Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia pessoal da terra! Este fim de semana arranquei um limoeiro que tinha no quintal (obras assim obrigam, pois tenho pena de ter perdido a árvore), mas como a raiz foi difícil de arrancar, ainda ficaram alguns resquícios na terra. Para não haver hipóteses de voltar a crescer alguma coisa dali, que tipo de ácido ou outra substância aconselham?
  2.  # 2

Gostei bastante do efeito do sulfato de amónio. Dei um pouquinho a seguir às enxurradas que deixaram os alhos de cara feia, meio amarelados. Também levaram calda bordalesa e entre um e o outro, ou um ou o outro, tenho agora a cultura com boa pinta. A única cultura que sobreviveu a um inverno penoso!
      attachment1772627903966.jpg
  3.  # 3

Venho falar dos meus alhos e vejo que estão na última foto! Sinto-me um bocado sozinho aqui. Vou passar a agricultura toda para o meu tópico.

Termino a participação no Alhos do Casa da Horta com o resultado do teste da influência da lua na plantação. Por sugestão do Silva, pela experiência, plantei 12 dentes de alho fora do minguante. Do 12 espigaram 3. Entre as dezenas que foram para a terra na lua aconselhada, não há um único espigado! Fica a informação. Não é um dado cientifico mas é o melhor que consigo.

Estão bons, estão muito bons. Não tenho lembrança de outro ano em que estivessem tão perfeitos ao entrar em abril. Sem ferrugem, sem míldio, sem pontas secas e já a ganhar cabeça! Impecável ;-)
      1775425972203.jpg
      1775425933668.jpg
      1775425971983.jpg
  4.  # 4

Bem bonitos!
  5.  # 5

Sugiro a criação de um tópico "coisas da terra 2026". Estive para o fazer. Este ano, por causa do mau tempo e de uma hérnia, peguei na horta um pouco mais tarde. Em breve faço atualização fotográfica.
  6.  # 6

Ainda na fase de aprendiz de jardineiro, solicitava sugestões para a seguinte situação.
    Como gostei muito de umas azáleas de folha perene, ofereceram-me umas pernadas, portanto, sem raízes (imagem).
    Trouxe-as num vaso com substrato Siro ácido, deitei-lhes água e deixei num alpendre à sombra (imagens).

Devo cortar fora as flores/podar?
    Devo colocá-las em água, em terra, em adubo ácido, à sombra, meia-sombra, na terra, em vaso, em jarra...?
    O que fazer?
      20260422_145450.jpg
      20260422_145425.jpg
      20260421_161156.jpg
  7.  # 7

qual a melhor forma de regar umas 20 árvores?

rega gota a gota não acredito que seja boa opção apesar de penso que usam isso nas produções profissionais

estava a pensar colocar um tubo de 16mm e uns gotejadores daqueles que deitam mais e ligar uns 5/10min 1 ou 2 dias/semana
  8.  # 8

Pessoal, preciso da vossa ajuda
    Tenho imensos mosquitos nos meus vasos, e tenho a salsa dizimada... em uma semana, ficou arrasada.

Não percebi se foi excesso de água, mas não sei.
    Nos outros vasos tenho mosquitos.
    Não entendo o que se passa.

Podem ajudar-me?
    Obrigado!
      Screenshot_20260502_192708_Gallery.jpg
      Screenshot_20260502_192713_Gallery.jpg
  9.  # 9

Isso parece tipo pulgão
    Estas pessoas agradeceram este comentário: casinhaDaAvo
  10.  # 10

Tenho uma figueira assim, grandes ramos e folhas só na ponta.
    Minha ideia será moldar a arvore cortando esses ramos pela metade. No entanto está altura será a ideal ?
      Screenshot_2026-05-14-08-45-01-436_com.google.android.apps.photos-edit.jpg
  11.  # 11

Colocado por: jg231qual a melhor forma de regar umas 20 árvores?

rega gota a gota não acredito que seja boa opção apesar de penso que usam isso nas produções profissionais

estava a pensar colocar um tubo de 16mm e uns gotejadores daqueles que deitam mais e ligar uns 5/10min 1 ou 2 dias/semana

É o que eu (e pelo menos o CasaDaHorta) temos instalado: tenho um tubo de 25mm que depois deriva para tubos de 16mm à superfície (a relva tratou de os tapar). Em cada árvore tenho um gotejador regulável. A única coisa que não gosto é que estes gotejadores "fecham" às vezes. Estou a pensar se não coloco uns auto-reguláveis e pronto.

Os que uso actualmente são estes: https://www.leroymerlin.pt/produtos/gotejador-regulavel-60-l-h-10-unidades-geolia-91690670.html
  12.  # 12

Bom dia malta,

Alguém sabe como é que se fazem ligações estanques neste tipo de colectores de rega: https://www.leroymerlin.pt/produtos/conector-rotativo-3v-femea-x-macho-1-geolia-91690797.html ?

Estou a usar disto para derivar para electroválvulas (algumas saídas) e outras para uniões de aperto que depois liga a tubo de 32mm e é francamente difícil não deixar isto a gotejar. Será que há algum troque ou acessório específico que tenho de utilizar para isto?
  13.  # 13

Colocado por: callinasIsso parece tipo pulgão
    Estas pessoas agradeceram este comentário:casinhaDaAvo

Obrigado, vou procurar uma forma de resolver.
    E para prevenir? O que me faz confusão é pulverizar com inseticida... e depois comer

0.1176 seg. NEW