Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Gostaria de ter uma ajuda, opnião dos mais entendidos.
    Comprei recentemente um terreno no qual tem uma "vala" que normalmente está seca mas agora com as chuvas teve alguma água a circular.

Não consigo perceber de onde vem pois aparece no meu terreno e claramente não é algo "natural".

Alguém tem ideia do que poderá ser, qual a origem da água?
    Foto em anexo para ajudar na identificação.

Cumprimentos
      Screenshot 2025-03-17 at 14.48.19.png
  2.  # 2

Chuva.
  3.  # 3

Tem que meter um mapa com as curvas de nível, e com os limites da sua propriedade.

De onde vem essa vala? O terreno do lado é seu? E o do outro lado?

Já foi à entidade que gere os recursos hídricos aí na região (não me lembro o nome agora)? Eles têm os mapas com os cursos de água, se esse for mesmo artificial não estará lá... Eventualmente até na Câmara poderá dar para ver...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: spitando
  4.  # 4

Os terrenos laterais não são meus. Era apenas 1 terreno que depois foi dividido em 3 em herança. Eu comprei o do meio que esta agora assinalado pelas linhas amarelas. Como dá pra ver na imagem a vala inicia no terreno ao lado mas tem tubos onde a água circula no terreno ao lado. diria que por isso não é visivel na imagem.

o terreno tem um ligeiro declive na direção da seta. a agua corre da direita para esquerda e baixo, no sentido da seta.
      Screenshot 2025-03-18 at 08.29.17.png
    • donn
    • 18 março 2025

# 5

No meu terreno tenho uma vala cheia de água, nesta temporada. Só pequena coisa, não 10m, que eu cavei de pá, mas dá para conter parte da água pluvial. Eu penso que podia captar algo como 20-39 m3 por ano, se tivesse a capacidade. Quando temos uns dias sem chover, infiltra no solo, mas muito devagar, neste solo argiloso. Não trata de "nível freático", o furo do vizinho é muito, muito mais profundo, é só que o solo é pouco permeável.

Origem da água? Ja sabe, é das chuvas, não é? Ajuda o solo a enxugar e o terreno não estar encharcado, que seria mal se não cultiva arroz. Pensa que pode ser isto?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: spitando

0.0103 seg. NEW