Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: rafaelisidoroestas plantas não crescem por aí ? Quando faço malaguetas , pimentas , Cayenne , pimenta cornuda , uso 40 a 50cm ...

A pergunta era se podia plantar 2 pés de malagueta num vaso, se vamos sugerir 40 a 50 cm entre cada pé não há terraço que aguente!
  2.  # 2

Colocado por: Casa da Horta
    A pergunta era se podia plantar 2 pés de malagueta num vaso, se vamos sugerir 40 a 50 cm entre cada pé não há terraço que aguente!
    🤔 , não sei o tamanho dos vasos mas se é para consumo próprio 2 pés de Cayenne dá uns bons frascos de pimenta podem atingir uma copa de entre 40 a 60cm , portanto para se ter uma boa planta a produzir bem , boa luminosidade e única por vaso , eu já fiz milhares disso , elas duram cerca de 2 a 3 anos a produzir bem e depois entra em decadência .
  3.  # 3

Há muitos anos que não vinha ao nordeste transmontano e à minha aldeia. Já nem me lembrava como tudo é tão bonito! Na verdade, venho deslumbrado com os cenários desde que saí da A1, em Coimbra, em direção ao interior.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vítor Magalhães
      IMG20250420075621_copy_3672x1656.jpg
      IMG20250420075628_copy_3672x1656.jpg
  4.  # 4

Boas Páscoas...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rafaelisidoro, casinhaDaAvo
  5.  # 5

Depois das festas e agora que chegou a primavera, é tempo de animar e avançar na horta a toda a força. Acabei de reservar 2 centos de cebolo para sábado. Espero que o local que lhes tenho destinado já esteja lavrável🤞

De fotos só esta do novo pulverizador. Mal se tira da caixa nota-se logo o cuidado com o conforto do utilizador... O maior defeito que aponto ao Vito é a falta de atenção às arestas plásticas, que magoam as costas quando andamos com ele cheio. Dá ideia que ninguém lá da fábrica o testou. Se é que é fabricado cá!
    Funciona muito bem mas veio com 2 peças em falta na caixa. Estou à espera da resposta do fabricante.
    Concordam com este comentário: NTORION
      IMG20250418080502_copy_2856x1288.jpg
  6.  # 6

Colocado por: Casa da HortaHá muitos anos que não vinha ao nordeste transmontano e à minha aldeia. Já nem me lembrava como tudo é tão bonito! Na verdade, venho deslumbrado com os cenários desde que saí da A1, em Coimbra, em direção ao interior.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Vítor Magalhães
      IMG20250420075621_copy_3672x1656.jpg
      IMG20250420075628_copy_3672x1656.jpg

Só por estas fotos já dá para perceber onde fica 🙃🙃
    Concordam com este comentário: Casa da Horta
  7.  # 7

A minha mãe é de trás os montes também,
    Cerva, a 20 KMS da senhora da graça.
    Tenho boas memórias de pequeno, não quinta da minha madrinha, a levarmos as vacas ao prado, a abrir a levada para levar a água ao moinho para moer a milho para depois fazermos a broa no forno a lenha da cozinha de lavrador.
    Ligar o motor de rega no rio que passa ao lado e esperar que o esguicho enorme daquele pulverizador que lança a água a 15/20m chegasse para me encharcar de uma vez!
    E depois ao fim do dia atirar em ao tanque da água para me lavar e tirar a terra toda com aquela barra de sabão azul...
    Memórias que como casa da horta ando a tentar que os meus filhos tenham
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  8.  # 8

Cerva é muito bonita, ali no vale, cortada ao meio pelo rio Poio. É um percurso que costumo fazer quando vou de Mondim para Vila Pouca de Aguiar em alternativa à A7.
  9.  # 9

Muito bonito mesmo, já há uns 3 anos que não vou lá.
    O rio Poio gosto muito mas não vou para a praia fluvial, prefiro subir pelo monte e ir para as lagoas
  10.  # 10

Colocado por: marcocarMuito bonito mesmo, já há uns 3 anos que não vou lá.
    O rio Poio gosto muito mas não vou para a praia fluvial, prefiro subir pelo monte e ir para as lagoas

Também já andei por lá, ali junto aquela tubagem das aguas que desce a montanha.
    Mesmo no verão a água é fria que doi 😂😂😂😂
  11.  # 11

