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    • Paio
    • 11 março 2025

     # 1

    Porque chamamos a um motor trifásico onde o próprio tem apenas duas fases e um neutro, 3fios, não seria o termo correto bifásico??
    Obrigados
  1.  # 2

    O próprio Neutro é uma fase que está ligada à terra.

    Depois, as próprias fases fazem "um diferencial entre si". Há um desfasamento entre todas as fases (e neutro) e enrolamentos do motor que as faz actuar 2 a 2,portanto se tiver fase A B e N, temos
    A-N
    N-B
    B-A

    Ou melhor A-N-B-A-N-B-A...

    Uma pesquisa na net com os enrolamentos e ondas sinosoidais das fases ajuda a perceber melhor.
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  2.  # 3

    Colocado por: PaioPorque chamamos a um motor trifásico onde o próprio tem apenas duas fases e um neutro, 3fios, não seria o termo correto bifásico??
    não estara fazer confusão com motores de comutação de polos? ou com arrancador externo? é que motores bifasicos são rarissimos.

    Colocado por: josesusanao Neutro é uma fase que está ligada à terra
    o ponto neutro é o ponto d equilíbrio de todos os enrolamentos dos geradores e dos motores trifasicos e serva quase em exclusivo para equilbrar e permitir distribuir corrente monofasica a partir de corrente distribuída em trifásico.
    ps: em sistemas equilibrados por exemplo motores ou grupos de resistencias puras, não existe necessidade de ponto neutro.

    Uma pesquisa na net com os enrolamentos e ondas sinosoidais das fases ajuda a perceber melhor.
  3.  # 4

    Colocado por: josesusanaHá um desfasamento entre todas as fases
    sendo um desfazamento sicrono de 120º onde o seu somatorio perfaz rigorosamente 360º ou seja uma circunferência completa.
    ps: não confundir somatório de ângulos de desfasamento, com somatório de correntes
    • Paio
    • 12 março 2025 editado

     # 5

    Estou a referir a estes motores por exemplo, é rifásico mas tem apenas 4 fios, onde o trifásico por norma tem 5 , L1,L2,L3, N e terra
      IMG_0959.jpeg
    • Paio
    • 12 março 2025

     # 6

    .
      IMG_0960.jpeg
  4.  # 7

    Colocado por: PaioEstou a referir a estes motores por exemplo, é rifásico mas tem apenas 4 fios, onde o trifásico por norma tem 5 , L1,L2,L3, N e terra
    ambos são motores trifásicos com enrolamentos em estrela.

    Colocado por: jorgealvesem sistemas equilibrados por exemplo motores ou grupos de resistencias puras, não existe necessidade de ponto neutro.

    ps: na segunda foto o condutor é azul mas é uma fase simétrica como as outras duas
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    • Paio
    • 12 março 2025

     # 8

    Colocado por: jorgealvesambos são motores trifásicos com enrolamentos em estrela.


    ps: na segunda foto o condutor é azul mas é uma fase simétrica como as outras duas

    Então em ambos os motores podemos fazer a ligação em triângulo para 230v , só que vão perder bastante força certo, ?
  5.  # 9

    Colocado por: Paiofazer a ligação em triângulo para 230v , só que vão perder bastante força certo, ?
    depende da tensão dos enrolamentos, tipicamnete nos motores a comutação estrela triangulo serve para reduzir a corrente de arranque trabalhando no momento inicial em tringulo e comutando para estrela com rotação e binario maximo, mas existem motores que podem operar em ambos os esquemas com rotações diferentes, de cabeça não me lembro quais as tensões de arranque e serviço mas tenho ideia de ser qualquer coisa como 220/440 na antiga norma.
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    • Paio
    • 12 março 2025

     # 10

    Penso que resolvo o problema desta forma certo?
      IMG_09592.jpeg
  6.  # 11

    Qual a tensão na chapa de características e a corrente?
  7.  # 12

    Nunca vi nenhum motor trifasico a necessitar de neutro,

    Todos com que trabalho independentemente da cor dos fios , necessitam de 3 fases e terra, como explicou o Jorge desfasamento de 120º entre elas .
  8.  # 13

    Colocado por: PaioPenso que resolvo o problema desta forma certo?
      IMG_09592.jpeg


    Pode resolver ou não , depende dos enrolamentos que tem.
    • Paio
    • 12 março 2025

     # 14

    Colocado por: jorgealvesQual a tensão na chapa de características e a corrente?
      IMG_0964.jpeg
  9.  # 15

    Tensão em triângulo 230V, em estrela 380v.
    Corrente á carga nominal em triângulo 1,4A
    Corrente á carga nominal em estrela 0,8A.

    Comum motor de arranque directo com ligação dos enrolamentos em estrela.
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