Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

1
  2.  # 2

555
  3.  # 3

Isto foi cá um "amoke" nas últimas páginas ..
  4.  # 4

Dei a primeira sachadela nos alhos. Não porque tivessem muita erva, mas mais para ver as falhas. Não falharam muitos e tendo em conta o que choveu, não está nada mal. Só vou replantar no minguante de janeiro, uma mania que vai atrasar a cultura. Paciência, tudo menos meter na terra alhos no crescente que entrou ontem.

Pelo natal bico de pardal, confere. Agora é ver se tenho alho cabeçudo no entrudo.
      IMG20251228094243_copy_1472x3264.jpg
      IMG20251228094302_copy_1472x3264.jpg
      IMG20251228090337_copy_1472x3264.jpg
  5.  # 5

Teria um grande valor científico meter uma linha agora e comparar com os de Janeiro.
  6.  # 6

Colocado por: rjmsilvaTeria um grande valor científico meter uma linha agora e comparar com os de Janeiro.

Grande valor científico não sei, mas aceita-se o repto do Silva. Fico curioso para saber o resultado, fico sim senhor. Ontem à tardinha, antes de vir, meti na terra 12 bons dentes de alho de boa semente, na ponta do camalhão, para se saber quais são. Deixei mais 2 cabeças, da mesma semente, para plantar as faltas no minguante de janeiro. Difícil vai ser distinguir, quando crescerem, estes últimos dos que já levam 3 semanas. Mas alguma solução arranjarei.

Também ontem, mas de manha, plantei esta videira de Moscatel branco. Junto à casa, no sitio onde secou um kiwi amarelo fêmea. Ainda ficam 2 pilares ocupados, inutilmente, com outra fêmea e o macho. Crescem que sei lá o quê, mas não dão nadinha de jeito. Estou à espera da "licença" para lhes mostrar o enxadão e meter lá mais 2 videiras como deve ser.
      attachment1766995158075.jpg
      attachment1766995158172.jpg
  7.  # 7

Em Vila Real, Norte, que lojas ou casas me recomenda para comprar árvores de fruta e plantas para jardim?
    Obrigada
  8.  # 8

Colocado por: aniloracrib3Em Vila Real, Norte, que lojas ou casas me recomenda para comprar árvores de fruta e plantas para jardim?
    Obrigada

Não sei se a pergunta é para mim...
    Sem conhecer a zona, sugiro as feiras ou as lojas agrícolas para as fruteiras. Plantas talvez um viveiro, é uma questão de pesquisar.
  9.  # 9

Colocado por: aniloracrib3Em Vila Real, Norte, que lojas ou casas me recomenda para comprar árvores de fruta e plantas para jardim?
    Obrigada

Mourao ao lado da feira em Lordelo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aniloracrib3
    • donn
    • 30 dezembro 2025

# 10

Tirei um dos tremoços azuis. e não vi nos raizes nenhum nódulo. Talvez seja cedo, mas a vantagem por adubo verde será muito reduzido se não conseguirem estes nódulos.

Provavelmente por falta das bactérias. Há loja que vende inoculante?
  10.  # 11

É só trocar esquilos por toupeiras/ratos e juntar umas galinhas
      IMG_20260105_140129.jpg
  11.  # 12

Os alhos acabaram por nascer todos! De maneira que para a experiência científica do Silva, mudei só 2 dos antigos que nasceram mais ranhosos. Meti uma marca em cada um, a ver se dura até podermos tirar conclusões.

Um dos ranhosos estava tão bem enraizado que voltou à terra numa ponta. Na outra ponta plantei mais 6 desta semente, entre as linhas. Agora no minguante, que entrou ontem. Lá para abril já deve dar para ver se há diferença em plantar nas duas luas.
      IMG20260111112641_copy_1104x2448.jpg
      IMG20260111112737_copy_2448x1104.jpg
  12.  # 13

Domingo à tarde, em coisa de 10 min, a correr para vir votar, semeei assim às 3 pancadas esta carteira de ervilhas. Tinha esse plano, mas acabei por me esquecer e então foi muito à pressa.

