar.

Colocado por: marizepodo-lhe umas pontinhas só para a estimular?

Não. Já está florida. Para o ano em janeiro.

Colocado por: ghost12o tubo deve ficar por baixo ou por cima da tela?

Por baixo, sempre por baixo se não encharca no plástico e nem rega em condições.

Colocado por: ghost12comprar tubo com gotejadores a cada 35cm, será o ideal para deixar um gotejadaor para cada planta?

Depende da planta. Para alface 35 é muito e para tomate (coração de boi, por exemplo) é pouco. De qualquer maneira, apesar de também gostar de o fazer, não precisa de 1 gotejador para cada pé. As raízes vão buscar a água sem problema. O que faço é ter tubo de 25 cm para algumas coisas (para cebola e alho é fundamental) e usar o de 33 para tudo o resto.

Colocado por: ghost12para 100m de tubo gotejador 33x33 com 2,1l/h de débito posso deixar tudo na mesma linha sem perder muita pressão?

Nunca tive tubo de 35 e muito menos de débito tão baixo (2.1 l/h), por isso a minha experiência pode não se aplicar a 100% a si. No entanto, tudo vai do caudal com que alimenta o tubo. Se for uma torneira da rede pública, assim contas à Libório, diria que é muito tubo e que os últimos gotejadores só vão ter água passados uns minutos e com débito muito inferior. Mas pode ultrapassar este problema se conseguir alimentar o tubo nas duas pontas, o que fará toda a diferença. Mostrei umas fotos no meu tópico da batata recentemente com esta questão, se quiser espreitar #135 https://forumdacasa.com/discussion/98749/7/diario-da-batata/
    Pode ainda comprar tubo autocompensante, um pouco mais mais caro, mas pode valer a pena.

Se a água for de furo/poço convém garantir um filtro nem que seja no programador. Mais alguma ajuda é só dizer. Entretanto é desejar que este tópico resolva o problema para a gente se aperceber a tempo de novos comentários.
  3.  # 3

jg231
    quando é que se planta as últimas cebolas? Março?

Sim, mas espere que o tempo aqueça e a chuva passe. Quanto mais quente estiver o tempo mais rápido desenvolvem, por isso plantar cebolo com este frio ou daqui a um mês, fica pronto no mesma altura. E tem menos 1 mês de erva para tirar.

ghost12

Este ano estou a pensar fazer uma pequena horta, mas como o tempo disponível é pouco, estava a pensar fazer a plantação com tela anti ervas e rega gota a gota e claro, as dúvidas são muitas.

Quando se faz a plantação, o tubo deve ficar por baixo ou por cima da tela?
    Estava a pensar plantar alfaces, couves, tomateiros, pimenteiros, etc, e comprar tubo com gotejadores a cada 35cm, será o ideal para deixar um gotejadaor para cada planta?
    Por fim, para 100m de tubo gotejador 33x33 com 2,1l/h de débito posso deixar tudo na mesma linha sem perder muita pressão?

o tubo deve ficar por baixo ou por cima da tela?
    Por baixo, sempre por baixo se não encharca no plástico e nem rega em condições.

comprar tubo com gotejadores a cada 35cm, será o ideal para deixar um gotejadaor para cada planta?
    Depende da planta. Para alface 35 é muito e para tomate (coração de boi, por exemplo) é pouco. De qualquer maneira, apesar de também gostar de o fazer, não precisa de 1 gotejador para cada pé. As raízes vão buscar a água sem problema. O que faço é ter tubo de 25 cm para algumas coisas (para cebola e alho é fundamental) e usar o de 33 para tudo o resto.

para 100m de tubo gotejador 33x33 com 2,1l/h de débito posso deixar tudo na mesma linha sem perder muita pressão?
    Nunca tive tubo de 35 e muito menos de débito tão baixo (2.1 l/h), por isso a minha experiência pode não se aplicar a 100% a si. No entanto, tudo vai do caudal com que alimenta o tubo. Se for uma torneira da rede pública, assim contas à Libório, diria que é muito tubo e que os últimos gotejadores só vão ter água passados uns minutos e com débito muito inferior. Mas pode ultrapassar este problema se conseguir alimentar o tubo nas duas pontas, o que fará toda a diferença. Mostrei umas fotos no meu tópico da batata recentemente com esta questão, se quiser espreitar #135 https://forumdacasa.com/discussion/98749/7/diario-da-batata/
    Pode ainda comprar tubo autocompensante, um pouco mais mais caro, mas pode valer a pena.

Se a água for de furo/poço convém garantir um filtro nem que seja no programador. Mais alguma ajuda é só dizer. Se mostrar uma foto ou esquema do que pretende podem surgir mais dicas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ghost12
  4.  # 4

Pessoal, criei um novo tópico e migrei algumas mensagens do anterior, a ver se agora o tópico corre com normalidade.
    Deixem feedback sff.
    Obrigado.
  5.  # 5

Colocado por: Vítor MagalhãesPessoal, criei um novo tópico e migrei algumas mensagens do anterior, a ver se agora o tópico corre com normalidade.
    Deixem feedback sff.
    Obrigado.

Está igual. Abre sempre no primeiro comentário...
    Concordam com este comentário: Nostradamus, rafaelisidoro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vítor Magalhães

0.0117 seg. NEW