Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Continuação deste tópico.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta
  2.  # 2

Casa da Horta:

O outro tópico foi fechado, continuo com as dúvidas aqui.

Eu estava a pensar em comprar o tubo 16mm gotejador autocompensante 35cm com os tais 2,1L/h (na loja que vi não tem tubo autocompensante com maior débito), colocar a tela e deixar todas as plantas a esta distância, penso ser a melhor forma para reutilizar a tela e o tubos no ano seguinte. Sugere de outra forma, com gotejadores reguláveis colocados depois da plantação?
  3.  # 3

Colocado por: ghost12com gotejadores reguláveis colocados depois da plantação?

Não, isso não. Demora 30 x mais tempo! A forma como está a planear parece-me bem porque resulta e é mais importante ter a sua própria experiência que estar a sugerir algo diferente. Isto apesar de muito me apetecer aconselhá-lo a esquecer a tela e optar por tubo de 4l/h (as lojas escolhem o que mais vende para ter em stock mas encomendam o que pedirmos). Se quiser que desenvolva as razões é só dizer.

Vai plantar tudo de seguida ou fazer "circuitos" separados para cada cultura? Ou seja, espalha os 100 metros (ou o que for) de tubo, liga à torneira numa ponta e coloca um tampão na outra e depois vai plantado em cada gotejador?
  4.  # 4

Colocado por: Casa da Horta
    Não, isso não. Demora 30 x mais tempo! A forma como está a planear parece-me bem porque resulta e é mais importante ter a sua própria experiência que estar a sugerir algo diferente. Isto apesar de muito me apetecer aconselhá-lo a esquecer a tela e optar por tubo de 4l/h (as lojas escolhem o que mais vende para ter em stock mas encomendam o que pedirmos). Se quiser que desenvolva as razões é só dizer.

Vai plantar tudo de seguida ou fazer "circuitos" separados para cada cultura? Ou seja, espalha os 100 metros (ou o que for) de tubo, liga à torneira numa ponta e coloca um tampão na outra e depois vai plantado em cada gotejador?

Pode desenvolver um pouco? Na loja que vi tem este tubo de 4L/h mas não é autocompensado, possivelmente com linhas de 18m sem desnível não fará muita diferença: https://hilarioalves.com/pt/tubo-de-rega-gota-a-gota-c-gotejadores-hagro-fence-33x33cm-4l-h-100mt/p-22015?cat=6747

O espaço vai ter 6x18m, estou a pensar deixar o tubo principal de 32mm num topo e ter linhas de gotejadores de 18m, imagino umas 9 ou 10 linhas. Talvez deixe dividido em 3 sectores.
  5.  # 5

Sim, em linhas de 18 metros não vejo que faça diferença. Esse preço do link é muito bom. O esquema do tubo principal com vários derivações é o habitual e funciona bem. Sugiro que coloque uma torneira no início de cada linha de 16 mm. Há até torneiras com um lado em 1/2 pol macho e ligação de 16 mm no outro. Pode ligar diretamente à tomada de carga do tubo de 32, se for isso que está a planear. Fica com um ar mais pro. Eu que faço tudo à pressa, corro tudo a tubo de 16.

Tela. Tem de preparar a terra, fazer um camalhão, passar o tubo, abrir uma vala de cada lado para enterrar a ponta do plástico. Depois andar com tesoura a abrir um buraco em cada gotejador e então depois plantar o pé. Demora muito mais tempo. Cria menos erva, é verdade, mas junto ao pé da planta vai ter na mesma. Depois para arrancar um tomateiro, por exemplo, rasga o plástico porque as raizes são muito maiores. Isto sou eu que detesto plásticos na minha terra. Só usei uma vez nos morangos e jurei para nunca mais.

Tubo. Ter o dobro do débito permite regar a mesma quantidade em metade do tempo. Se usar uma bomba elétrica para alimentar o circuito, já está a poupar energia. Depois, os orifícios dos gotejadores de 2,1 l/h são mais pequenos o que facilita o entupimento. Eu uso o mesmo tubo há 4 anos, água de poço, e não tenho um único gotejador obstruído. Não sei se seria possível com outro tubo que não o de 4 l/h.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ghost12
      Screenshot_2025-03-11-22-45-54-82_40deb401b9ffe8e1df2f1cc5ba480b12.jpg
  6.  # 6

No outono passado durante uma caminhada encontrei uma pereira com dezenas de pequenas pereiras a brotar das raizes espalhadas por uma area considerável. Arranquei uma dessas pequenas pereiras e transplantei-a no quintal. As poucas folhas que tinha acabaram todas por cair e considerei que a pequena árvore não iria pegar.
    Ontem, numa visita à terra fui dar uma vista de olhos e fiquei surpreendido com a resiliência da pequena árvore 🙂
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta, tgferreira, Nostradamus
      Screenshot_2025-03-17-09-48-30-131_com.facebook.orca-edit.jpg
  7.  # 7

Colocado por: Vítor MagalhãesArranquei uma dessas pequenas pereiras e transplantei-a no quintal.

Quem saiba que não surja dai uma nova variedade com potencial de comércio.

