Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,

Estou a transformar um pequeno espaço de divisão única (com 10 m2) e procuro soluções de isolamento térmico que não comprometam demasiado os volumes interior ou exterior. O tecto é composto por telha tradicional e é suportado por vigas de cimento. Em relação a este, o que vou fazer é aplicar XPS de 10 cm entre vigas e forrar com madeira fina, de encaixe. Em relação às paredes não sei o que fazer; têm apenas 18 cm. A casa fica no Alentejo e, portanto, é muito fria no Inverno e muito quente no Verão. Agradeço, desde já, o conselho informado.
    Fátima Santos
  2.  # 2

Esse isolamento no teto irá pecar pelas pontes térmicas das vigotas de betão.
    No geral, para ficar bem feito e trazer os benefícios que pretende, deveria pedir o auxílio a um técnico.
  3.  # 3

Obrigada pelo comentário.
    Espuma rígida nos interstícios resolve?
  4.  # 4

Colocado por: Fátima N SantosEspuma rígida nos interstícios resolve?

Com este esquema talvez consiga perceber melhor o que o nunogouveia tentou explicar
    Concordam com este comentário: nunogouveia
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nunogouveia
      FORRO.JPG
  5.  # 5

Obrigada. Eu percebi o comentário do nunogouveia. E a minha pergunta é como resolver. Espuma rígida? Isolar a viga? Com quê?
  6.  # 6

Colocado por: Fátima N SantosObrigada. Eu percebi o comentário do nunogouveia. E a minha pergunta é como resolver. Espuma rígida? Isolar a viga? Com quê?

Coloque o XPS continuo logo abaixo das vigotas. Para segurar o lambrim de madeira terá que pensar numa estrutura que fique presa às vigotas atravessando o XPS.
  7.  # 7

Uma placa fina adicional de XPS, a cobrir toda a área (8 m2), e fixar o ripado por cima (isto é, ripado+XPS de 2 cm+viga) ajudaria? Ou uma espuma junto ao ripado e a isolar a viga?
    Uma desvantagem é que tenho grandes restrições de espaço. O pé direito é muito baixo e corro o risco de termos de andar curvados...
    Obrigada!
  8.  # 8

acho que devia levantar as telhas e meter por cima das vigotas as placas de xps, depois com um ripado proprio por cima para segurar as telhas. Depois por dentro podia meter o forro ( pladur) fixo ás vigotas, pesquise na net.

0.0081 seg. NEW