Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: ghost12Está tudo na terra.

Como devo proteger os tomateiros? Com garrafões de água 5L? Dizem-me que é muito cedo para eles se aguentarem...
      IMG_20250425_113232_891_copy_1330x997.jpg

Está com bom aspecto amigo.

Os meus tomateiros têm garrafões de água sim. E algumas garrafas que não havia garrafões suficientes 🤣.

Colocado por: RuikodeOlá a todos,
    desculpem-me intrometer nas vossas plantações à séria, mas gostaria de pedir uma opinião acerca da hortinha que pretendo fazer.
    O terreno é pequeno (e partilhado com familiares), e não pretendemos grandes loucuras, apenas alguns legumes e hortaliças em pouca quantidade. A terra é miserável, meio barrenta e a cada cavadela é quase tanta pedra como terra, portanto a ideia de plantar no solo está fora de questão (já o fizemos e é mau). Até agora temos usado aqueles "cestos" que parecem ser feitos em tecido geotêxtil de gramagem maior, e aquilo até resulta mas é difícil de manter organizado.

Agora pretendíamos fazer algo mais elevado (já que a terra não presta, mais vale não andar dobrado que as nossas costas já estão meio avariadas). Em madeira tratada é engraçado mas sai muito caro. Pensei fazer em blocos de cimento que durava para sempre, mas é um bocado feio e trabalhoso se é para ficar bem feito.
    Encontrei uns canteiros elevados em chapa galvanizada... já alguém viu ou utilizou esse material? Não é o mais barato mas era fácil de montar e existe em muitas medidas. Só tenho dúvidas relativamente ao tempo que aguenta até apodrecer, porque deve ser a chapa mais rafeira que há, e com uma galvanização fraca. Cheio de terra molhada, não sei o tempo de vida útil.
    A ideia é colocar duas filas de canteiros ao comprido (2 x 10m) com um corredor no meio. Em área de plantação deve ser uns 15m2, suficiente.
    Qualquer opinião sobre os canteiros em chapa ou outra ideia será bem-vinda.

Muito obrigado.
      Capturar30.JPG

Eu sou o menos à seria desta malta toda (40m2+- para uso de casa). Mas aproveito para perguntar/acrescentar uma ideia. Se ao invés de comprar recipientes que se estragam ao fim de alguns anos (com sorte) ao ar livre, porque não comprar terra?

Eu gosto muito desses suportes mas acho que tinha que ser em estufa, com sol e água...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ghost12
  2.  # 2

P.S. deixa me lá ir plantar as corgetes e mais umas plantas que a minha senhora diz que fazem bem aos vegetais (alfazema e dois vasos de cravo tunico.
  3.  # 3

Colocado por: RuikodeOlá a todos,
    desculpem-me intrometer nas vossas plantações à séria, mas gostaria de pedir uma opinião acerca da hortinha que pretendo fazer.
    O terreno é pequeno (e partilhado com familiares), e não pretendemos grandes loucuras, apenas alguns legumes e hortaliças em pouca quantidade. A terra é miserável, meio barrenta e a cada cavadela é quase tanta pedra como terra, portanto a ideia de plantar no solo está fora de questão (já o fizemos e é mau). Até agora temos usado aqueles "cestos" que parecem ser feitos em tecido geotêxtil de gramagem maior, e aquilo até resulta mas é difícil de manter organizado.

Agora pretendíamos fazer algo mais elevado (já que a terra não presta, mais vale não andar dobrado que as nossas costas já estão meio avariadas). Em madeira tratada é engraçado mas sai muito caro. Pensei fazer em blocos de cimento que durava para sempre, mas é um bocado feio e trabalhoso se é para ficar bem feito.
    Encontrei uns canteiros elevados em chapa galvanizada... já alguém viu ou utilizou esse material? Não é o mais barato mas era fácil de montar e existe em muitas medidas. Só tenho dúvidas relativamente ao tempo que aguenta até apodrecer, porque deve ser a chapa mais rafeira que há, e com uma galvanização fraca. Cheio de terra molhada, não sei o tempo de vida útil.
    A ideia é colocar duas filas de canteiros ao comprido (2 x 10m) com um corredor no meio. Em área de plantação deve ser uns 15m2, suficiente.
    Qualquer opinião sobre os canteiros em chapa ou outra ideia será bem-vinda.

