Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Agora sou eu que preciso de ajuda.
    Herdei a administração do meu prédio. Acontece que durante 5 anos nada foi feito pelo antigo administrador, desde quotizações em atraso, incluindo do próprio, falta de preenchimento da papelada, etc. etc.
    Agora quero levar isto a sério, mas se o condomínio está todo desorganizado, incluindo a contabilidade. Caso isto dê para o torto não sei se posso obrigar os condóminos a pagar por falta de requisitos legais.
    Como é que desenbrulho esta bota agora?
    Obrigado.
  2.  # 2

Olá!

Faço a gestão de condomínios. Por isso gostaria de poder ajudar, não percebi bem qual é a dúvida... Como é que o condomínio "passou" para as suas mãos? Existe uma acta? Na acta não se procedeu à aprovação das contas do ano anterior? Não diz qual o saldo e quais as dívidas existentes à data?

Eu quero ajudar, não percebo é bem como fazê-lo... Fico a aguardar mais informações.
  3.  # 3

Depois de muito esforço, conseguimos que se fizesse a reunião, mas na passagem de testemunho, não havia papeis descriminados. Com base no que foi assumido pelo antigo administrador, obtivemos um saldo, assim como as dividas existentes que ficaram em acta. No entanto ficou de apresentar documentos descriminados que posteriormente á reunião me foi entregue, assim como toda a papelada existente. Na reunião só fiquei com o livro de actas. Eu agora é que fiquei com o menino nos braços.
  4.  # 4

Francisco,

assim como descreve não é possivel ajudar em nada.
    No entanto poderá seguir os seguintes passos:

1. organizar a documentação que lhe foi entregue.
    2. confirmar o estado actual das contas (fazer a relação das quotas em atraso referente a cada condómino).
    3. pedir apoio aos outros condóminos, que tenham conhecimentos para o ajudarem.
    4. toda e qualquer duvida que tenha, recorra ao anterior administrador para obter explicaçoes.
    5. caso o antigo administrador não seja uma pessoa séria e nao o ajude, pague a uma empresa de contabilidade para verificar todas as contas desde a ultima que tenha sido apresentada. (estou a partir do principio que a ultima foi aprovada)
    6. não se queixe da vida, voce so é administrador por vontade propria.
    7. não trabalhe de graça.
    8. após isso tudo irão surgir as dúvidas, aí sim poderá colocá-las, mas aconselho a coloca-las de forma explicita para que seja de facil compreensao.

9. "A sorte protege as mentes preparadas" - se você for capaz e tiver juizo entao terá sorte e se sairá muito bem dessa "embrulhada" :D.
    10. Boa Sorte.
  5.  # 5

Francisco,
    Há um orçamento aprovado?
    A primeira coisa a fazer, é receber as comparticipações dos condóminos.

Colocado por: nielskyassim como descreve não é possivel ajudar em nada.
    Concordo. E felicito-o pelo conjunto de conselhos.

1. organizar a documentação que lhe foi entregue..
    Colocar as facturas (pagas) num dossier com lombada a identificá-lo devidamente.
    Pode organizá-las POR ANO e, dentro de cada ano, por ordem alfabética.

Como num condomínio o movimento é relativamente pequeno, deixe as facturas em dívida (a pagar) numa pasta enquanto não estiverem pagas.
    Assinale na factura a data e o meio (cheque, transferencia, dinheiro) de pagamento.
    EVITE pagamentos em dinheiro.

2. confirmar o estado actual das contas (fazer a relação das quotas em atraso referente a cada condómino)..
    Quanto a mim, este ponto é prioritário: RECEBER os créditos - quotas em atraso dos condóminos.

7. não trabalhe de graça..
    Isto é que , neste caso , não sei como evitar...

Recomendações:
    1- faça todos os movimentos (pagamento/recebimentos) através da conta bancária do condomínio. Se não existir, pegue na acta da assembleia geral em que foi eleito e vá a um banco que lhe esteja mais à mão abrir essa conta.
    2- registe (folha excel) todos os movimentos de pagamentos/recebimentos por ordem cronológica à medida que forem sendo feitos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: francisco2
  6.  # 6

Ok, não devo ter sido suficientemente explicito.
    Os conselhos genéricos que o nielsky deu estão presentes no meu espírito e eu garanto que sou organizado.
    O problema é que o antigo administrador não cumprui com os mínimos em termos de documentação.
    Existe um livro de receitas e despesas, que deixou de ser preenchido.
    A minha dúvida concreta é saber quais os livros e documentos necessários, para que se possa considerar que existe contabilidade válida legalmente.
  7.  # 7

Colocado por: francisco2
    A minha dúvida concreta é saber quais os livros e documentos necessários, para que se possa considerar que existe contabilidade válida legalmente.

O livro de actas é suficiente.

Mas deverá lhe ser entregue os dados (nºconta, agência) para ter acesso à conta do condominio, o cartao de contribuinte, chaves, carimbos, facturas anteriores ( pagas ou nao), recibos (copias) das quotas recebidas, relação de dívidas (quotas pagas) e tudo o que se lembrar que o administrador tenha em seu poder.

Imagine que vai iniciar a actividade de um condomínio novo, é por aí que deve iniciar o seu labor.

Se o Francisco acompanhou minimamente os ultimos tempos do condomínio, terá mais facilidades para se organizar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: francisco2

0.0131 seg. NEW