Colocado por: ghost12Está tudo na terra.
Como devo proteger os tomateiros? Com garrafões de água 5L? Dizem-me que é muito cedo para eles se aguentarem...
Colocado por: RuikodeOlá a todos,
desculpem-me intrometer nas vossas plantações à séria, mas gostaria de pedir uma opinião acerca da hortinha que pretendo fazer.
O terreno é pequeno (e partilhado com familiares), e não pretendemos grandes loucuras, apenas alguns legumes e hortaliças em pouca quantidade. A terra é miserável, meio barrenta e a cada cavadela é quase tanta pedra como terra, portanto a ideia de plantar no solo está fora de questão (já o fizemos e é mau). Até agora temos usado aqueles "cestos" que parecem ser feitos em tecido geotêxtil de gramagem maior, e aquilo até resulta mas é difícil de manter organizado.
Agora pretendíamos fazer algo mais elevado (já que a terra não presta, mais vale não andar dobrado que as nossas costas já estão meio avariadas). Em madeira tratada é engraçado mas sai muito caro. Pensei fazer em blocos de cimento que durava para sempre, mas é um bocado feio e trabalhoso se é para ficar bem feito.
Encontrei uns canteiros elevados em chapa galvanizada... já alguém viu ou utilizou esse material? Não é o mais barato mas era fácil de montar e existe em muitas medidas. Só tenho dúvidas relativamente ao tempo que aguenta até apodrecer, porque deve ser a chapa mais rafeira que há, e com uma galvanização fraca. Cheio de terra molhada, não sei o tempo de vida útil.
A ideia é colocar duas filas de canteiros ao comprido (2 x 10m) com um corredor no meio. Em área de plantação deve ser uns 15m2, suficiente.
Qualquer opinião sobre os canteiros em chapa ou outra ideia será bem-vinda.
Muito obrigado.
Colocado por: RuikodeOlá a todos,
desculpem-me intrometer nas vossas plantações à séria, mas gostaria de pedir uma opinião acerca da hortinha que pretendo fazer.
O terreno é pequeno (e partilhado com familiares), e não pretendemos grandes loucuras, apenas alguns legumes e hortaliças em pouca quantidade. A terra é miserável, meio barrenta e a cada cavadela é quase tanta pedra como terra, portanto a ideia de plantar no solo está fora de questão (já o fizemos e é mau). Até agora temos usado aqueles "cestos" que parecem ser feitos em tecido geotêxtil de gramagem maior, e aquilo até resulta mas é difícil de manter organizado.
Agora pretendíamos fazer algo mais elevado (já que a terra não presta, mais vale não andar dobrado que as nossas costas já estão meio avariadas). Em madeira tratada é engraçado mas sai muito caro. Pensei fazer em blocos de cimento que durava para sempre, mas é um bocado feio e trabalhoso se é para ficar bem feito.
Encontrei uns canteiros elevados em chapa galvanizada... já alguém viu ou utilizou esse material? Não é o mais barato mas era fácil de montar e existe em muitas medidas. Só tenho dúvidas relativamente ao tempo que aguenta até apodrecer, porque deve ser a chapa mais rafeira que há, e com uma galvanização fraca. Cheio de terra molhada, não sei o tempo de vida útil.
A ideia é colocar duas filas de canteiros ao comprido (2 x 10m) com um corredor no meio. Em área de plantação deve ser uns 15m2, suficiente.
Qualquer opinião sobre os canteiros em chapa ou outra ideia será bem-vinda.
Muito obrigado.
Colocado por: DacepaSe ao invés de comprar recipientes que se estragam ao fim de alguns anos (com sorte) ao ar livre, porque não comprar terra?A ideia passou-nos pela cabeça, mas a questão de ser elevado seria mesmo facilitar as costas, que estão mesmo estragadas (hérnias discais e afins) 😅.
Colocado por: DacepaEu gosto muito desses suportes mas acho que tinha que ser em estufa, com sol e água...Sim, eu não referi essa parte, mas esses canteiros ficariam dentro de uma zona de estufa. Já tenho os arcos, com 3,20m entre postes e também perto dos 3m de altura. Faziam parte de uma estrutura de sombreamento para carros onde estamos agora a construir, e foram aproveitados já com esta ideia em mente, são em tubo galvanizado de série média, e o travamento soldo no lugar, por isso o plástico pode ir embora mas a estrutura vai ficar sólida.
Colocado por: rjmpiresNão ficaria mais barato e com mais longevidade comprar umas tábuas de madeira tratada?Por incrível que pareça, não. A madeira está muito cara, pelo menos por aqui. Para o mesmo volume que consigo com estas coisas manhosas compradas teria de gastar bem mais em madeira (se calhar o dobro). Mas vou procurar melhor a ver se encontro bom negócio. Se a diferença não fosse tão grande, ainda preferia ver a madeira.
Colocado por: rjmpiresA estes preços não faz uma coisa decente a um preço aceitável?
Colocado por: rjmpiresA estes preços não faz uma coisa decente a um preço aceitável?
Colocado por: ghost12Está tudo na terra.
Como devo proteger os tomateiros? Com garrafões de água 5L? Dizem-me que é muito cedo para eles se aguentarem...
Colocado por: NTORION
Parabéns, belo trabalho, só uma nota 22 tomateiros vai dar para abastecer 3 casas e ainda congelar para o ano todo e sobrar.. eu faço 12 pés, dou bastantes e sobram-me sempre sacos de congelados. Planto sempre 2 pés de cherry que dão em abundância e são muito saborosos frescos. Sim pode proteger com garrafões tal como as melhoras, mas retire num dia n esteja muito sol para n queimarem. Há uns anos retirei os garrafões num dia de muito calor a pensar q os ajudava e queimaram todos.
Os morangos é que julgo q já seja um pouco tarde, mesmo para ai, eles gostam do inverno para enraizar, mas sobrevivendo ao verão, é ir dando uma limpeza e vai dando até vir frio.
Colocado por: Casa da HortaEstou cautelosamente confiante com os meus alhos. Há coisa de duas semanas vi 2 ou 3 espigados e fiquei muito preocupado, mas não, parece ter sido pontual.. Está a chegar Maio tudo espiga , é aproveitar para congelar o que for de congelar ...
Ando a arejar a terra e tirar alguma de cima da cabeça. É para ajudar o processo de encabeçar, que já começou como mostra a foto em pormenor. Por agora ainda não impressiona mas ainda falta todo o mês de maio e até, se não espigarem entretanto, algum junho. Confiante mas com cautela. Que o ano passado foi traumatizante!