Muito obrigado.
      Capturar30.JPG

Não ficaria mais barato e com mais longevidade comprar umas tábuas de madeira tratada?
  4.  # 4

Obrigado pelos comentários.

Colocado por: DacepaSe ao invés de comprar recipientes que se estragam ao fim de alguns anos (com sorte) ao ar livre, porque não comprar terra?
    A ideia passou-nos pela cabeça, mas a questão de ser elevado seria mesmo facilitar as costas, que estão mesmo estragadas (hérnias discais e afins) 😅.

Colocado por: DacepaEu gosto muito desses suportes mas acho que tinha que ser em estufa, com sol e água...
    Sim, eu não referi essa parte, mas esses canteiros ficariam dentro de uma zona de estufa. Já tenho os arcos, com 3,20m entre postes e também perto dos 3m de altura. Faziam parte de uma estrutura de sombreamento para carros onde estamos agora a construir, e foram aproveitados já com esta ideia em mente, são em tubo galvanizado de série média, e o travamento soldo no lugar, por isso o plástico pode ir embora mas a estrutura vai ficar sólida.

Colocado por: rjmpiresNão ficaria mais barato e com mais longevidade comprar umas tábuas de madeira tratada?
    Por incrível que pareça, não. A madeira está muito cara, pelo menos por aqui. Para o mesmo volume que consigo com estas coisas manhosas compradas teria de gastar bem mais em madeira (se calhar o dobro). Mas vou procurar melhor a ver se encontro bom negócio. Se a diferença não fosse tão grande, ainda preferia ver a madeira.

Obrigado a ambos.
  5.  # 5

A estes preços não faz uma coisa decente a um preço aceitável?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ruikode
      Screenshot_20250425_195456_Chrome.jpg
  6.  # 6

Colocado por: rjmpiresA estes preços não faz uma coisa decente a um preço aceitável?

Esta tarde também tive a ver esse material. Na segunda-feira vou fazer uns contatos com empresas da zona para ver preços e depois começo a somar as peças do puzzle 😅.

Obrigado.
  7.  # 7

Colocado por: rjmpiresA estes preços não faz uma coisa decente a um preço aceitável?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Ruikode
      Screenshot_20250425_195456_Chrome.jpg

Isto pode apanhar água à vontade?
  8.  # 8

Colocado por: ghost12Está tudo na terra.

Como devo proteger os tomateiros? Com garrafões de água 5L? Dizem-me que é muito cedo para eles se aguentarem...
      IMG_20250425_113232_891_copy_1330x997.jpg

Parabéns, belo trabalho, só uma nota 22 tomateiros vai dar para abastecer 3 casas e ainda congelar para o ano todo e sobrar.. eu faço 12 pés, dou bastantes e sobram-me sempre sacos de congelados. Planto sempre 2 pés de cherry que dão em abundância e são muito saborosos frescos. Sim pode proteger com garrafões tal como as melhoras, mas retire num dia n esteja muito sol para n queimarem. Há uns anos retirei os garrafões num dia de muito calor a pensar q os ajudava e queimaram todos.

Os morangos é que julgo q já seja um pouco tarde, mesmo para ai, eles gostam do inverno para enraizar, mas sobrevivendo ao verão, é ir dando uma limpeza e vai dando até vir frio.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ghost12
  9.  # 9

Colocado por: NTORION

Parabéns, belo trabalho, só uma nota 22 tomateiros vai dar para abastecer 3 casas e ainda congelar para o ano todo e sobrar.. eu faço 12 pés, dou bastantes e sobram-me sempre sacos de congelados. Planto sempre 2 pés de cherry que dão em abundância e são muito saborosos frescos. Sim pode proteger com garrafões tal como as melhoras, mas retire num dia n esteja muito sol para n queimarem. Há uns anos retirei os garrafões num dia de muito calor a pensar q os ajudava e queimaram todos.

