Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 261

Colocado por: RcrdPrnt.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:rjmpires
      20250524_202754.jpg

Por acaso também fiquei com vontade de adaptar um ancinho no mesmo cabo do arrancador de ervas, escusava de andar pra frente e pra trás a trocar a ferramenta.
  2.  # 262

Hoje para quem sabe é dia especial em são Miguel , festa do Sr Santo Cristo , 2ªfesta religiosa maior de Portugal ( todo ) , tem sido uma semana péssima para agricultura espacialmente para quem tem batatas , um tempo húmido com sol forte e chuviscos levou a destruição de batatas mais vulneráveis em dias ... Amanhã mostro uma como ficou quando for sulfatar a minha , entretanto com este tempo a minha mais velha ficou toda melada e de hoje em diante só ia melhor e apodrecer na terra caso não a tirasse , para meu espanto começamos com chuviscos tolos , terra molhada e barata para fora fosse o que Deus quisesse , cheguei a pedir ao Sr Santo Cristo dos Milagres que parasse a chuva e ajudasse a secar a batata , acabamos pelas 11hde a tirar e ficou a secar contra toda a metrologia o tempo só iria piorar a partir de meia tarde , mas quis Deus que até recolher a última batata não caiu nada mais que sol com fartura , apanhamos um escaldão , a batata secou toda e ainda tivemos que esperar arrefecer para fechar a garagem , foram só 25kg de semente , semeada com mais espaço que o habitual entre elas 60x40, 45 as vezes mas o resultado não poderia ser melhor ,não sei se vão acreditar mas andou na casa dos 500kg grada e limpa , mais 120 dos quais mida para assar e gradas furadas da lesma ( uma novidade para mim a ter atenção futura , não havias roscas só lesmas ) que vão servir para usar primeiro , deixo aqui umas fotos para verem ...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta, NTORION
      IMG_20250524_110555_jEV3PfeI2a.jpeg
      IMG_20250524_110546_FXZWeLFv9D.jpeg
      IMG_20250524_095019_4xmZVKQ12X.jpeg
      IMG_20250524_184141_9pO01t3a4w.jpeg
      IMG_20250524_184153_d88R7Nuq5p.jpeg
  3.  # 263

Isso é um rendimento extraordinário! Tenho 1 lote, também com 25 kg de semente, que se me desse 100 de batata vendável já ficava contente 😊

É a Tornado?
  4.  # 264

Colocado por: Casa da HortaIsso é um rendimento extraordinário! Tenho 1 lote, também com 25 kg de semente, que se me desse 100 de batata vendável já ficava contente 😊

É a Tornado?
    vai dar mais de certeza , é a Tornado nos dois lotes , a mais nova sentir-se com o tempo mas sobrevive ... A que tirei ontem foi semeada no dia de carnaval a 3 de Março , gosto muito desta variedade e já aprendi que se dá melhor em intervalos maiores entre ela e mais matéria orgânica ... Agora vou ter é que vender mesmo qualquer coisa porque estava a contar com uns 300kg 350 e veio o dobro , lá vou eu para a ribeira vender batata , ontem já andou uns 100kg de oferta para quem também me dá muita coisa ... Mas penso que ainda vou vender alguma para pagar as sementes e os sulfatos no mínimo , pagar a nova alfaia ( ferro) porque é construída por nós e já deve dar para arrumar o que ainda falTa tirar daqui 1 mês +-
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta
  5.  # 265

A como vende a batata? Ainda faltavam quase 2 semanas para os 3 meses e não se notam esfoladelas, bem bom. Gostava mesmo de experimentar essa variedade! Vou ao Funchal no início de julho, acha que ainda encontro à venda?

Sobre o pulgão. A macieira que a minha mulher lavou na semana passada está bastante melhor. E lavar é mesmo lavar, com balde e esfregão, incluindo mergulhar os ramos e as folhas na mistura que, disse-me hoje, tinha água com sabão da loiça mais o sabão de potássio e o óleo de neem. Eu não tenho a mesma paciência e foi tudo a pulverizador, de manhã pela fresca. 15 ml de sabão de potássio e 5 de óleo para 1 litro de água.

Um dos melhores sinais do sucesso da lavagem da semana passada, é o desaparecimento das formigas 👌
      IMG20250525075137_copy_4039x1821.jpg
      IMG20250525081335_copy_1821x4039.jpg
      IMG20250525081313_copy_1821x4039.jpg
  6.  # 266

