Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Ao fim de semana ele gosta de jogar à bola.
    Concordam com este comentário: Casa da Horta
  2.  # 2

Colocado por: rjmsilvaAo fim de semana ele gosta de jogar à bola.
    Concordam com este comentário:Casa da Horta

Sobretudo com o pai e a mãe. E tenho pena de nem sempre poder jogar o tempo todo que o Zé quer. Vou-me dividindo, o melhor que consigo, entre jogar à bola com ele e a horta, porque as minhas melhores memórias de infância foram precisamente a fazer isso com o meu pai.
  3.  # 3

As vossas estufas aguentaram a tempestade? Aqui na zona de Coimbra esteve bem mau, assustador por vezes! Estou para ver o que aconteceu na horta... As favas devem estar todas por terra e tenho receio dos galinheiros, que são coisas meio improvisadas...
  4.  # 4

Maia atirou me com uma couves romanescas ao chão e a rede dos chuchus abateu toda (mas acho que a levanto e engato nos paus outra vez).
    Plásticos e cadeiras pelo chão.
    Menos mal acho eu, para o que foi...
  5.  # 5

Bom dia caros amigos,

Como estão as coisas para esses lados?

A estufa que uns familiares montaram no fim-de-semana (e que meti fotografia há alguns posts atrás), já foi. Aterrou perto e deve dar para recuperar mas será uma tarefa para daqui a uns tempos. E nem foi no pico da tempestade: foi ontem, à hora de almoço.

No quintal, já fui fazer a vistoria. Por volta das 21h fui amarrar todas as árvores com fitas de serrilha e acho que isso foi o que as fez sobreviver. Tive algum receio que a Oliveira tombasse da maneira como esta estava a abanar durante a madrugada mas felizmente, não. Parece estar tudo em pé e sem nada partido!

Retiro algumas lições e ideias destes dias:
    - Tenho que rever o seguro da casa, para saber concretamente o que cobre e não cobre;
    - Estufa, quando montar no terreno, será construída por mim e com materiais mais resistentes;
    - Os prédios no topo do terreno protegem um bocado a parte superior do terreno: quando andei a colocar as fitas, a zona superior era menos ventosa. O que me faz crer que quando as árvores da zona de "floresta" cresceram, terão o mesmo efeito na zona mais próxima da casa. Foi uma boa escolha colocá-las lá!

Agora tenho é de ir adubar as árvores em breve que bem merecem. Já agora: devo aplicar sulfato em todas as árvores de fruto ou é desnecessário? Uma loja disse-me que sim mas eu preferia não colocar tratamentos "só porque sim". Talvez aplique nos pessegueiros apenas e cerejeira porque são mais sensíveis?
  6.  # 6

Colocado por: tgferreiraA estufa que uns familiares montaram no fim-de-semana (e que meti fotografia há alguns posts atrás), já foi.

A sua nova? A que tinha acabado de montar? Caramba, pouca sorte!

Colocado por: tgferreiratenho é de ir adubar as árvores em breve que bem merecem. Já agora: devo aplicar sulfato em todas as árvores de fruto ou é desnecessário? Uma loja disse-me que sim mas eu preferia não colocar tratamentos "só porque sim". Talvez aplique nos pessegueiros apenas e cerejeira porque são mais sensíveis?

Não entendi bem. Adubar é diferente de sulfatar/tratar. Adubar é com o granulado azul (ou outro) que se deve enterrar ligeiramente debaixo da copa. Este adubo azul são só nutrientes. Sulfatar já é campo que não domino. Tudo o que dou é calda bordalesa pulverizada ali por janeiro. As que ainda não estiverem em flor pode dar agora.
  7.  # 7

Sim, CdH, foi essa estufa. Mas não fez muitos estragos e também não se estragou muito portanto ainda vai trabalhar! :)

Não fui claro, desculpem: eu vou adubar nesta altura com adubo do azul. Estive a ler e o recomendado (de acordo com uma discussão com o ChatGPT) será o 12-12-17 + 2Mg. Comprei esse mas também tem o Boro adicional que de acordo com o vendedor, é adequado para árvores de fruto.

O sulfato foi-me sugerido por outras pessoas que me venderam outro adubo. Trouxe porque... mais vale ter, caso seja necessário.

Vou aplicar a calda bordalesa, confio no seu conselho! Acho que ainda só vi uma árvore com flor (na zona de floresta) e sinceramente nem sei que árvore é. Mas que é bonita, é. Amanhã venho cá deixar foto, se a chuva não desajudar. Obrigado, uma vez mais!
  8.  # 8

Atenção não é flor, basta o Broto verde já mais desenvolvido. Nesta altura já poderá ser um pouco tarde, se calhar mais vale um adubo foliar ou algo à base de enxofre.

Mas claro, tudo depende das zonas, na minha algumas variedades de maçã ainda estão a tempo, mas a maioria das árvores já não.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tgferreira
  9.  # 9

Obrigado NTORION. Nesse caso, retiro o que disse: também já só posso aplicar em algumas árvores.

Já agora, duas questões extra: que concentração usam para a calda bordalesa? E adubo foliar, alguém que use algum e o recomende?
  10.  # 10

Colocado por: tgferreiraque concentração usam para a calda bordalesa? E adubo foliar, alguém que use algum e o recomende?

