Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Boas.

Esta noite fiz o projecto inicial para a minha horta. Deixo aqui o esquema para consideração dos mais experientes.

Já que os gotejadores são //33cm, planeei a plantação com malha 33x33 mas parece-me muito apertado para a maioria das culturas e muitas plantas para colocar na terra, talvez coloque apenas 3 linhas por sector com 120 plantas e fica 33x50cm, o que acham?
      Esquema Horta 2025-Model.png
  2.  # 42

.
  3.  # 43

Essa malhagem é uma loucura ghost.

A courgete por exemplo, aquilo expande como silvas. Plantar umas 4 ou 5 chegam, e distanciadas de 1 metro entre elas.

Tomates, 0.8m a 1m. Houve um ano que deixei muito fechado entre pés, e a folhagem fazia sombra aos tomates. Depois teve que ser podado como uma vinha.

Pepinos basta também uns 6 pés, a não ser que comam pepinos todos os dias.

Para alfaces até nem acho mal essa malhagem. Mas mesmo assim, bastariam uns 10-15 pés.
    Depois espigam todas ao mesmo tempo e perdeu tempo a regar e cuidar - benditas galinhas que para estes excessos, limpam tudo.

O Ghost está a começar, eu recomendo fazer a menos, que fazer a mais, até para testar o seu tempo, e vontade de expandir depois. Toda essa malhagem é assustadora, e pode ser demasiado para quem se inicia.

E não queira fazer igual para todas as culturas. Veja o caso das courgetes.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ghost12
  4.  # 44

Colocado por: NostradamusEssa malhagem é uma loucura ghost.

A courgete por exemplo, aquilo expande como silvas. Plantar umas 4 ou 5 chegam, e distanciadas de 1 metro entre elas.

Tomates, 0.8m a 1m. Houve um ano que deixei muito fechado entre pés, e a folhagem fazia sombra aos tomates. Depois teve que ser podado como uma vinha.

Pepinos basta também uns 6 pés, a não ser que comam pepinos todos os dias.

Para alfaces até nem acho mal essa malhagem. Mas mesmo assim, bastariam uns 10-15 pés.
    Depois espigam todas ao mesmo tempo e perdeu tempo a regar e cuidar - benditas galinhas que para estes excessos, limpam tudo.

O Ghost está a começar, eu recomendo fazer a menos, que fazer a mais, até para testar o seu tempo, e vontade de expandir depois. Toda essa malhagem é assustadora, e pode ser demasiado para quem se inicia.

E não queira fazer igual para todas as culturas. Veja o caso das courgetes.

Também me parece! Talvez faça apenas dois sectores com separação de 50 cm entre linhas e deixe as plantas mais espaçadas quando necessário embora os gotejadores sejam a cada 33cm.
  5.  # 45

Precisa de espaço entre as linhas para poder apanhar os frutos. Uma linha de tomate coração de boi (ou cherry, ou maça), por exemplo, ocupa uns bons 70 a 80 cm só a planta adulta. Convém depois dar no mínimo 50 cm para cada lado para poder andar à vontade para: mondar erva, atar aos tutores/estrutura, pulverizar, podar e apanhar o tomate. Se colocar uma linha de pimento sem esse espaço entre o tomate, vai andar a partir rama do pimenteiro quando precisar de chegar ao tomateiro. para culturas mais rasteiras isto já não se aplica. Tipo cebola, alho, alface, morangos.

Quanto ao esquema, como antes tinha referido, eu pouparia dinheiro e tempo ao fazer tudo com tubo de 16 mm após o programador. Mas assim está mais perfeito.

Tenha atenção ao seguinte aspeto prático: se no mesmo circuito plantar tomateiros e pimenteiros (voltando ao exemplo que tão bem conheço) e não precaver um sistema que possa cortar a água num deles, ou seja, usarem a mesma alimentação mas poderem ser separados, vai-lhe acontecer retirar os tomateiros (que terminam a sua vida muito antes dos pimentos) e continuar a regar o local porque precisa manter a rega nos pimentos. Veja isso.
  6.  # 46

Colocado por: Casa da Hortacontinuar a regar o local porque precisa manter a rega nos pimentos. Veja isso

Mete alfaces. De QQ forma por lá o inverno é mais frio, desconfio que os pimenteiros tb n resistam.
  7.  # 47

Colocado por: Casa da HortaPara mim o único defeito do Cenfol é o preço. Já o tentei comprar mas acabo sempre por desistir.
    se ignorarmos a parte em que está homologado para cultura biológica ( custa mais ) existe outros produtos parecidos com o mesmo efeito mais baratos e até mais caros , se forem espanhóis normalmente chegam a custar +- metade do preço . O problema de usar adubos líquidos tipo 5.8.10 na pulverização ou no gota a gota é saber em que situação se encontra a terra a nível destes nutrientes e humidade para dar um bom resultado , nos frutos a mesma coisa , por exemplo aplicar um 5.8.10 numa fase em que a água não é abundante racha o fruto todo porque ele quer crescer mas a água não está lá , em baixo é a mesma coisa pelo que penso que o Casa da Horta tem estudado quando é que o aplica e quando pára de aplicar sendo que tem que parar a rega umas 3 semanas +- para a batata durar na prateleira caso contrário vai-se o sabor e a batata vira uma mijona ... Eu noutra edição penso que na anterior a esta falei de uma ureia especial , nitrogênio puro para mim que esta não afeta a germinação é uma solução mais equilibrada para quem não consegue a percepção ( o Casa da Horta faz muitas experiências ) do seu terreno ... Eu daqui a pouco mostro a minha ureia líquida para novidades verdes e a ureia para a batata em grão ....
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta
  8.  # 48