Colocado por: Casa da HortaA como vende a batata? Ainda faltavam quase 2 semanas para os 3 meses e não se notam esfoladelas, bem bom. Gostava mesmo de experimentar essa variedade! Vou ao Funchal no início de julho, acha que ainda encontro à venda?
    eu não vendo batata , deixei de vender faz muito tempo porque não há quem compre com o cuidado de valorizar o que se faz para se ter batata de qualidade ... Por cá a batata está a 1 € o kg cheia de salitres e cheia de venenos , não estou para competir com ninguém e só vou vender a amigos e pouca coisa, se calhar fico com metade para já e vendo o resto só para ter lugar para a próxima colheita ... Normalmente a Tornado dura até 5 meses na caixa para grelhar , agora é que estão a brotar as que tirei em dezembro e hoje fui experimentar uma alfaia nova em testes ainda com bons resultados para talvez na próxima semana aproveite o resto da batata de dezembro para semear , vou só adiantar o brolho com calor ... Na Madeira não sei se há Tornado mas se for a uma Agriloja arranja isso mesmo por aí , eu compro as minhas lá !
  7.  # 267

Colocado por: rafaelisidoroeu não vendo batata , deixei de vender faz muito tempo porque não há quem compre com o cuidado de valorizar o que se faz para se ter batata de qualidade ... Por cá a batata está a 1 € o kg cheia de salitres e cheia de venenos , não estou para competir com ninguém e só vou vender a amigos e pouca coisa, se calhar fico com metade para já e vendo o resto só para ter lugar para a próxima colheita ... Normalmente a Tornado dura até 5 meses na caixa para grelhar , agora é que estão a brotar as que tirei em dezembro e hoje fui experimentar uma alfaia nova em testes ainda com bons resultados para talvez na próxima semana aproveite o resto da batata de dezembro para semear , vou só adiantar o brolho com calor ... Na Madeira não sei se há Tornado mas se for a uma Agriloja arranja isso mesmo por aí , eu compro as minhas lá !

O mesmo por aqui. No ano passado ainda deixei uns sacos à venda na loja a uns míseros 65 cts/kg. Depois via a minha batata à venda ao lado da dos outros produtores caseiros e só pensava na erva que arranquei e no herbicida que as outras levaram para não andarem de costas dobradas. Não, nunca mais. Prefiro dar uns sacos ao donos da loja para manter boas relações e para agradecer a castanha e noz que me dão na altura delas. Vendo só aqui para o trabalho porque agradecem que partilhe com eles batata livre de venenos. Se a qualidade for boa (sabor e sem sinais de apodrecimento) já a vendo a 2€/kg, caso contrário ofereço.

Já pesquisei bastante a Tornado e não parece ser fácil por cá. Também já é tarde, é um facto. Por isso perguntei se nas ilhas ainda poderia haver, dado tratar-se de clima diferente. O Rafael compra na Agriloja de São Miguel?

edit: já consegui falar com a Agriloja do Funchal e só tem Ágria. Cá nem vale a pena perguntar porque, mesmo que ainda haja, já não está em condições de ir para a terra. Fica para o ano.
  8.  # 268

Colocado por: Casa da HortaJá pesquisei bastante a Tornado e não parece ser fácil por cá. Também já é tarde, é um facto. Por isso perguntei se nas ilhas ainda poderia haver, dado tratar-se de clima diferente. O Rafael compra na Agriloja de São Miguel?
    sim compro cá mas também só vem por encomenda ou nas épocas certas , normalmente vem 2x por ano , compreiuma em Setembro e outra em Fevereiro , agora não há semente , mas na altura certa no mínimo se encomendar lá eles mandam vir .
  9.  # 269

Já tenho o coração de boi a bater na primeira travessa. Vai bem encaminhado. Os sinais de míldio desapareceram com a retirada das folhas doentes e com a calda bordalesa. Até o amigo manjericão se safou, sozinho, da doença (cheguei a ver folhas com o fungo, algo que nunca tinha presenciado e nem imaginava que pudesse acontecer).

Fico com a sensação que o cortei demais, não vos parece?
      IMG20250524080944.jpg
      IMG20250524080856.jpg
      IMG20250524081031.jpg
  10.  # 270

Andei também a atar o redondo/rasteiro/maça (acho que tem estes nomes todos). Está bonito e espero que não se importe muito de levar com uns salpicos de água da banheira!

Tenho ainda o cherry que plantei mais tarde por falta de tempo. Está pequeno e meio ranhoso mas com o tempo a coisa vai. Aquilo dá sempre. Já tem tutores e levou o primeiro desbaste e atadela, mas não não tenho foto.
      IMG20250525092639.jpg
      IMG20250525092608.jpg
  11.  # 271

Colocado por: Casa da HortaUm dos melhores sinais do sucesso da lavagem da semana passada, é o desaparecimento das formigas

Para fazer desaparecer as formigas das árvores, coloco uma especie funil no tronco das mesmas (não sei se me faço enteneder), feito em folha de aluminio, deixando um espaço de 2 a 3cm entre as bordas do funil e o tronco da arvore. E ato a parte de baixo do funil ao tronco. Dentro do funil coloco pó para as formigas.

As que estão na arvore não conseguem descer e morrem, as de baixo não conseguem subir e assim não "motivam" o piolho a produzir a seiva que elas adoram.

Uma pulverização de Decis, e está feito.

A ver se não me esqueço de colocar aqui uma foto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AlexMontenegro, tgferreira, lmcaet, jg231

0.0554 seg. NEW