Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: SCCorreiaCdH quais as quantidades que usa para a mistura?

1 litro leite gordo + 125 gr de bicarbonato sodio alimentar em 10 litros de água.
    Não vejo que a dose que usa do dobro do leite possa fazer mal, quanto ao bicarbonato não tenho opinião. Mas tratando-se de um produto químico, talvez não usasse uma medida assim às 3 pancadas... Se não tivesse uma balança, e considerando que uma colher sopa representa em média 15 gr, não usava mais que uma (quando muito bem cheia) para 1 litro de água. Não lhe sei dizer se a dose que usa faz mal, mas posso garantir que a recomendada é eficaz.

Colocado por: SCCorreiaE já agora qual a sua máquina para sulfatar?

Gosto muito deste da foto pelo conforto e qualidade, mas o Vito a bateria de 40 euros serve perfeitamente. E há outras marcas com os preços à volta disto, mas dos quais não tenho feedback. E sim, claramente a bateria. Os de manivela já não se justificam.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SCCorreia
  2.  # 2

Oi malta. Ando muito desaparecido daqui (a comentar, a ler faço-o todos os dias eheh). Aqui por casa é um ano mau para a horta: por falta de tempo, não coloquei nada na terra e tenho a zona de horta toda danada (fotos lá no fundo). Mas quero ver se esta semana ainda limpo tudo e coloco alguma coisa no chão. Há algo que ainda vá a tempo?

Aqui está ela, com toda a sua pouca glória:

A parte boa é que as árvores se têm dado muito bem. Estão todas a crescer a olhos vistos e dá-me um gosto tremendo ver mudanças (quase) todos os dias.

Decidi seguir o conselho do CasaDaHorta (obrigado!) e não enterrar o tubo de rega e já coloquei rega individualizada em algumas árvores de fruto. Outra fonte de motivação foi ver a casa do pai de um amigo onde, cerca de 5 anos depois de plantar um sobreiro (uma árvore que acho que cresce devagar), como está encostado a um poço, está enorme. Diria que estou a 75% de completar a tarefa. Agora estou à espera de uns pregos para o tubo de 16mm melhores. Aqui ficam algumas fotos disso:

Aproveito ainda para mostrar um "brinquedo" que tem dado imenso jeito a tratar da relva. Poupo algumas horas por semana e tenho sempre a zona mais vivida impecável. Só é uma pena o preço:

A falar de coisas que crescem a olhos vistos: os kiwis estão a crescer imenso e tenho uma dúvida: se os agarrar à rede (eles até se enrolam sozinhos), ficam suportados mas depois creio ser chato para podar e sujam o terreno do vizinho (de cultivo). O que fariam: deixavam agarrados à rede ou colocavam umas treliças para os afastar uns cms?

3.  # 3

Boas.

Alguns dos meus tomateiros estão com um crescimento estranho, os ramos crescem para o interior da planta e chegam a enrrolar, não parece normal, o que acham?
      IMG_20250623_175257_223_copy_997x1330.jpg
      IMG_20250623_175400_713_copy_997x1330.jpg
      IMG_20250623_175602_625_copy_997x1330.jpg
  4.  # 4

Colocado por: tgferreiraHá algo que ainda vá a tempo?

Diria praticamente tudo o que goste. Só evitaria coentros e alface porque espigam depressa demais. Dentro do que conheço e do meu clima.

Vai ter boas fruteiras. A grossura desses troncos não engana, gostaram do sítio e do trato 👌

Colocado por: tgferreiraO que fariam: deixavam agarrados à rede

Deixava. É alta e dá imenso jeito. Eu ía guiando e atando os galhos dentro do neu terreno. O que se estendesse para o vizinho cortava.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tgferreira
  5.  # 5

Colocado por: ghost12Boas.

Alguns dos meus tomateiros estão com um crescimento estranho, os ramos crescem para o interior da planta e chegam a enrrolar, não parece normal, o que acham?
      IMG_20250623_175257_223_copy_997x1330.jpg
      IMG_20250623_175400_713_copy_997x1330.jpg
      IMG_20250623_175602_625_copy_997x1330.jpg

É todo da mesma variedade? Qual?
    Os meus fazem isso quando atingem a altura máxima, mas pode não ter nada a ver com o seu caso. Se for tudo coração de boi não é normal parar já de crescer. Mas também não estou a ver nada que possa fazer a não ser desbastar mais a parte debaixo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ghost12
  6.  # 6

Colocado por: tgferreiraOi malta. Ando muito desaparecido daqui (a comentar, a ler faço-o todos os dias eheh). Aqui por casa é um ano mau para a horta: por falta de tempo, não coloquei nada na terra e tenho a zona de horta toda danada (fotos lá no fundo). Mas quero ver se esta semana ainda limpo tudo e coloco alguma coisa no chão. Há algo que ainda vá a tempo?