Até parece permacultura, não é?! Mas não há problema, não se preocupem que o Casa da Horta não ficou fino e vai continuar a fazer como sempre fez. Só não havia tempo para mexer a terra como deve ser. Dei só uma arranhadela por cima com o sacho. Logo se vê o resultado da coisa.
      attachment1768922061534.jpg
      attachment1768922061581.jpg
  13.  # 14

Pode ser que confinadas os pássaros e não sejam todas comidas ao nascer.
    Concordam com este comentário: Casa da Horta
  14.  # 15

Colocado por: NTORIONPode ser que confinadas os pássaros e não sejam todas comidas ao nascer.
    Concordam com este comentário:Casa da Horta

Pássaros e galinhas. Estão mesmo ao lado dos alhos que parece que as atraem! É automático, se apanham a porta aberta vão diretas destapar as raízes dos desgraçados!

Ainda pensei abrir um coisas da terra 2026, mas como este está entregue a mim, a ti e ao lxbfYeaa (que foi bloqueado porque não sabe dizer nada de jeito), que achas? Tópico novo com 3 comentários/ano ou fica este para sempre? :-)
  15.  # 16

* confundas (sacana do corretor)

Epá, este ano acho que é sabático, não me vou aventurar em nada.
  16.  # 17

Colocado por: NTORION* confundas (sacana do corretor)

Epá, este ano acho que é sabático, não me vou aventurar em nada.

Eu gostei do confinadas. Imaginei um "fazes bem em não tirar a erva" da tua parte :-P

Por aqui também vou reduzir. Vou-me deixar de alface, por exemplo. O Continente tem frisada com "zero resíduos" e a saber tão bem ou melhor que a minha. Estou a ponderar também não meter cebola tardia. Tanto a cebola como a alface criam muita erva, e é a essa que vou meter um ano sabático. Tomate, pimento, feijão e batata é que não me imagino a abandonar. Talvez melancia e melão, mas aviso-os logo que se amanhem com a erva que não lha vou tirar. O mesmo para abóboras, que se vendem bem e não dão trabalho nenhum.
  17.  # 18

Mudem o título do tópico (2025/2026)
    Umas perguntas, ainda vou a tempo para espetar uns dentes de alhos na terra?

Já agora, abri umas covas (50 cm de profundidade) para plantar umas fruteiras para a semana. Mas com as chuvas desta semana,tenho as covas cheias de água até cima. Realmente, apesar de estar numa zona de floresta granítica, a terra é muito barrenta. O que fazer?

Tenho também uma pereira-nashi e não gosto nada daquela fruta. É possível enxertar de pera-rocha? E se sim, onde encontrar varas (se vivesse no Oeste não teria problemas em encontrar um vizinho que estivesse a fazer podas, mas em Viseu...)
  18.  # 19

Colocado por: Beira Interior Powerainda vou a tempo para espetar uns dentes de alhos na terra?

Claro que sim. Eu esperava pelo dia 9 de fevereiro, quando entra o minguante. Meta cinza que eles gostam. Cinza da queima de lenha, não onde se fazem grelhados.

Colocado por: Beira Interior PowerO que fazer?

Esperar que a água desapareça. Até à primavera é boa altura para plantar fruteiras.

Plante uma pera rocha nova. Em 4 anos tem boa pera para comer e galhos com fartura para enxertar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Beira Interior Power
      IMG20260124093447_copy_2856x1288.jpg
  19.  # 20

Não há melhor para acabar com os ratos no galinheiro. Deixei as 5 armadas há 15 dias e tinha cada uma o seu! De manhã ainda andava por lá outro, mas à hora que vos escrevo, desconfio que já terá desarmado uma das mesmas 5 que voltei a colocar.

Quanto ao queijo. O que a minha mãe faz funciona lindamente, mas o que deixa os ratos desvairados é o de Serpa!

Já experimentei outros métodos, mas nada é mais eficaz que ratoeiras com queijo velho. Então aquela de metal 👌
    Concordam com este comentário: NTORION
      IMG20260214134213_copy_3060x1380.jpg
      IMG_20260214_231731_copy_2360x1337.jpg

0.1629 seg. NEW