Colocado por: RcrdPrnt.
Colocado por: Casa da HortaIsso é um rendimento extraordinário! Tenho 1 lote, também com 25 kg de semente, que se me desse 100 de batata vendável já ficava contente 😊vai dar mais de certeza , é a Tornado nos dois lotes , a mais nova sentir-se com o tempo mas sobrevive ... A que tirei ontem foi semeada no dia de carnaval a 3 de Março , gosto muito desta variedade e já aprendi que se dá melhor em intervalos maiores entre ela e mais matéria orgânica ... Agora vou ter é que vender mesmo qualquer coisa porque estava a contar com uns 300kg 350 e veio o dobro , lá vou eu para a ribeira vender batata , ontem já andou uns 100kg de oferta para quem também me dá muita coisa ... Mas penso que ainda vou vender alguma para pagar as sementes e os sulfatos no mínimo , pagar a nova alfaia ( ferro) porque é construída por nós e já deve dar para arrumar o que ainda falTa tirar daqui 1 mês +-
É a Tornado?
Colocado por: Casa da HortaA como vende a batata? Ainda faltavam quase 2 semanas para os 3 meses e não se notam esfoladelas, bem bom. Gostava mesmo de experimentar essa variedade! Vou ao Funchal no início de julho, acha que ainda encontro à venda?eu não vendo batata , deixei de vender faz muito tempo porque não há quem compre com o cuidado de valorizar o que se faz para se ter batata de qualidade ... Por cá a batata está a 1 € o kg cheia de salitres e cheia de venenos , não estou para competir com ninguém e só vou vender a amigos e pouca coisa, se calhar fico com metade para já e vendo o resto só para ter lugar para a próxima colheita ... Normalmente a Tornado dura até 5 meses na caixa para grelhar , agora é que estão a brotar as que tirei em dezembro e hoje fui experimentar uma alfaia nova em testes ainda com bons resultados para talvez na próxima semana aproveite o resto da batata de dezembro para semear , vou só adiantar o brolho com calor ... Na Madeira não sei se há Tornado mas se for a uma Agriloja arranja isso mesmo por aí , eu compro as minhas lá !
Colocado por: rafaelisidoroeu não vendo batata , deixei de vender faz muito tempo porque não há quem compre com o cuidado de valorizar o que se faz para se ter batata de qualidade ... Por cá a batata está a 1 € o kg cheia de salitres e cheia de venenos , não estou para competir com ninguém e só vou vender a amigos e pouca coisa, se calhar fico com metade para já e vendo o resto só para ter lugar para a próxima colheita ... Normalmente a Tornado dura até 5 meses na caixa para grelhar , agora é que estão a brotar as que tirei em dezembro e hoje fui experimentar uma alfaia nova em testes ainda com bons resultados para talvez na próxima semana aproveite o resto da batata de dezembro para semear , vou só adiantar o brolho com calor ... Na Madeira não sei se há Tornado mas se for a uma Agriloja arranja isso mesmo por aí , eu compro as minhas lá !
Colocado por: Casa da HortaJá pesquisei bastante a Tornado e não parece ser fácil por cá. Também já é tarde, é um facto. Por isso perguntei se nas ilhas ainda poderia haver, dado tratar-se de clima diferente. O Rafael compra na Agriloja de São Miguel?sim compro cá mas também só vem por encomenda ou nas épocas certas , normalmente vem 2x por ano , compreiuma em Setembro e outra em Fevereiro , agora não há semente , mas na altura certa no mínimo se encomendar lá eles mandam vir .
Colocado por: Casa da HortaUm dos melhores sinais do sucesso da lavagem da semana passada, é o desaparecimento das formigas
Colocado por: barreira
Para fazer desaparecer as formigas das árvores, coloco uma especie funil no tronco das mesmas (não sei se me faço enteneder), feito em folha de aluminio, deixando um espaço de 2 a 3cm entre as bordas do funil e o tronco da arvore. E ato a parte de baixo do funil ao tronco. Dentro do funil coloco pó para as formigas.
As que estão na arvore não conseguem descer e morrem, as de baixo não conseguem subir e assim não "motivam" o piolho a produzir a seiva que elas adoram.
Uma pulverização de Decis, e está feito.
A ver se não me esqueço de colocar aqui uma foto.
Colocado por: jg231alguém sabe uma maneira eficiente de lidar com bastantes pulgões nas macieiras?
Colocado por: luisrds
As formigas vão para as árvores porque se alimentam da caca dos pulgões.
Colocado por: Casa da HortaAndei também a atar o redondo/rasteiro/maça (acho que tem estes nomes todos). Está bonito e espero que não se importe muito de levar com uns salpicos de água da banheira!
Tenho ainda o cherry que plantei mais tarde por falta de tempo. Está pequeno e meio ranhoso mas com o tempo a coisa vai. Aquilo dá sempre. Já tem tutores e levou o primeiro desbaste e atadela, mas não não tenho foto.