Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite.

Ando em a pensar em construir uma casa num terreno com cerca de 440m quadrados tem aproximadamente 35 de comprido por 13 de largo.
    Ainda não medi o terreno estou na fase de pensar se será uma boa ideia de usar esse terreno ou não, contudo sei que naquele terreno posso construir metade da sua área.

Estaríamos a falar de uma moradia com cerca de 220M térrea em L V3 ou V4 se desse para colocar piscina poderia ser uma opção.

Derivado as caraterísticas do terreno e sei que vou ter que recuar a casa pois penso que a parede da mesma tem que ficar a cerca de 5.5m do eixo da via e o mesmo não está e caso se verifique perderei ainda mais espaço dos 13m possivelmente só poderei usar no máximo 8 ou 9 metros.

Fiz um pequeno desenho do que gostaria e estou aberto a sugestões.

Obrigado.

Planta_0

https://postimg.cc/tY8ZWCqn
  2.  # 2

onde é o norte?
    pode encostar a qual das extremas?
    enfim o seu esquema pouco pelo menos para mim , se poderá comentar, sugiro que contrate desde já um arquiteto
    esse terreno á partida dá perfeitamente para fazer um bom T3
  3.  # 3

Obrigado pela tentativa de ajuda sem a totalidade dos dados.

Como disse estou no inicio e sim pretendo contratar um arquiteto mas para já pretendia ter uma ideia do que se "pode" lá construir.
      imagem-2025-03-16-230409414.jpg
  4.  # 4

Antes disto:
    Colocado por: darkfido24para já pretendia ter uma ideia do que se "pode" lá construir.

Deverá fazer isto:
    Colocado por: darkfido24sim pretendo contratar um arquiteto

O arquiteto conseguirá analisar corretamente o que é possível fazer respeitando as regras que se aplicam nessa zona, e mais importante, sugerir o que melhor se adapta ao local, mediante as suas necessidades.
  5.  # 5

Colocado por: darkfido24Fiz um pequeno desenho do que gostaria e estou aberto a sugestões.

Olá. A minha sugestão é que esqueça isso que desenhou. É contra producente. Só servirá para incutir-lhe ideias avulsas na cabeça e tornará mais dificil a tarefa do Arquitecto. Ele gastará energia a rebater as ideias que você foi ganhando com estes bonecos... energia essa que poderia usar a desenvolver o projecto. Esqueça os bonecos. Era MUITO mais importante que escrevesse uma lista do que gosta e do que detesta numa casa. Da sua vivencia e gostos pessoais. Tudo por escrito.
    Desenhos, zero.

Acredite, é um favor que faz a sí próprio. Ou ainda se arrisca a apanhar um Arquitecto sem brio que literalmente passa a limpo isso que você aí desenhou. É uma barbaridade diga-se de passagem. Perdoe-me a franqueza.

O que você pode construir está em 2000 regras urbanísticas, que o Arquitecto terá que ler. Do seu desenho não se percebe nenhuma das condicionantes do terreno e do local.

Boa sorte!
  6.  # 6

Colocado por: darkfido24mas para já pretendia ter uma ideia do que se "pod
    e já conhece as condicionanates do terreno? já leu os regulamentos?
  7.  # 7

Ainda nao. Pois não é a minha área e nao percebo muito do assunto.

Mas já entendi que existem milhares de regras por tras e pode haver condicionantes que so o arquiteto saberá responder.

Obrigado pelos esclarecimentos.
  8.  # 8

Colocado por: darkfido24Ainda nao. Pois não é a minha área e nao percebo muito do assunto.

Mas já entendi que existem milhares de regras por tras e pode haver condicionantes que so o arquiteto saberá responder.

Obrigado pelos esclarecimentos.
    o melhor neste momento é escrever uma lista de coisas que quer na casa. é mais útil do que fazer bonecos. deixe os bonecos para quem percebe
    Concordam com este comentário: nunogouveia
  9.  # 9

Esses vãos todos a sul necessitam de sombreamento...e o resto necessita de um arquiteto

0.0112 seg. NEW