Sim, mas essas lagoas com crianças são mais complicadas,
    Desde que tenho filhos, vou ali para lamas de olo ( acho que é o nome) quando se chega por ribeira de pena, viro ali a direita e chega se ao rio,perto da nascente, tem lá uma ponte romana e boas poças para brincar com crianças
  12.  # 12

Alcachofre ... ou parecido. Semeei tambem nesta area uma tipo que chamamos em inglês "cardoon".
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vítor Magalhães
      20250423_103737.jpg
  13.  # 13

Alca-quê? Só vejo um agarrava de tinto na fotografia... 🤣
  14.  # 14

Por aqui continua tudo bonito , um pouquinho de água não muito ajudava a crescer as novidades mais pequenas que se encontram na superfície da terra vamos ter esperança
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta
      IMG_20250423_183322_gNZ2HFoQ1l.jpeg
      IMG_20250423_183328_NpOg0Cr42l.jpeg
      IMG_20250423_183158_GTSanaAG1f.jpeg
      IMG_20250423_183211_DYPrqD8G5l.jpeg
      IMG_20250423_183230_r9A1TUa66Z.jpeg
      IMG_20250423_183307_360VHQO83y.jpeg
      IMG_20250423_183146_QiFzaxU76k.jpeg
  15.  # 15

Ontem estive a plantar umas coisitas a que não resisti na feira: 50 cebolas brancas e 20 vermelhas (as de inverno estão uma miséria... arranquei tudo a ver se secam com estes dias quentes), 15 alfaces variadas, 2 melancias (as que plantei há 2 semanas estavam quase mortas) e dois pepinos, para ir vendo como corre. Acho que ainda é cedo... Preciso de uma tarde com bom tempo para ver se preparo terra para nabos, cenouras e feijão e para semear mais umas courgetes. Este ano não me vou aventurar em muita coisa porque depois ninguém come...
  16.  # 16

malta, acho que fui enganado

Isto não são ervas daninhas!?!?!?
    Comprei como sendo flores... centaureas e também perpétuas...
      Screenshot_20250424_191024_Gallery.jpg
      Screenshot_20250424_191028_Gallery.jpg
      Screenshot_20250424_191032_Gallery.jpg
  17.  # 17

Finalmente! Hoje é dia de plantações.
      IMG_20250425_083440_161_copy_1330x997.jpg
      IMG_20250425_083527_964_copy_1330x997.jpg
  18.  # 18

Boa plantação amigo. Vai ser para o dia. Vou ali ver se compro 4 corgetes🫣🫣🫣 para plantar.
  19.  # 19

Está tudo na terra.

Como devo proteger os tomateiros? Com garrafões de água 5L? Dizem-me que é muito cedo para eles se aguentarem...
      IMG_20250425_113232_891_copy_1330x997.jpg
  20.  # 20

Olá a todos,
    desculpem-me intrometer nas vossas plantações à séria, mas gostaria de pedir uma opinião acerca da hortinha que pretendo fazer.
    O terreno é pequeno (e partilhado com familiares), e não pretendemos grandes loucuras, apenas alguns legumes e hortaliças em pouca quantidade. A terra é miserável, meio barrenta e a cada cavadela é quase tanta pedra como terra, portanto a ideia de plantar no solo está fora de questão (já o fizemos e é mau). Até agora temos usado aqueles "cestos" que parecem ser feitos em tecido geotêxtil de gramagem maior, e aquilo até resulta mas é difícil de manter organizado.

Agora pretendíamos fazer algo mais elevado (já que a terra não presta, mais vale não andar dobrado que as nossas costas já estão meio avariadas). Em madeira tratada é engraçado mas sai muito caro. Pensei fazer em blocos de cimento que durava para sempre, mas é um bocado feio e trabalhoso se é para ficar bem feito.
    Encontrei uns canteiros elevados em chapa galvanizada... já alguém viu ou utilizou esse material? Não é o mais barato mas era fácil de montar e existe em muitas medidas. Só tenho dúvidas relativamente ao tempo que aguenta até apodrecer, porque deve ser a chapa mais rafeira que há, e com uma galvanização fraca. Cheio de terra molhada, não sei o tempo de vida útil.
    A ideia é colocar duas filas de canteiros ao comprido (2 x 10m) com um corredor no meio. Em área de plantação deve ser uns 15m2, suficiente.
    Qualquer opinião sobre os canteiros em chapa ou outra ideia será bem-vinda.

Muito obrigado.
      Capturar30.JPG

0.0333 seg. NEW