Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Eu e a minha sócia (esposa) andamos a procura de casa. Um dia destes a minha sócia encontra um anuncio publicado há dois anos, numa zona que nós gostamos de uma moradia num terreno de quase 2500m2 (parte dele em declive). O anúncio não tinha sequer uma foto do interior, mas depois de enviarmos email a imobiliária mandou. Concluímos depois de ver a localização que já tínhamos visto diversas vezes a placa do anúncio, mas não imaginamos a grandeza, porque no local onde está a placa, não se vê a casa, cuja entrada principal é numa rua paralela. Fomos então ver a moradia, a localização é boa, nem muito perto, nem longe da cidade, e gostamos das áreas e disposição das divisões. A área de implantação são 259m2; área bruta 469m2.
    Agora vamos a parte má: a casa tem 40 anos, está fechada há seis anos e a precisar de várias melhorias: pintura interior e exterior, algumas zonas tem humidade e umas rachaduras (mas nada demais), substituição do sistema de caleiras, limpeza do telhado, tratamentos do piso em madeira (em algumas zonas parece estar “picado), sistema de aquecimento que não existe, automatização de portões (pelo menos o da entrada), sistema de aquecimento de águas, substituição de louças de casa de banho pelo menos em duas (são três) e revisão do sistema de canalização e electricidade (pelo menos tomadas novas precisa). Isto serão as coisas mais óbvias, mas outros detalhes devem haver que vão implicar gastos. A cozinha pelo menos esta remodelada, as portas estão boas. É possível ir morar nela de imediato, mas não sera da forma mais confortável. O anúncio está por 500 mil euros, nós temos um apartamento para vender, mas não dá para metade do valor. Gostamos da casa, queríamos fazer uma proposta equilibrada, sabendo que o mercado está desequilibrado. Estamos curiosos sobre o motivo pelo qual uma casa destas pode estar no mercado há dois anos. Ainda perguntei se o proprietário estaria interessado em permuta, mas disseram logo que não, que os proprietários se querem é livrar daquilo, que não tem ligacao a cidade. O imóvel não está a ser grandemente publicitado, e esta ainda cheio de coisas, muita coisa mesmo, dos actuais proprietários. Pelo que descrevi acham sensato fazer uma proposta de quanto? Ou meio milhão é um preço justo e fazermos uma proposta abaixo de 400 é insultuoso? O valor patrimonial está nos 180 000, avaliado em 2018.
    Grato pelas vossas opiniões!!
  2.  # 2

Na mesma zona encontro:
    - Terreno de 7,200m2 urbanizavel por 75 mil euros;
    -Terreno 1500m2 por 135 mil (prevê construção de 250m2, área de implantação 125m2);
    -Terreno de 320m2 com projecto aprovado de moradia t3+1 por 40 mil
    -Terreno de 780m2 por 70 mil.

Moradias:
    - nova, construção a terminar agora, geminadas, 322m2 construídos, 156 úteis, lote de 400m2, valor 465 mil;
    - Em excelente estado de conservação T4+T2, com piscina, já mais moderno, 352m2, 520 mil;
    - também em excelente estado, com piscina, T5 364 m2 750 mil
    - esta que eu acho que tem áreas parecidas: terreno 2.339,0000 e área bruta de construção 426,3600, não precisa nem de um terço das obras da outra, 450 mil.
  3.  # 3

O não é garantido :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AM_forumdacasa
  4.  # 4

Colocado por: RicardoPortoO não é garantido :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário:AM_forumdacasa

Sim, é verdade. No limite é um Não. Obrigada
  5.  # 5

Querem fazer desconto na compra e na venda da vossa, também fazem desconto ou vão tentar capitalizar ao máximo?
  6.  # 6

Nada como fazer uma proposta e aguardar a contraproposta. Se n houver contraproposta é PQ efetivamente acharam a oferta insultuosa. Mas podem sempre fazer nova oferta.
  7.  # 7

Colocado por: VarejoteQuerem fazer desconto na compra e na venda da vossa, também fazem desconto ou vão tentar capitalizar ao máximo?

Se de tudo o que escrevi só espremeu isso…
  8.  # 8

Colocado por: NTORIONNada como fazer uma proposta e aguardar a contraproposta. Se n houver contraproposta é PQ efetivamente acharam a oferta insultuosa. Mas podem sempre fazer nova oferta.

