Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite, estou na fase de projeto arquitetura e neste momento surgiu a dúvida sobre que tipo de telhado a aplicar.
    Do ponto de vista de fiabilidade e robustez preferia um telhado de telha, mas gostaria de ver uma casa com um design mais moderno.
    Surgiu por parte do arquiteto a sugestão de telhado com apenas um agua, (a casa é em forma de L), com 2 partes distintas. O mesmo terá uma área aprox. de 280 M2. Esta solução teria a aplicação de zinco camarinha, conservando a linha moderna para o projeto.
    O que pensam da aplicação deste material, bem com o seu custo, robustez e execução de obra?

Caso esta solução não me convença irei avançar para um telhado tradicional com 4 aguas.

Grato pelo vosso tempo
  2.  # 2

O zinco deve ser a solução mais cara que existe, mas os arquitetos adoram, porque não são eles que pagam. Talvez por isso seja mais usado em obras públicas do que em obras particulares.
    Conheço uma pessoa que tem e está arrependido, por causa do barulho da chuva.
  3.  # 3

Colocado por: Pickaxeporque não são eles que pagam
    coisa que pretendo aplicar em casa assim que possível.
  4.  # 4

A solução falada é em zinco camarinha ( falaram-me num custo de 70 euros M2). O Zinco a sério vai para valores muito muito superiores... Mas em termos de todos os prós e contras suscita-me dúvidas...
  5.  # 5

Colocado por: antonylemoscoisa que pretendo aplicar em casa assim que possível.

"os arquitetos adoram" ... check.
  6.  # 6

Colocado por: Antunes3falaram-me num custo de 70 euros M2

deve ter sido o arquiteto.

Colocado por: Antunes3O Zinco a sério

Camarinha é um sistema de aplicação com "zinco a sério".
    Concordam com este comentário: nunogouveia
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Antunes3
  7.  # 7

Colocado por: Pickaxe
    deve ter sido o arquiteto.

Camarinha é um sistema de aplicação com "zinco a sério".
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Antunes3

Sim, foi.

Tenho a ideia que o há várias espessuras de zinco e que o camarinha é menos espesso, mas sou leigo. Já ouvi falar de valores do tipo, 3x colocação de telha por parte de alguns arquitetos.
  8.  # 8

Tem orçamento para um telhado em zinco?
    Tem orçamento para contratar verdadeiros profissionais para aplicar um telhado em zinco?
    E o mais importante.
    Tem orçamento para "levar com a ripa" quando começar a pedir orçamentos para a obra e os empreiteiros virem que o projeto tem um telhado em zinco?
  9.  # 9

Mais que tudo.
    Qual é a inclinação desse telhado?
    Se for para ser menos de uns 10% deixe lá o zinco quietinho que só vai estourar dinheiro.

Ah.
    E 70€ +iva(!)
    Não esquecer que se forem instalações mais complicadas o preço cresce.
    Não esquecer que precisar de uma base plana (osb+tela transpiravel) por baixo. Se não depois aparecem as queixas de barulho e afins…

Alternativa ao zinco seria qual? Assumindo que não telha também?
    • SrR
    • 12 março 2025

# 10

Tem a opção de telha plasma que tem um design engraçado
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  10.  # 11

Tenho 1 amigo que pagou 45k para retirarem o telhado antigo e colocarem novo, estrutura nova, telha sandwich e telha cerâmica por cima. 100m casa, 2 águas.... Isto dá mais de 300€m2 por certo.
  11.  # 12

Colocado por: SrRtelha plasma

Totalmente de acordo.

12.  # 13

Colocado por: NTORIONTenho 1 amigo que pagou 45k para retirarem o telhado antigo e colocarem novo, estrutura nova, telha sandwich e telha cerâmica por cima. 100m casa, 2 águas.... Isto dá mais de 300€m2 por certo.
    esse foi bem comido.
    Concordam com este comentário: Nostradamus
  13.  # 14

E sim, 70€m2 é um valor realista para zinco. Se nao for muita area nem vale a pena pensar muito.
  14.  # 15

Colocado por: PickaxeO zinco deve ser a solução mais cara que existe,

nao é nem de perto, mas é das soluções mais duradouras que existe, e sem manutenção, no final fica mais barato que soluções mais tradicionais mas normalmente não se fazem contas a isso.
  15.  # 16

Colocado por: gil.alvesSe for para ser menos de uns 10%
    li algures um manual qualquer qie falava em 5% como minimo.
  16.  # 17

Colocado por: Vítor Magalhães
    Totalmente de acordo.

Mas não de 4 águas, apenas 1 ou 2, ampliem a foto e percebem.
  17.  # 18

Colocado por: zedasilvaTem orçamento para um telhado em zinco?
    Tem orçamento para contratar verdadeiros profissionais para aplicar um telhado em zinco?
    E o mais importante.
    Tem orçamento para "levar com a ripa" quando começar a pedir orçamentos para a obra e os empreiteiros virem que o projeto tem um telhado em zinco?

Ainda não tenho orçamentos para telhados em Zinco. Se a solução for de qualidade e apenas ligeiramente mais cara que a telha( aí terá de mudar o tipo de telhado) irei ponderar. Se for muito mais cara, irei pedir alteração para um telhado em telha.
  18.  # 19

Colocado por: gil.alvesMais que tudo.
    Qual é a inclinação desse telhado?
    Se for para ser menos de uns 10% deixe lá o zinco quietinho que só vai estourar dinheiro.

Ah.
    E 70€ +iva(!)
    Não esquecer que se forem instalações mais complicadas o preço cresce.
    Não esquecer que precisar de uma base plana (osb+tela transpiravel) por baixo. Se não depois aparecem as queixas de barulho e afins…

Alternativa ao zinco seria qual? Assumindo que não telha também?
  19.  # 20

Olá! O telhado se for para ser em Zinco, terá de ficar com no máximo os 10%, mas o arquiteto disse-me que não havia um mínimo para a inclinação...pensei que pudesse ser 5% por exemplo. Se for em Zinco será um telhado de 1 agua ou 2 aguas( por decidir).

Se esta aplicação de Zinco não for viável ou muito cara irei alterar o telhado para um de telha, aí terá de ser refeito o projeto do telhado para um de 4 aguas eventualmente.

Na sua opinião a solução zinco fica quanto mais cara que a de telha? Falaram-me de 60 telha e 70 com Zinco... Mas desconheço a realidade concreta.

0.0240 seg. NEW