Na bordalesa tenho duas concentrações distintas:
    - para dar nas árvores a seguir à poda (janeiro), 30 g/l, uma calda muito forte que funciona como desinfetante dos cortes.
    - para culturas como preventivo de doenças por fungos: 12,5 g/l

Adubo foliar. Já usei um que a sugestão da loja era 2 tampas por pulverizador de 12 litros. Agora tenho um da Bayer (Complesal) que a dose é 1 ml/l para quase tudo.

Mas se quer mimar as árvores pelo que sofreram pela passagem do Martinho, na minha opinião era um adubo de superfície a todas, a que acrescentava sulfato de ferro granulado nos citrinos. O adubo foliar pulverizado é mais indicado para quando há folhas, coisa que a maior parte das fruteiras ainda não tem ou estão a começar a desenvolver.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tgferreira
  11.  # 11

Colocado por: pcspinheiroAs vossas estufas aguentaram a tempestade? Aqui na zona de Coimbra esteve bem mau, assustador por vezes! Estou para ver o que aconteceu na horta... As favas devem estar todas por terra e tenho receio dos galinheiros, que são coisas meio improvisadas...

Zona da Tocha

A minha pequena estufa não se safou...já sabia que já não estava a 100%, e era para fazer uma nova, mas só para o fim de Setembro...
      20250320_073022.jpg
  12.  # 12

Que chatice... Eu ainda não fui à horta ver o que por lá tenha acontecido. No mínimo, as favas estarão todas por terra. Não sei quanto às estruturas dos galinheiros.
  13.  # 13

Aqui uns dias antes, e com os morangueios plantados e as pitayas e alfaces...
    Agora estava a espera que o tempo melhore para plantar os tomateioros e pimentos..
      20250304_101524.jpg
  14.  # 14

Estão a andar bem os alhos. Levaram mais um pouco de cinza, que nesta fase agradecem o fósforo e o potássio.

A cebola temporã está pronta. Ficou mais esta semana na terra a secar. Já nem perdi tempo a tirar a erva porque nesta fase já não prejudica.
    Concordam com este comentário: Marcopom
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vítor Magalhães
      IMG20250323161725_copy_2448x1377.jpg
      IMG20250323161920_copy_2448x1377.jpg
  15.  # 15

Comprei uns arcos de pé direito, vou ver se consigo fazer daquilo uma estufa... para o proximo frio....
    Alguém tem valores para plástico?
  16.  # 16

Colocado por: MarcopomComprei uns arcos de pé direito, vou ver se consigo fazer daquilo uma estufa... para o proximo frio....

Pode colocar fotos desses arcos?? e já agora as medidas e onde os comprou??
    A minha estufa só poderá ter medidas:

6.00 * 2.15 * 2.00 (comprimento, largura, altura)

Obrigado
  17.  # 17

Colocado por: MarcopomComprei uns arcos de pé direito, vou ver se consigo fazer daquilo uma estufa... para o proximo frio....

Posso perguntar aqui na cooperativa, para ter uma ideia. Não sei se é vendido a metro, se a peso.
  18.  # 18

Colocado por: Casa da Horta
    Na bordalesa tenho duas concentrações distintas:
    - para dar nas árvores a seguir à poda (janeiro), 30 g/l, uma calda muito forte que funciona como desinfetante dos cortes.
    - para culturas como preventivo de doenças por fungos: 12,5 g/l

Adubo foliar. Já usei um que a sugestão da loja era 2 tampas por pulverizador de 12 litros. Agora tenho um da Bayer (Complesal) que a dose é 1 ml/l para quase tudo.

Mas se quer mimar as árvores pelo que sofreram pela passagem do Martinho, na minha opinião era um adubo de superfície a todas, a que acrescentava sulfato de ferro granulado nos citrinos. O adubo foliar pulverizado é mais indicado para quando há folhas, coisa que a maior parte das fruteiras ainda não tem ou estão a começar a desenvolver.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:tgferreira

CdH qual o complesal? tive a ver na pagina da bayer e lá existem uma série deles...

Obrigado,
  19.  # 19

Colocado por: SCCorreia
    CdH qual o complesal? tive a ver na pagina da bayer e lá existem uma série deles...

Obrigado,
    5/8/10 ou 6/4/12 , um é no verde da planta outro no enchimento do fruto ... Mas para situações de stress , geadas , frios , calores intensos o CENFOL é melhor que isso tudo e no verde para culturas verdes eu uso um que comprei de ureia líquida em alta concentração , é algo que faz inveja às culturas vizinhas .
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SCCorreia
  20.  # 20

Colocado por: SCCorreiaCdH qual o complesal?

Uso o 5-8-10 para a fase de enchimento do tubérculo nas batatas. Mas é como diz o Rafael, haverá outros até melhores. O Complesal 6-4-12 é mais indicado para a fase vegetativa, do crescimento da planta.

Para mim o único defeito do Cenfol é o preço. Já o tentei comprar mas acabo sempre por desistir.
      IMG20250125171907_copy_1607x2856.jpg

0.0255 seg. NEW