Já há algum tempo que venho acompanhando este fórum e começo por agradecer a boa informação que muitas vezes encontro e a disponibilidade de partilha de vários membros. Apesar disso, só agora me registei, pois, com a aquisição recente da 1.ª habitação própria permanente, sinto agora a necessidade de participar mais ativamente. Peço desde já desculpa, caso não esteja a seguir devidamente as regras do fórum, nomeadamente sobre a categorização desta publicação, ou outra, mas espero que me perdoem enquanto novato neste fórum.
Conforme o título desta publicação, gostaria de contar com a ajuda dos(as) mais experientes relativamente ao que fazer para "corrigir" a cor das madeiras do apartamento que adquiri.
- Adquiri o apartamento já incluindo a remodelação que estava prevista. Sobre as madeiras já aplicadas, o que estava previsto era envernizar. Como achava a cor mais escura do que o que pretendia, questionei se seria possível lacar/esmaltar em branco. Referiram que seria muito mais dispendioso/trabalhoso e que o branco pode amarelecer, notar-se mais facilmente as esmorradelas, etc. Disse que gostava então que o tom da madeira fosse mais natural e referiram que sim, que, após lixar tudo, e aplicar o verniz ficaria num tom natural; - Entretanto, acabaram por substituir algumas madeiras mais estragadas, nomeadamente alguns rodapés e uma porta. Partilharam um vídeo disso comigo (conforme imagem em anexo) e eu disse: "Olhem, é mesmo essa cor, a das madeiras novas, que pretendia". Dissera-me ok e que, após lixar tudo e aplicar verniz, ficaria tudo com essa cor mais natural; - Contudo, quando me chamaram, para ver o resultado final, estava tudo à mesma cor, mas a cor mais escura inicial, que era a que não queria! :( Confrontei o pintor com isso, e ele justificou-se dizendo que, ao aplicar o tapa-poros, é inevitável a madeira escurecer, bem como com a aplicação subsequente do verniz. Contudo, acho que me tentaram "enrolar" e que avançaram dessa forma porque seria mais fácil do que lixar todas as outras madeiras até obter a cor natural que pretendia.
Como não estou satisfeito com o resultado, estou a pensar eu próprio tratar agora as madeiras, enquanto não tenho ainda o apartamento muito "cheio". Para isso: - Comecei por pensar em lixar tudo, até à cor natural da madeira, aplicar depois um tapa-poros aquoso (que, segundo percebi, ao contrário do solvente, não escurece a madeira) e um verniz aquoso/translúcido. Contudo, disseram-me que provavelmente isso não seria possível não sendo as portas maciças, mas apenas "folheadas/laminadas" (ainda não tenho a certeza se é mesmo assim). Além disso, parece-me que daria muitíssimo trabalho lixar tudo, iria fazer bastante pó e não teria grandes garantias que o resultado final fosse satisfatório; - Depois, passei então a pensar mais em pintar com uma tinta que imitasse a madeira natural. Passei no Leroy Merlin onde me recomendaram este produto: https://www.leroymerlin.pt/produtos/esmalte-sintetico-efeito-madeira-titanlak-0-75l-nogueira-claro-12917331.html Contudo, está esgotado em todo o lado e receio que o resultado final também fosse algo "artificial" e difícil de reproduzir devidamente os veios da madeira e acertar com a cor próxima ao do piso (carvalho natural). - Por isso, passei agora a estar mais inclinado para simplesmente esmaltar todas as madeiras em branco. Para isso, do que percebi, deveria aplicar uma lixagem, mas ligeira, e eventualmente um primário (anda não percebi se é dispensável, recomendável ou essencial; podem ajudar p.f.?) e depois o esmalte. Parece-me que tanto o primário como o esmalte devem ser de base solvente, para maior robustez/durabilidade (que é o que pretendo), em vez de aquosos, certo? Como o meu teto é branco e a mobília branca com apontamentos de madeira, penso que será uma boa conjugação. Estava ainda a pensar também nos armários de três portas nos quartos, aplicar na porta do meio um vinil adesivo a imitar a madeira (carvalho) natural (que é a cor do piso vinílico). Alguma recomendação sobre o vinil a usar?
Destas três hipóteses, podem partilhar p.f. qual a vossa opinião sobre qual a mais ajustada? O que deverei ter em conta
Fico a aguardar o feedback dos(as) mais experientes, agradecendo antecipadamente a ajuda e deixando votos de bom fim-de-semana!
Colocado por: CTavares10- Por isso, passei agora a estar mais inclinado para simplesmente esmaltar todas as madeiras em branco.
se calhar é a melhor solução, mata o problema de vez com as nuances das madeiras que é por vezes muito dificil encontrar o equilibrio entre tudo e garantir que nunca ficará a coisa pesada.
Estas pessoas agradeceram este comentário: CTavares10
o branco pode amarelecer, notar-se mais facilmente as esmorradelas, etc.
Na minha casa, as madeiras foram todas pintadas a branco, e sim amarelece muito, suja-se imenso e fica com muitas marcas de pancadas (isto é particularmente chato nos rodapés). Dito isto, ou aceita que vai ficar com um aspeto desgastado ou vai andar sempre a limpar e pintar as madeiras. Na minha casa anterior tinha a madeira envernizada e estava sempre impecável.
Estas pessoas agradeceram este comentário: CTavares10