Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Eu aprendi assim tenho b e b1 , tenho o cots T2 ,posso andar na via pública com o trator com tara 3500 kg ,se o trator pesar 2500 kg posso acoplar uma alfaia de 1000 kg = total 3500kg .

Com o reboque, se o trator tiver no livrete peso rebocavel 10000 kg ,não posso andar com reboque ,se tiver peso rebocável 2500 - kg posso . Vai depender da tara do trator aí ( tara máximo 3500 kg)

Total 6000 kg brutos .

No site do IMTT está assim ,mas dizem que na prática a informação não está correta .

Por exemplo para andar de camião tem de ter C1 , e a camiões com tara 3500 kg ,mas não dá para andar com o cots , daí a confusão.

Alguém consegue explicar melhor?
  2.  # 2

Do que me lembro do cots é bastante simples: com a carta de ligeiros (B) podemos conduzir um conjunto (trator + implemento) até 6000 kg. Para tratores com peso acima dos 3500 (normalmente a partir dos 100 cv) já é preciso carta de trator (T) e aqui já não se aplica a regra das 6 ton. Ou seja, não pode andar na via publica com um trator dos grandes (+ de 3.5 ton), nem sozinho nem com implementos, se estiver habilitado só com a carta de carros ligeiros.

Voltando às 6 toneladas. É fácil. Veja o exemplo da foto. Este trator pode ser conduzido pela carta B e pode andar com um reboque com PB (peso bruto) até 5000 kg. No entanto, se levar carga, o total do peso engatado ao trator (carga + tara do reboque) não pode ultrapassar as 3,8 ton (contas redondas). Que somados ao peso do trator (tara) dará os tais 6000 kg. O peso típico de um reboque de 5 ton, vazio, a tara, andará nos 800 a 900 kg.

Fez muito bem tirar o COTS. Aprende-se imenso em questões de segurança. Mas só será obrigatório a partir de agosto deste ano e já se sabe que uns dias antes sairá nova prorrogação do prazo. Por 1 ano.
    Concordam com este comentário: Miguelrei, Dacepa
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Miguelrei
      Trator_livrete.jpg
  3.  # 3

Exato eu aprendi assim , uns dizem uma coisa ,outros dizem outras .acho que é uma questão de seguros ,aí é que está o gato .

Posso andar com este trator tem de tara 2600,2800 kg,e de peso rebocavel 14000kg.posso conduzir ??

Só com alfaia ,com reboque não .
      Screenshot_2025-03-14-11-19-38-131_com.android.chrome.jpg
      Screenshot_2025-03-14-11-20-05-220_com.android.chrome.jpg
  4.  # 4

Colocado por: MiguelreiPosso andar com este trator tem de tara 2600,2800 kg,e de peso rebocavel 14000kg.posso conduzir ??

Não só pode como deve! É um sonho de trator, uma máquina eterna, muito apreciado e que com 20 ou 30 anos vale tanto (ou mais) que quando comprado novo!

Colocado por: MiguelreiSó com alfaia ,com reboque não .

Não entendeu em cima. Claro que pode andar com reboque. Com qualquer reboque. Não pode é ultrapassar as 6 toneladas no total. E o total é calculado como no exemplo a seguir:
    - trator = 2600 kg
    - reboque = 900 kg

Imagine que vai buscar um reboque de terra. O máximo que pode carregar de terra é 2500 kg. Porque:
    - trator = 2600 kg
    - reboque = 900 kg
    - terra = 2500 kg
    TOTAL = 6000 kg

Está claro agora? Depois tem de cumprir as outras regras de não ultrapassar os taipais, não derramar nada na via publica e não obstruir a visibilidade do pirilampo. Entre outras.

Outro pormenor que não referi. O COTS não muda/acrescenta nada aos pesos e características dos tratores que pode conduzir. Isso é tudo definido pelo facto de ter carta B. A utilidade do curso é para aprender questões de segurança. Absolutamente fundamentais.
    Concordam com este comentário: HAL_9000
  5.  # 5

Exatamente foi assim que aprendi .

3500kg de tara com ou sem alfaia 3000 kg + 500 kg de alfaia = 3500kg .

Ou como você disse trator (tara )2600 + 900 reboque (tara) + 2500 (material ) terra ,pedra o que for ...

mas já ouvi comentários de pessoas que no livrete do trator estiver mais de 6 toneladas rebocavel ,não se pode ,só com t3. Independentemente da tara ser 2000 ou 3500 kg .

Preciso é de andar neste caso ,com este trator . Este trator tem um peso bruto de 14 toneladas e peso rebocavel de 10 toneladas ,se não estou em erro .
  6.  # 6

Colocado por: Casa da HortaMas só será obrigatório a partir de agosto deste ano e já se sabe que uns dias antes sairá nova prorrogação do prazo. Por 1 ano.

🤣🤣
  7.  # 7

" De facto o que conta perante a lei é o PB do tractor e seu conjunto. Depois existe a casualidade, em principio, digo bem em principio, um tractor com até de 35 cv é T1, nos 40-60 cv é T2, a partir dos 60 cv é T3.... uma casualidade.
    Mas isto é como dizer que um carro com 600 cc2 é um quadriciclo, um 2cv é bem um carro de categoria B e não um quadriciclo."

" não é a tara que conta mas o PB.
    A Carta B permite a condução do grupo 1, com cots grupo 2
    Carta C permite a condução do grupo 1 e 2, com cots grupo 3.
    Os grupos são divididos em PB.
    grupo 1 conjunto até 2500 kg
    grupo 2 tractores com PB 3500kg e 6000 com reboque.
    Grupo 3... tudo o que ultrapassa. Portanto a tara pouco interessa"

Tirado de outro post.

0.0135 seg. NEW