Sou divorciado e coproprietário de um terreno com a minha ex-mulher.
Concordei vender à minha ex-mulher a minha parte do terreno e preciso de saber como tratar de todo o processo. Sempre que comprei ou vendi imóveis recorri a imobiliárias e não sei o que fazer nesta situação.
Colocado por: sizeSe o terreo estiver devidamente registado nas Finanças e na Conservatória, passe por um notário para agendar a escritura, munido da caderneta predial
Certidão para venda de imovel de Registo Predial Esta é a certidão para venda de imovel que, essencialmente, identifica os proprietários do imóvel e o histórico do mesmo. Pode ser obtida através do site do Registo Predial Online e apresenta uma validade de 6 meses e um custo de 15€.
Caderneta Predial Urbana A Caderneta Predial é onde constam informações como a identificação dos proprietários, a localização do imóvel e a sua situação fiscal, o valor patrimonial, e todos os dados relativos à habitação. Este documento para venda de imovel pode ser obtido no serviço de finanças da área de residência ou online, na área pessoal no site das Finanças. É a partir desta que pode ser calculado o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI)
Estas pessoas agradeceram este comentário: NunoPxt
já fui por 3 vezes a uma cartório por assuntos diferentes e só tenho a dizer bem, muito bem esclarecido, tratado e com o assunto resolvido rapidamente e com eficiência.