Colocado por: NostradamusEssa malhagem é uma loucura ghost.
A courgete por exemplo, aquilo expande como silvas. Plantar umas 4 ou 5 chegam, e distanciadas de 1 metro entre elas.
Tomates, 0.8m a 1m. Houve um ano que deixei muito fechado entre pés, e a folhagem fazia sombra aos tomates. Depois teve que ser podado como uma vinha.
Pepinos basta também uns 6 pés, a não ser que comam pepinos todos os dias.
Para alfaces até nem acho mal essa malhagem. Mas mesmo assim, bastariam uns 10-15 pés.
Depois espigam todas ao mesmo tempo e perdeu tempo a regar e cuidar - benditas galinhas que para estes excessos, limpam tudo.
O Ghost está a começar, eu recomendo fazer a menos, que fazer a mais, até para testar o seu tempo, e vontade de expandir depois. Toda essa malhagem é assustadora, e pode ser demasiado para quem se inicia.
E não queira fazer igual para todas as culturas. Veja o caso das courgetes.
Colocado por: Casa da Hortacontinuar a regar o local porque precisa manter a rega nos pimentos. Veja isso
Colocado por: Casa da HortaPara mim o único defeito do Cenfol é o preço. Já o tentei comprar mas acabo sempre por desistir.se ignorarmos a parte em que está homologado para cultura biológica ( custa mais ) existe outros produtos parecidos com o mesmo efeito mais baratos e até mais caros , se forem espanhóis normalmente chegam a custar +- metade do preço . O problema de usar adubos líquidos tipo 5.8.10 na pulverização ou no gota a gota é saber em que situação se encontra a terra a nível destes nutrientes e humidade para dar um bom resultado , nos frutos a mesma coisa , por exemplo aplicar um 5.8.10 numa fase em que a água não é abundante racha o fruto todo porque ele quer crescer mas a água não está lá , em baixo é a mesma coisa pelo que penso que o Casa da Horta tem estudado quando é que o aplica e quando pára de aplicar sendo que tem que parar a rega umas 3 semanas +- para a batata durar na prateleira caso contrário vai-se o sabor e a batata vira uma mijona ... Eu noutra edição penso que na anterior a esta falei de uma ureia especial , nitrogênio puro para mim que esta não afeta a germinação é uma solução mais equilibrada para quem não consegue a percepção ( o Casa da Horta faz muitas experiências ) do seu terreno ... Eu daqui a pouco mostro a minha ureia líquida para novidades verdes e a ureia para a batata em grão ....
Colocado por: rafaelisidoroEu daqui a pouco mostro a minha ureia líquida para novidades verdes e a ureia para a batata em grão ....engano meu a ureia em grão muito fina e do fósforo e potássio líquido que uso , tem sido uma boa escolha porque envolvo muita matéria orgânica na terra .
Colocado por: Casa da HortaTenha atenção ao seguinte aspeto prático: se no mesmo circuito plantar tomateiros e pimenteiros (voltando ao exemplo que tão bem conheço) e não precaver um sistema que possa cortar a água num deles, ou seja, usarem a mesma alimentação mas poderem ser separados, vai-lhe acontecer retirar os tomateiros (que terminam a sua vida muito antes dos pimentos) e continuar a regar o local porque precisa manter a rega nos pimentos. Veja isso.
Colocado por: NTORION
Mete alfaces. De QQ forma por lá o inverno é mais frio, desconfio que os pimenteiros tb n resistam.
Colocado por: rafaelisidoroquando é que o aplica e quando pára de aplicar sendo que tem que parar a rega umas 3 semanas +- para a batata durar na prateleira
Colocado por: ghost12Em relação a este novo esquema estou na dúvida se faço apenas duas linhas no sector dos tomateiros, acha que 50cm entre as linhas e 66cm entre pés (eventualmente 99cm) será suficiente?
Colocado por: Casa da HortaFiquei curioso com o pk 13-14. Em que altura dá? Pulverizado?eu fiz uma adaptação deste produto á batata vou deixar aqui as características dele para a planta , o modo que eu uso é por pulverização juntamente com o sulfato e uso duas vezes , a primeira vez quando tenho a batata toda de fora e antes de passar a maquina de sachar a terra ( coloco A calda sempre antes de trabalhar a batata ) e depois durante o ciclo de enchimento da batata ... Há quem aplique o 12/4/6 até á floração e o 5/8/6 para a maturação na minha terra tal como a tua cheia de matéria orgânica eu só preciso usar as duas doses ... E o PK 13/14 tem uma coisa boa a dose para mim é baixa porque comecei com uma experiência com medo metade da dose faz diferença entre levar ou não levar ... Agora percebe o que faz na planta sendo ela um tubérculo com o anexo . Aqui não há como saber tudo partilhar faz parte e agradeço o reconhecimento .
Colocado por: Casa da HortaMuito obrigado. Vou ver se o arranjo para dar nas que tenho agora nascidas. Não sei se viu no outro tópico onde falo da batata, mas com tanta chuva fiquei com 50 kg de semente, já nascida, alagada com um palmo de água! E vai estar assim uma semana ou duas. Não acredito muito que se safe (ou pelo menos que fique uma quantidade que se veja), mas já ouvi relatos que em situações semelhantes tiveram excelente produção... Não sei, só sexta poderei ter uma ideia, mas gostava de as mimar bem caso sobrevivam. Era boa altura para experimentar o pk 13-14.vi ,não comentei porque se fosse por cá na minha terra simplesmente não tiraria batata excepto se tivesse no final da cultura em modo desespero , fartura de água azouga e apodrece e com sol acaba por cozer tudo , por muito menos do que aquilo na minha terra ficaria um tijolo tão duro que simplesmente não dava nada com aquela água na tua terra não sei o que podes esperar é que nem se vê nada ... Muito triste .
Colocado por: rafaelisidoroA minha batata está a levar centos desde ontem de 70 km com rajadas bem acima dos 100...