Aqui está ela, com toda a sua pouca glória:

A parte boa é que as árvores se têm dado muito bem. Estão todas a crescer a olhos vistos e dá-me um gosto tremendo ver mudanças (quase) todos os dias.

Decidi seguir o conselho do CasaDaHorta (obrigado!) e não enterrar o tubo de rega e já coloquei rega individualizada em algumas árvores de fruto. Outra fonte de motivação foi ver a casa do pai de um amigo onde, cerca de 5 anos depois de plantar um sobreiro (uma árvore que acho que cresce devagar), como está encostado a um poço, está enorme. Diria que estou a 75% de completar a tarefa. Agora estou à espera de uns pregos para o tubo de 16mm melhores. Aqui ficam algumas fotos disso:

Aproveito ainda para mostrar um "brinquedo" que tem dado imenso jeito a tratar da relva. Poupo algumas horas por semana e tenho sempre a zona mais vivida impecável. Só é uma pena o preço:

A falar de coisas que crescem a olhos vistos: os kiwis estão a crescer imenso e tenho uma dúvida: se os agarrar à rede (eles até se enrolam sozinhos), ficam suportados mas depois creio ser chato para podar e sujam o terreno do vizinho (de cultivo). O que fariam: deixavam agarrados à rede ou colocavam umas treliças para os afastar uns cms?

Que robô é esse?
  7.  # 7

Ainda sobre a lagarta no feijão, domingo de manhã dei com ele assim... É obra da minha mulher. Tinha reparado que andou a juntar umas cascas de ovo, mas pensei que era para fertilizar uma coisa qualquer das dela.

O propósito é simples: a borboleta não deposita ovos onde vir outros maiores que os seus.

Será que funciona? A ver vamos. Ficaremos sempre na duvida porque vou continuar a dar Turex, mas pode ser que entre os 2 me garantam feijão seco saudável. Ou não.
      IMG20250622074455.jpg
      IMG20250622074356.jpg
  8.  # 8

Colocado por: Casa da HortaSó quando cheguei a casa e pus os óculos é que vi a data de fabrico do Turex 😮

Agora vai na mesma. O feijão já levou hoje. Pode ser que os bacilus ainda estejam ativos ao fim de 7 anos!

Nota: pedem cartão de aplicador para comprar o Turex, apesar de permitido na agricultura biológica.
      IMG20250621233620.jpg

Onde comprou?
  9.  # 9

Colocado por: Marcopom
    Onde comprou?

Numa loja agrícola lá da terrinha, a €5,90. Mas se fosse agora comprava no site deles. Só para não estar a usar um produto feito há quase 7 anos!
  10.  # 10

Colocado por: Casa da Horta
    É todo da mesma variedade? Qual?
    Os meus fazem isso quando atingem a altura máxima, mas pode não ter nada a ver com o seu caso. Se for tudo coração de boi não é normal parar já de crescer. Mas também não estou a ver nada que possa fazer a não ser desbastar mais a parte debaixo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ghost12

Acho que é tomate redondo, rosa e chucha, sei que eram enxertados. Eles continuam a crescer mas com um atrofio qualquer, talvez falta de um qualquer nutriente talvez. O problema é que a planta fica tão fechada que é difícil encontrar os tomates lá no meio.
  11.  # 11

Colocado por: ghost12é difícil encontrar os tomates lá no meio

Quando ficarem vermelhos dão mais nas vistas 😜

A mim parecem-me bem saudáveis, bem viçosos e nutridos. É realmente estranho os nós na rama e os caules já tão grossos, mas pode ser característica do tomateiro enxertado (plantei 1 ano e não gostei). Não me preocupava em demasia. O que importa é o sabor do tomate. Sempre o sabor.

Tem ali umas couves que sim senhor 👌
  12.  # 12

Colocado por: lmcaet
    Que robô é esse?

Olá,

É um Mammotion Luba Mini 800. Se tiver mais questões, tenho todo o gosto em responder!

CdH: obrigado! Assim sendo, vou trabalhar para meter várias coisas na terra ainda esta semana :)
    Quanto aos Kiwis: tenho só receio que vão demasiado para o outro lado da rede (e não tenho um acesso fácil) mas enquanto não tenho outra solução melhor, vou prendendo na rede! :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lmcaet

0.0787 seg. NEW