Colocado por: PaioPorque chamamos a um motor trifásico onde o próprio tem apenas duas fases e um neutro, 3fios, não seria o termo correto bifásico??não estara fazer confusão com motores de comutação de polos? ou com arrancador externo? é que motores bifasicos são rarissimos.
Colocado por: josesusanao Neutro é uma fase que está ligada à terrao ponto neutro é o ponto d equilíbrio de todos os enrolamentos dos geradores e dos motores trifasicos e serva quase em exclusivo para equilbrar e permitir distribuir corrente monofasica a partir de corrente distribuída em trifásico.
Uma pesquisa na net com os enrolamentos e ondas sinosoidais das fases ajuda a perceber melhor.
Colocado por: josesusanaHá um desfasamento entre todas as fasessendo um desfazamento sicrono de 120º onde o seu somatorio perfaz rigorosamente 360º ou seja uma circunferência completa.
Colocado por: PaioEstou a referir a estes motores por exemplo, é rifásico mas tem apenas 4 fios, onde o trifásico por norma tem 5 , L1,L2,L3, N e terraambos são motores trifásicos com enrolamentos em estrela.
Colocado por: jorgealvesem sistemas equilibrados por exemplo motores ou grupos de resistencias puras, não existe necessidade de ponto neutro.
Colocado por: jorgealvesambos são motores trifásicos com enrolamentos em estrela.
ps: na segunda foto o condutor é azul mas é uma fase simétrica como as outras duas
Colocado por: Paiofazer a ligação em triângulo para 230v , só que vão perder bastante força certo, ?depende da tensão dos enrolamentos, tipicamnete nos motores a comutação estrela triangulo serve para reduzir a corrente de arranque trabalhando no momento inicial em tringulo e comutando para estrela com rotação e binario maximo, mas existem motores que podem operar em ambos os esquemas com rotações diferentes, de cabeça não me lembro quais as tensões de arranque e serviço mas tenho ideia de ser qualquer coisa como 220/440 na antiga norma.
Colocado por: PaioPenso que resolvo o problema desta forma certo?
Colocado por: jorgealvesQual a tensão na chapa de características e a corrente?