Colocado por: MarcopomQuando descobrir algo eficaz para as toupeiras, partilhe...
Colocado por: luisrds
Como já tem pés de tomate tão grossos? Os meus é 1/4 desses. plantados alguns em final de março.
Colocado por: Casa da Horta
O Ribatejo é zona de tomate e este ano estão a desenvolver bem. Plantei a 11 de abril, correu bem, mas também já tive anos de os perder todos.
Não uso adubos no tomate. Experimentei 1 ano e não quero mais. Cresce muito a rama e o tomate perde sabor. É cultura que se deve deixar amadurecer no seu tempo. Só bordalesa no início para prevenir míldio e leite+bicarbonato já com o fruto maduro, que é muito eficaz na podridão apical.
Colocado por: Casa da Hortaleite+bicarbonato já com o fruto maduro, que é muito eficaz na podridão apical.
Colocado por: pcspinheiro
A podridão apical é tipicamente falta de cálcio. Já tive esse problema nos meus tempo de agricultor de varanda e um "adubo" de cálcio preveniu no fruto seguinte.
Colocado por: MarcopomQuando descobrir algo eficaz para as toupeiras, partilhe...
Colocado por: jg231e a do caule? é possível recuperar?
Já várias vezes falamos aqui do repelente de toupeiras do Lidl. No espaço de 3 a 4 metros não se chegam lá, mais que testado. Não gosto é do barulho que aquilo faz, mas pode ser que não vos incomode. Experimentem, não é nada de muito caro.
Colocado por: jg231
e a do caule? é possível recuperar?
A podridão apical é nos frutos, manchas no caule devem ser míldio (se quiser partilhar uma foto podemos ser mais concretos). Depende acima de tudo do nível de infeção pelo fungo. Uma mancha ou outra de quando em quando é recuperável se o tempo ajudar (deixar de chover) e com calda bordalesa já jeitosa (20 gr/l). Também não pode deixar faltar água pelo pé e ter terra bem estrumada. Os tomateiros comprados de viveiro são mais resistentes e recuperam melhor que os nascidos de semente germinado por nós.
afinal segundo isto é a requeima, o que faz sentido
Colocado por: lmcaet
Já experimentei pastilhas próprias, acendalhas, granulados, e não sei que mais, e o melhor método continua a ser este:
afinal segundo isto é a requeima, o que faz sentido
Colocado por: pcspinheiroEsse do Lidl que barulho faz?
Colocado por: MarcopomQue percentagem de cal e sulfato usam por litro para a bordalesa?
Colocado por: Casa da HortaNunca tive caules assim que tivessem recuperado, já me parece demasiado otimista. Vai mais que a tempo de replantar novos pés.