Não achamos que a casa valha mais do que 350 000, pela localização e obras que precisa. Leva-me a crer, pela pouca publicidade e o tempo que está no mercado que os vendedores não devem aceitar ofertas mais baixas. O agente imobiliário disse com algum pesar que era uma pena aquela casa estar fechada e ao abandono há tanto tempo. Deve haver algo que me está a escapar, só não percebi ainda o que. Vou fazer uma oferta, a que acho justa e pelas contas que fiz por alto aos custos de remodelação. Obrigado pela ajuda.
  9.  # 9

Veja se a casa tem tudo legal, se quem vende são todos os proprietários ou herdeiros em desacordo. N de sinal sem verificar tudo, incluindo a certidão do imóvel.
  10.  # 10

Colocado por: AM_forumdacasa- esta que eu acho que tem áreas parecidas: terreno 2.339,0000 e área bruta de construção 426,3600, não precisa nem de um terço das obras da outra, 450 mil.

Aqui está a casa que procura.

A não ser que a casa que visitou tenha um enquadramento mesmo espetacular - isso é das coisas que eu mais valorizo numa moradia isolada.

(Sem saber a localização/zona, qualquer resposta aos valores dos imóveis serão puros achismos aqui do fórum. Nem sabemos se é na Quarteira, Cascais, Vila Verde ou na Picha)
  11.  # 11

A imobiliária já me deu a caderneta predial. Já consegui identificar o proprietário, que tem um negócio com alguma visibilidade. Já fiz algumas pesquisas e nada soa a alarme. Mas sim, nisso seremos cautelosos. Obrigado pela ajuda.
  12.  # 12

Colocado por: AM_forumdacasaA imobiliária já me deu a caderneta predial. Já consegui identificar o proprietário, que tem um negócio com alguma visibilidade. Já fiz algumas pesquisas e nada soa a alarme. Mas sim, nisso seremos cautelosos. Obrigado pela ajuda.

Na realidade a caderneta de pouco vale , é apenas para pagar impostos, ainda ha dias tinha comprado um apartamento em 2008 , que na conservatoria não estava em meu nome e como tinha a caderneta em meu nome pensava que estava tudo bem , sp paguei os impostos

Licença de utilização , certidão permanente esses sim
  13.  # 13

Colocado por: Nostradamus

Aqui está a casa que procura.

A não ser que a casa que visitou tenha um enquadramento mesmo espetacular - isso é das coisas que eu mais valorizo numa moradia isolada.

(Sem saber a localização/zona, qualquer resposta aos valores dos imóveis serão puros achismos aqui do fórum. Nem sabemos se é na Quarteira, Cascais, Vila Verde ou na Picha)

A zona é Coimbra, nos arredores da cidade. Ambas são isoladas. A de que falamos, tem é uma disposição interior diferente e tem características que a diferenciam. É o estilo de casa de que ambos gostamos e que hoje em dia já quase ninguém constrói. Se não conseguirmos chegar ao valor que pedem, iremos ver essa, também já está no mercado há bastante tempo.
    Obrigado pela ajuda.
  14.  # 14

Colocado por: AM_forumdacasa

A zona é Coimbra, nos arredores da cidade. Ambas são isoladas. A de que falamos, tem é uma disposição interior diferente e tem características que a diferenciam. É o estilo de casa de que ambos gostamos e que hoje em dia já quase ninguém constrói. Se não conseguirmos chegar ao valor que pedem, iremos ver essa, também já está no mercado há bastante tempo.
    Obrigado pela ajuda.

Da minha experiencia em Coimbra ( comprei casa cá em outubro passado ) diria que metade das moradias que visitei não tinha licença de habitação

Não percebo o fenomeno
  15.  # 15

Colocado por: AM_forumdacasaÉ o estilo de casa de que ambos gostamos e que hoje em dia já quase ninguém constrói.

Mas entramos dentro dos palacetes e casas senhoriais?

Pergunto isto porque por meio milhão numa aldeia limítrofe de Coimbra acho que não constrói uma versão "actualizada" dessa casa, com áreas mais contidas, materiais mais recentes, etc

Certo que nada bate o charme do antigo bem feito, mas.. era preciso ser uma casa estilo senhorial para pagar meio milhão por uma casa com 40 anos na zona de Coimbra.

E olhe que eu conheço bem Coimbra e arredores. Ha uma diferença entre os valores anunciados e os acordados. E as que estão ainda online à venda são as que não se venderam (ou dificilmente se vendem). Uma casa na zona de Coimbra a um preço "justo", desaparece do mercado em menos de 1 mês.
    Concordam com este comentário: larkhe
  16.  # 16

Colocado por: larkhe

Da minha experiencia em Coimbra ( comprei casa cá em outubro passado ) diria que metade das moradias que visitei não tinha licença de habitação

Não percebo o fenomeno

Como a casa está a venda por uma imobiliária não me ocorreu isso. Vou perguntar antes de fazer proposta. Obrigado!
  17.  # 17

Colocado por: NostradamusPergunto isto porque por meio milhão numa aldeia limítrofe de Coimbra acho que não constrói uma versão "actualizada" dessa casa, com áreas mais contidas, materiais mais recentes, etc