Colocado por: rafaelisidoroEu daqui a pouco mostro a minha ureia líquida para novidades verdes e a ureia para a batata em grão ....
    engano meu a ureia em grão muito fina e do fósforo e potássio líquido que uso , tem sido uma boa escolha porque envolvo muita matéria orgânica na terra .

A ureia é da ADP 25kg custa perto de 60€ não é ureia da lavoura ...
    O PK veio de fora e é um excelente produto mesmo em doses baixas mais baixas que as recomendáveis funciona muito bem
      IMG_20250326_133100_o1Rlkyl586.jpeg
      IMG_20250326_132726_ROLZfbev6J.jpeg
      IMG_20250326_132720_KCV82wFQ2U.jpeg
  9.  # 49

Colocado por: Casa da HortaTenha atenção ao seguinte aspeto prático: se no mesmo circuito plantar tomateiros e pimenteiros (voltando ao exemplo que tão bem conheço) e não precaver um sistema que possa cortar a água num deles, ou seja, usarem a mesma alimentação mas poderem ser separados, vai-lhe acontecer retirar os tomateiros (que terminam a sua vida muito antes dos pimentos) e continuar a regar o local porque precisa manter a rega nos pimentos. Veja isso.

No primeiro esquema, em cada sector, liguei os tubos em loop com duas ligações à linha principal. Neste esquema, como tenho menos linhas, esqueço o loop e cada linha tem uma ligação dedicada com uma torneira de corte e assim já posso desligar as que não estão em uso.

Em relação a este novo esquema estou na dúvida se faço apenas duas linhas no sector dos tomateiros, acha que 50cm entre as linhas e 66cm entre pés (eventualmente 99cm) será suficiente?

Vou tentar com a minha mãe algumas dicas, ela é "pro" na horta embora da forma mais tradicional, sem rega gota a gota e outras modernices. :)

Colocado por: NTORION
    Mete alfaces. De QQ forma por lá o inverno é mais frio, desconfio que os pimenteiros tb n resistam.

Sem dúvida, hortas no inverno é coisa que não existe aqui, talvez com uma estufa. Resistem umas couves e pouco mais, de resto hortas só em abril, com sorte!
      Esquema Horta 2025-Model2.png
  10.  # 50

Eu tenho uma estufa pequena...
    e tenho assim, pois acho pratico...

1 - um tubo de gota a gota onde estão os morangueiros(local definitivo por alguns anos)

2 - dois tubos de gota a gota para as pitayas(local definitivo por anos)

3 - um tubo de gota a gota, aqui pode variar o que lá tenho, mas neste momento são alfaces e rabanetes(pode haver alturas que não tenha nada)

4 - local onde vou colocar este fim de semana tomateiros, 3 chucha e 2 cereja, aqui é regado com mangueira á mão...

5 - aqui outras verduras da época, onde são regadas também pela mangueira á mão..

6 - salsa, e outras ervas aromáticas.
    Concordam com este comentário: Casa da Horta
      Sem título2.png
  11.  # 51

Colocado por: rafaelisidoroquando é que o aplica e quando pára de aplicar sendo que tem que parar a rega umas 3 semanas +- para a batata durar na prateleira

Gosto de falar com a Rafael porque sabe muito mais de batata que eu e é bom aprender consigo. Dou o adubo da Bayer em duas aplicações por volta dos 2 meses, dependendo de como está a planta. Só depois tiro a água e normalmente 15 dias é suficiente se for no verão.

Fiquei curioso com o pk 13-14. Em que altura dá? Pulverizado?

Colocado por: ghost12Em relação a este novo esquema estou na dúvida se faço apenas duas linhas no sector dos tomateiros, acha que 50cm entre as linhas e 66cm entre pés (eventualmente 99cm) será suficiente?

Os tomateiros que crescem muito alto precisam de uma estrutura onde os atar. A minha opção tem sido fazer duas linhas paralelas (com pontos de fixação entre elas) porque ajuda a dar estabilidade. Assim, 50 cm entre as linhas é perfeito. Mas eu depois deixava um bom espaço para circular à volta. Eu faria um dos setores apenas com duas linhas. Entre pés de tomateiros, na minha opinião, 66 cm é perfeito usando o tubo de 33. Eu gosto que a rama se junte para proteger os tomates, caso contrário o sol, aqui no ribatejo, queima tudo. Mas a sua mãe nisso será melhor ajuda que nós.
  12.  # 52