Acho estranho já ter essas folhas todas. As minhas árvores de folha caduca estão todas ainda "dormentes", principalmente as ameixoeiras rainha Cláudia, macieiras e pereiras. Nem flor nem folhas ainda.

Tenho somente os damasqueiros e pessegueiros com flor, e folhas nas amendoeiras (terceiro ano sem flor).
  8.  # 8

Colocado por: Vítor MagalhãesNo outono passado durante uma caminhada encontrei uma pereira com dezenas de pequenas pereiras a brotar das raizes espalhadas por uma area considerável. Arranquei uma dessas pequenas pereiras e transplantei-a no quintal. As poucas folhas que tinha acabaram todas por cair e considerei que a pequena árvore não iria pegar.
    Ontem, numa visita à terra fui dar uma vista de olhos e fiquei surpreendido com a resiliência da pequena árvore 🙂
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Casa da Horta
      Screenshot_2025-03-17-09-48-30-131_com.facebook.orca-edit.jpg

São bravos , nunca se sabe o que podem dar , ou não dar nada se pretende pêras de noa qualidade a melhor solução é enxertar isso.
  9.  # 9

Sim, vai ter que ser enxertada quase de certeza.
    Eu conheço bem a "mãe". É uma pereira que dá umas pêras grandes e muito saborosas. A maioria são alimento de abelhas, vespas e muitos pássaros.

Estive lá no início de março e não lhe vi folhas, ontem fiquei surpreendido.
  10.  # 10

Colocado por: Nostradamus

Quem saiba que não surja dai uma nova variedade com potencial de comércio.

Acho estranho já ter essas folhas todas. As minhas árvores de folha caduca estãotodasainda "dormentes", principalmente as ameixoeiras rainha Cláudia, macieiras e pereiras. Nem flor nem folhas ainda.

Tenho somente os damasqueiros e pessegueiros com flor, e folhas nas amendoeiras (terceiro ano sem flor).

A zona é Carviçais, tem um clima muito próprio.
    Em todo o caso, as videiras por lá despertam mais tarde do que aqui por Lousada, mas em comparação as uvas amadurecem mais cedo.
  11.  # 11

Bem, apesar do tempo instável, já me cheira a primavera! os tomateiros já vão com perto de 1 palmo de altura e em breve têm que ir para a terra! Queria ver se aguentava até meados de Abril, caso contrário tenho que arranjar garrafões de águra para mini-estufas individuais.

No sábado aproveitei a tarde de sol para plantar os morangueiros. O plástico nunca me fica tão bonito e esticado como quero :-((.

Estou mortinho pelas tardes mais longos (mudança da hora) para adiantar terreno para plantações e sementeiras!
      morangueiros.jpg
  12.  # 12

Parabéns Pinheiro, tem aí uma bela plantação de morangos! A ver se este ano os ratos deixam as raízes em paz 🤞
    Esticado ou enrugado dá na mesma!
  13.  # 13

Ora, eu tinha prometido umas fotos da estufa de um amigo quando lá fosse. Só lá fui este fim-de-semana mas aqui ficam. Está toda feita à mão e o detalhe da fixação do plástico à estrutura utilizando tubo de rega, parece-me uma boa ideia! Utiliza ferro e madeira para a estrutura.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta, NTORION
      WhatsApp Image 2025-03-17 at 12.46.54 PM(4).jpeg
      WhatsApp Image 2025-03-17 at 12.46.54 PM(3).jpeg
      WhatsApp Image 2025-03-17 at 12.46.54 PM(2).jpeg
  14.  # 14

E aqui fica também a estufa que foi montada ontem, comprada no site sugerido pelo CdH (creio!).

Ainda falta melhorar umas coisas em termos de fixação, luz no interior e rega mas a parte maior do trabalho, já está!
    Concordam com este comentário: Casa da Horta, Marcopom
      WhatsApp Image 2025-03-17 at 12.46.34 PM.jpeg
  15.  # 15

Colocado por: tgferreiraE aqui fica também a estufa que foi montada ontem, comprada no site sugerido pelo CdH (creio!).

Ainda falta melhorar umas coisas em termos de fixação, luz no interior e rega mas a parte maior do trabalho, já está!
      WhatsApp Image 2025-03-17 at 12.46.34 PM.jpeg

Enterre bem o plástico e tire essas espias aos blocos, se vier vento isso rasga facil.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tgferreira
  16.  # 16

Está bem pensado o pormenor de usar tubo de rega como anilhas dos parafusos. Obrigado pelas fotos Ferreira. À partida irei optar por uma estufa toda nova, o que poupava em fazer eu não justifica o trabalho e o tempo que ía gastar.

A sua está impecável 👌
    Se tiver a fralda bem enterrada (como dá ideia de estar) não precisa desses fios.
  17.  # 17

Colocar uma proteção onde os parafusos tocam no plástico e rezar.
  18.  # 18

😎

Um abraço aos Pais do nosso cantinho 😉
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ClioII, Vítor Magalhães, ghost12, rjmpires, lmcaet, Dacepa, carlota74
      IMG_20250319_182859_copy_2296x4080.jpg
  19.  # 19

Muito bom Casa, muito bom!
  20.  # 20

Feliz dia do pai 😁
      Screenshot_20250319_213304_Gallery.jpg

0.0247 seg. NEW