Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 281

Quando descobrir algo eficaz para as toupeiras, partilhe...
  2.  # 282

Colocado por: MarcopomQuando descobrir algo eficaz para as toupeiras, partilhe...

Já experimentei pastilhas próprias, acendalhas, granulados, e não sei que mais, e o melhor método continua a ser este:
      th(1).png
  3.  # 283

Tenho lá dois desses que a minha mãe me deu. Vou tentar colocar no caminho delas...
  4.  # 284

Colocado por: luisrds

Como já tem pés de tomate tão grossos? Os meus é 1/4 desses. plantados alguns em final de março.

O Ribatejo é zona de tomate e este ano estão a desenvolver bem. Plantei a 11 de abril, correu bem, mas também já tive anos de os perder todos.

Não uso adubos no tomate. Experimentei 1 ano e não quero mais. Cresce muito a rama e o tomate perde sabor. É cultura que se deve deixar amadurecer no seu tempo. Só bordalesa no início para prevenir míldio e leite+bicarbonato já com o fruto maduro, que é muito eficaz na podridão apical.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Marcopom
  5.  # 285

Colocado por: Casa da Horta
    O Ribatejo é zona de tomate e este ano estão a desenvolver bem. Plantei a 11 de abril, correu bem, mas também já tive anos de os perder todos.

Não uso adubos no tomate. Experimentei 1 ano e não quero mais. Cresce muito a rama e o tomate perde sabor. É cultura que se deve deixar amadurecer no seu tempo. Só bordalesa no início para prevenir míldio e leite+bicarbonato já com o fruto maduro, que é muito eficaz na podridão apical.

eu já tenho tomates e sou do norte 😅

embora só os cereja e outra espécie que nunca plantei antes é que se estão a dar bem

os coração-de-boi ainda não vi nenhum, já mandei 3 para o lixo, e tenho mais 4 ou 5 que não tenho cuidado muito, não sei se algum deles será coração-de-boi
  6.  # 286

Colocado por: Casa da Hortaleite+bicarbonato já com o fruto maduro, que é muito eficaz na podridão apical.

A podridão apical é tipicamente falta de cálcio. Já tive esse problema nos meus tempo de agricultor de varanda e um "adubo" de cálcio preveniu no fruto seguinte.
  7.  # 287

Não me falta tomateiros mas vieram fora do tempo devido ao tempo... Actualmente tá tudo apanhando míldio com os tempos que decorrem , color chuva eu cheio de batata e vai vir muito mais 🤔 , estou lixado 😂
  8.  # 288

Colocado por: pcspinheiro

A podridão apical é tipicamente falta de cálcio. Já tive esse problema nos meus tempo de agricultor de varanda e um "adubo" de cálcio preveniu no fruto seguinte.

e a do caule? é possível recuperar?
  9.  # 289

Não creio.... Estão condenados...
  10.  # 290

Colocado por: MarcopomQuando descobrir algo eficaz para as toupeiras, partilhe...

Já várias vezes falamos aqui do repelente de toupeiras do Lidl. No espaço de 3 a 4 metros não se chegam lá, mais que testado. Não gosto é do barulho que aquilo faz, mas pode ser que não vos incomode. Experimentem, não é nada de muito caro.
      dispositivo-para-afastar-toupeiras-large.jpeg
  11.  # 291

Colocado por: jg231e a do caule? é possível recuperar?

A podridão apical é nos frutos, manchas no caule devem ser míldio (se quiser partilhar uma foto podemos ser mais concretos). Depende acima de tudo do nível de infeção pelo fungo. Uma mancha ou outra de quando em quando é recuperável se o tempo ajudar (deixar de chover) e com calda bordalesa já jeitosa (20 gr/l). Também não pode deixar faltar água pelo pé e ter terra bem estrumada. Os tomateiros comprados de viveiro são mais resistentes e recuperam melhor que os nascidos de semente germinado por nós.
  12.  # 292

Já várias vezes falamos aqui do repelente de toupeiras do Lidl. No espaço de 3 a 4 metros não se chegam lá, mais que testado. Não gosto é do barulho que aquilo faz, mas pode ser que não vos incomode. Experimentem, não é nada de muito caro.
      dispositivo-para-afastar-toupeiras-large.jpeg

Tenho lá um do meu colega que emite um "errr" a cada 30s talvez. O ano passado usei e escavavam felizmente á volta dele... Esse do Lidl que barulho faz? Pode ser que faça diferença.
  13.  # 293

Colocado por: jg231

e a do caule? é possível recuperar?

Os meus o ano passado recuperaram, nunca me tinha acontecido afetar o tronco, atenção recuperaram para produzir qb, nunca ficam iguais a não ter tudo doença
  14.  # 294

A podridão apical é nos frutos, manchas no caule devem ser míldio (se quiser partilhar uma foto podemos ser mais concretos). Depende acima de tudo do nível de infeção pelo fungo. Uma mancha ou outra de quando em quando é recuperável se o tempo ajudar (deixar de chover) e com calda bordalesa já jeitosa (20 gr/l). Também não pode deixar faltar água pelo pé e ter terra bem estrumada. Os tomateiros comprados de viveiro são mais resistentes e recuperam melhor que os nascidos de semente germinado por nós.

afinal segundo isto é a requeima, o que faz sentido

img
  15.  # 295

img

se calhar recuperavam mas este ano decidi mete-los fora a experimentar
  16.  # 296

Colocado por: lmcaet
    Já experimentei pastilhas próprias, acendalhas, granulados, e não sei que mais, e o melhor método continua a ser este:
      th(1).png

Passam pelo lado, deve ser po a de algum odor ou coisa do género...
  17.  # 297

Que percentagem de cal e sulfato usam por litro para a bordalesa?
  18.  # 298

img

Nunca tive caules assim que tivessem recuperado, já me parece demasiado otimista. Vai mais que a tempo de replantar novos pés.

Colocado por: pcspinheiroEsse do Lidl que barulho faz?

No próximo fds (este não estou nem vou lá) poderei fazer um vídeo se o aparelho ainda funcionar. O som não era nada de especial, mas desisti dele porque as toupeiras, até ver, não me têm estragado nada.

Colocado por: MarcopomQue percentagem de cal e sulfato usam por litro para a bordalesa?

O Pinheiro, que é todo dado à química e à ciência, pode responder com rigor à pergunta. Eu que sou bruto e prático digo apenas para não se meter nisso! Dá um trabalho dos diabos e queima-lhe imenso tempo. Compre já preparada. Precisa cartão mas nas terrinhas ainda se vai conseguindo. Ou peça a alguém conhecido. Online agora está mais difícil porque já pedem foto do cartão, não basta escrever um número qualquer.
  19.  # 299

É basicamente 50/50. O ano passado fiz as contas e bateu certo. Mas dá uma trabalheira preparar, é mesmo melhor cravar alguém para comprar na cooperativa/grémio local. Este ano usei o número do meu cunhado sem problema. 😉
  20.  # 300

Colocado por: Casa da HortaNunca tive caules assim que tivessem recuperado, já me parece demasiado otimista. Vai mais que a tempo de replantar novos pés.

Infelizmente tive alguns assim e estão condenados. Partem ao mínimo toque...

0.0671 seg. NEW