Os morangos é que julgo q já seja um pouco tarde, mesmo para ai, eles gostam do inverno para enraizar, mas sobrevivendo ao verão, é ir dando uma limpeza e vai dando até vir frio.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ghost12

A ideia é consumir em fresco e congelar, mesmo assim se produzirem bem vai ser uma fartura! Plantei coração de boi, cherry, rosa e redondo, alguns são enxertados parece que resistem mais às doenças e são mais produtivos. Vai ser um ano de experiências para no próximo ano ter mais noção do que preciso. Plantei muitas variedades de alface e de couve, também com a ideia de perceber o que se dá melhor e o que a família gosta mais.

Os morangos acho que foi um erro porque no próximo ano tenho que levantar a tela e trabalhar a terra, possivelmente vou acabar por mudá-los para um local mais definitivo.
      IMG_20250426_150112_931_copy_1330x997.jpg
  10.  # 10

Atenção os cherry crescem muito, são tipo trepadeiras, é preciso estar sempre a colocar tutores e atar... Normalmente meto 2 pés afastados do resto
  11.  # 11

Plantei hoje 2 centos da valenciana tardia. Estavam bonitas mas já a 5,20 euros o molho! Está a ficar caro! Na feira se pedissem este valor ninguém lhe pegava, mas esta loja é a única a vender e aproveitam-se disso.

Já consegui passar a fresa na zona que esteve alagada. A terra cheira muito mal, mas desconfio que tudo o que ali meter vai dar muito bem... À partida é para melão, melancia e tomate da indústria.
      IMG20250426092551_copy_3060x1380.jpg
      IMG20250426182248_copy_1380x3060.jpg
  12.  # 12

Questão muito básica: quando compram plantas de tabuleiro costumam sacudir terra das raízes ou plantam assim? Às vezes fico com a impressão que stressar as raízes funciona melhor que as apaparicar... Já tenho arrancado alface cuja raiz praticamente não saiu do torrão do tabuleiro...
  13.  # 13

Planto sempre com o torrão e funciona. Nas árvores que vêm em vaso é que passei a desfazê-lo (com muito cuidado para não partir raízes) e tem corrido melhor.
  14.  # 14

Estou cautelosamente confiante com os meus alhos. Há coisa de duas semanas vi 2 ou 3 espigados e fiquei muito preocupado, mas não, parece ter sido pontual.

Ando a arejar a terra e tirar alguma de cima da cabeça. É para ajudar o processo de encabeçar, que já começou como mostra a foto em pormenor. Por agora ainda não impressiona mas ainda falta todo o mês de maio e até, se não espigarem entretanto, algum junho. Confiante mas com cautela. Que o ano passado foi traumatizante!
      IMG20250427111800_copy_2856x1288.jpg
      IMG20250427111723_copy_2856x1288.jpg
      IMG20250427111631_copy_2856x1288.jpg
  15.  # 15

Colocado por: Casa da HortaEstou cautelosamente confiante com os meus alhos. Há coisa de duas semanas vi 2 ou 3 espigados e fiquei muito preocupado, mas não, parece ter sido pontual.

Ando a arejar a terra e tirar alguma de cima da cabeça. É para ajudar o processo de encabeçar, que já começou como mostra a foto em pormenor. Por agora ainda não impressiona mas ainda falta todo o mês de maio e até, se não espigarem entretanto, algum junho. Confiante mas com cautela. Que o ano passado foi traumatizante!
      IMG20250427111800_copy_2856x1288.jpg
      IMG20250427111723_copy_2856x1288.jpg
      IMG20250427111631_copy_2856x1288.jpg
    . Está a chegar Maio tudo espiga , é aproveitar para congelar o que for de congelar ...
  16.  # 16

Casa da Horta, sei que falou disse há tempos atrás, mas não encontro o post.
    Quais as estufas da Aosom que recomenda? As que têm teto em arco, ou as que têm o teto "bicudo"?
    E porquê?
    Obrigado.

0.0450 seg. NEW