Por meio milhao nos arredores de Coimbra comprava uma casa com metade da area e o triplo do conforto nova...
    https://supercasa.pt/venda-moradia-t4-coimbra/i1871583
    https://supercasa.pt/venda-moradia-t4-coimbra/i682728
    https://supercasa.pt/venda-moradia-t3-coimbra/i1114508
    https://supercasa.pt/venda-moradia-t4-coimbra/i1640103

Mas cada um com a sua panca...
    Mesmo 400 mil continuava a parecer um negocio de ****. Provavelmente tem que la gastar a volta de 150k para a modernizar e nunca fica igual a uma nova a nivel de conforto acustico, termico, etc... este tipo de casas da sempre a sensacao que sao os piores negocios que se pode fazer, pois regra geral sao de malta a quem o dinheiro nao faz falta e podem mete-las a venda por precos absurdos a ver se cola. Desejo boa sorte ao OP no negocio. As vezes pode ter mesmo sorte... la na aldeia de onde sou natural havia uma quinta com uma casa senhorial que estava a venda por mais de 1 milhao de euros e acabou a ser vendida por bem menos de metade para um investidor que a reabilitou para turismo rural.
  18.  # 18

Colocado por: AM_forumdacasa

Como a casa está a venda por uma imobiliária não me ocorreu isso. Vou perguntar antes de fazer proposta. Obrigado!

não estou a ver a casa, nem esse nunca foi o meu mercado alvo.... mas por 500 .000 euros tem ai muita casa até recentes com muito bom aspeto ...... e em varias zonas da cidade .
  19.  # 19

Colocado por: Nostradamus

Mas entramos dentro dos palacetes e casas senhoriais?

Pergunto isto porque por meio milhão numa aldeia limítrofe de Coimbra acho que não constrói uma versão "actualizada" dessa casa, com áreas mais contidas, materiais mais recentes, etc

Certo que nada bate o charme do antigo bem feito, mas.. era preciso ser uma casa estilo senhorial para pagar meio milhão por uma casa com 40 anos na zona de Coimbra.

E olhe que eu conheço bem Coimbra e arredores. Ha uma diferença entre os valores anunciados e os acordados. E as que estão ainda online à venda são as que não se venderam (ou dificilmente se vendem). Uma casa na zona de Coimbra a um preço "justo", desaparece do mercado em menos de 1 mês.
    Concordam com este comentário:larkhe

Não é palecete 😂😂 é uma moradia clássica, três pisos. O 1 andar basicamente é só um escritório e a cave é garagem e garrafeira. Gostamos da disposição, da localização (porque eu trabalho em casa, mas a minha esposa não, ficava num local acessível a cidade e também a um passo da nossa rede familiar). Nos até temos terreno para construir mas está para chegar o herdeiro e a minha sócia não quer passar pelo drama da construção.
    Nós não vamos oferecer meio milhão, gostamos da casa e do potencial que ela tem, mas não conseguimos dar isso, com as melhorias que tínhamos que fazer para a casa ficar confortável.
  20.  # 20

Colocado por: dmanteigas

Por meio milhao nos arredores de Coimbra comprava uma casa com metade da area e o triplo do conforto nova...
    https://supercasa.pt/venda-moradia-t4-coimbra/i1871583
    https://supercasa.pt/venda-moradia-t4-coimbra/i682728
    https://supercasa.pt/venda-moradia-t3-coimbra/i1114508
    https://supercasa.pt/venda-moradia-t4-coimbra/i1640103

Mas cada um com a sua panca...
    Mesmo 400 mil continuava a parecer um negocio de ****. Provavelmente tem que la gastar a volta de 150k para a modernizar e nunca fica igual a uma nova a nivel de conforto acustico, termico, etc... este tipo de casas da sempre a sensacao que sao os piores negocios que se pode fazer, pois regra geral sao de malta a quem o dinheiro nao faz falta e podem mete-las a venda por precos absurdos a ver se cola. Desejo boa sorte ao OP no negocio. As vezes pode ter mesmo sorte... la na aldeia de onde sou natural havia uma quinta com uma casa senhorial que estava a venda por mais de 1 milhao de euros e acabou a ser vendida por bem menos de metade para um investidor que a reabilitou para turismo rural.

Tem toda a razão, mas de todas as que vimos esta foi aquela de que mais gostamos, pelos vários motivos que citei já, mas é uma casa e não temos ideias fixas. Se não aceitarem a nossa proposta, continuaremos a procura, até porque não estamos desesperados. Moramos no centro da cidade, num apartamento que remodelamos há três anos, mas que agora ficará pequeno, mas durante bastante tempo ainda servirá.
    Obrigado pelo ajuda.

0.0186 seg. NEW