Colocado por: Casa da HortaFiquei curioso com o pk 13-14. Em que altura dá? Pulverizado?
    eu fiz uma adaptação deste produto á batata vou deixar aqui as características dele para a planta , o modo que eu uso é por pulverização juntamente com o sulfato e uso duas vezes , a primeira vez quando tenho a batata toda de fora e antes de passar a maquina de sachar a terra ( coloco A calda sempre antes de trabalhar a batata ) e depois durante o ciclo de enchimento da batata ... Há quem aplique o 12/4/6 até á floração e o 5/8/6 para a maturação na minha terra tal como a tua cheia de matéria orgânica eu só preciso usar as duas doses ... E o PK 13/14 tem uma coisa boa a dose para mim é baixa porque comecei com uma experiência com medo metade da dose faz diferença entre levar ou não levar ... Agora percebe o que faz na planta sendo ela um tubérculo com o anexo . Aqui não há como saber tudo partilhar faz parte e agradeço o reconhecimento .
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta, lmcaet
      Screenshot_2025-03-26-18-26-30-927_com.android.chrome.jpg
  13.  # 53

Muito obrigado. Vou ver se o arranjo para dar nas que tenho agora nascidas. Não sei se viu no outro tópico onde falo da batata, mas com tanta chuva fiquei com 50 kg de semente, já nascida, alagada com um palmo de água! E vai estar assim uma semana ou duas. Não acredito muito que se safe (ou pelo menos que fique uma quantidade que se veja), mas já ouvi relatos que em situações semelhantes tiveram excelente produção... Não sei, só sexta poderei ter uma ideia, mas gostava de as mimar bem caso sobrevivam. Era boa altura para experimentar o pk 13-14.
  14.  # 54

Fui buscar umas fotos do ano passado da estrutura que costumo montar para o tomate coração de boi. Assim dá uma ideia mais real que os desenhos do paint e qualquer explicação. À volta da estrutura é fundamental deixar um bom espaço para circular à vontade. Bem sei que me estou a repetir, mas é um erro que cometi mais que uma vez e alertas não são demais.
      IMG20240324165335_copy_3200x1440.jpg
      IMG20240324184734_copy_1440x3200.jpg
  15.  # 55

Estou mortiho por ver os meus tomateiros na horta! Já estão grandes e a pedir mais terra. O tempo parece ter "afinado" um bocado, mas as noites ainda estão frescas... Se se mantiver a previsão, na sexta ao final da tarde e/ou sábado de manhã quero ir preparar a terra para eles e ver se monto a mini-estufa para meter umas alfaces. Até aqui achei que não valia a pena, com tanto frio e chuva, mas acho que está na hora!
  16.  # 56

Colocado por: Casa da HortaMuito obrigado. Vou ver se o arranjo para dar nas que tenho agora nascidas. Não sei se viu no outro tópico onde falo da batata, mas com tanta chuva fiquei com 50 kg de semente, já nascida, alagada com um palmo de água! E vai estar assim uma semana ou duas. Não acredito muito que se safe (ou pelo menos que fique uma quantidade que se veja), mas já ouvi relatos que em situações semelhantes tiveram excelente produção... Não sei, só sexta poderei ter uma ideia, mas gostava de as mimar bem caso sobrevivam. Era boa altura para experimentar o pk 13-14.
    vi ,não comentei porque se fosse por cá na minha terra simplesmente não tiraria batata excepto se tivesse no final da cultura em modo desespero , fartura de água azouga e apodrece e com sol acaba por cozer tudo , por muito menos do que aquilo na minha terra ficaria um tijolo tão duro que simplesmente não dava nada com aquela água na tua terra não sei o que podes esperar é que nem se vê nada ... Muito triste .
    Concordam com este comentário: Casa da Horta
  17.  # 57

Aqui uma foto já antiga, tenho feito assim e tenho bons resultados(se é o mais correto, não sei...)
    Estão a cerca de 30cm cada, se calhar faço assim pois tenho pouco espaço, são cerca de 5/6 pés de tomateiro....
      Screenshot_20250327_073315_Messenger.jpg
      received_749399916843542.jpeg
  18.  # 58

A minha batata está a levar centos desde ontem de 70 km com rajadas bem acima dos 100...
      IMG_20250327_161348_NiMG5oal2L.jpeg
      IMG_20250327_161917_nt0HStI39R.jpeg
      IMG_20250327_161835_uPB1QCF32u.jpeg
  19.  # 59

Colocado por: rafaelisidoroA minha batata está a levar centos desde ontem de 70 km com rajadas bem acima dos 100...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Casa da Horta
      IMG_20250327_161348_NiMG5oal2L.jpeg
      IMG_20250327_161917_nt0HStI39R.jpeg
      IMG_20250327_161835_uPB1QCF32u.jpeg

Está tão bonita, tão bem nascida. Dá gosto ver um batatal assim!
    Aquela ponta da folha com cara feia é o tal fenómeno de alforrar (ou aforrar, não me lembro bem) que costuma ter? Provocado pelo efeito do calor vs chuva?
    O vento a essas assim tão baixas não faz nada, pois não?
  20.  # 60

Não me comecem a mostrar coisas bonitas na horta que eu baldo-me já ao trabalho e vou para lá passar o dia!

0.0307 seg. NEW