Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia a todos,

O meu apartamento já não tem abastecimento de gás há mais de um ano, nem vai voltar a ter. A lisboagás cortou o gás nas escadas do prédio quando cancelei o contrato, mas deixou meio metro de tubo instalado dentro do apartamento, a centimetros da porta de entrada, o que é feio e não dá jeito nenhum.
    Liguei para um técnico de gás mas pediu-me 120€ para tirar o tubinho.

Isto é normal? Não tenho prática com gás, mas se está cortado não posso eu mesmo tirar o tubo?
    E o preço, acham normal?

Obrigado a todos, tenham um bom dia
    • size
    • 18 março 2025

# 2

Não terá competência para executar essa operação. Tem que ser um técnico certificado
  2.  # 3

Então tenho mesmo de pagar 120€ para tirar um tubo de uma instalação desativada?
    Parece-me excessivo, não?
  3.  # 4

Colocado por: rfreixialEntão tenho mesmo de pagar 120€ para tirar um tubo de uma instalação desativada?

Deslocaçao e mao de obra ferramentas , parece me normal

Mas coloque fotos , pode ser que alguem dê uma ajuda melhor onde esta o contador? e onde esta o tubo
  4.  # 5

Dentro do apartamento, escave um pouco à volta do tubo, de modo a que consiga cortá-lo, depois é só tapar.
    • size
    • 18 março 2025

# 6

Envolve uma intervenção técnica de responsabilidade.
    Não é por ter cancelado o seu contrato de gás que pode considerar a instalação está desactivada. Tem que manter fechada não cortar. Não pode mexer nisso.
  5.  # 7

Não há contador, já não existe.

envio foto em anexo.
      tubo.jpg
  6.  # 8

Isto é um não assunto, deverá ser tratado por alguém certificado para tal.
    Ás vezes nem tudo o que parece simples será assim, e é muito fácil não prever situações futuras incluindo acidentes mais à frente por falta de acompanhamento correto em coisas que nos parecem muito básicas num determinado contexto.
    Tente procurar um melhor preço se isso é importante para si, mas recomendo que não faça nada de sua autoria, para garantir a segurança (sua e do resto do prédio).
    Concordam com este comentário: rfreixial
  7.  # 9

Colocado por: rfreixialEntão tenho mesmo de pagar 120€ para tirar um tubo de uma instalação desativada?

Também desativei um tubo de gas que estava numa parede que foi demolida na cozinha durante uma remodelação.

Apesar de não pretender gas e ter mandando tirar o contador, a minha preocupação maior, não foi os custo de vir um técnico fazer a soldadura no tubo e teste de pressão.

Foi imaginar que apesar de não ter contador, um dia por engano um alguém lá pudesse instalar um contador por engano e começar a meter-me gas para dentro de casa.
    E isto foi numa moradia; num prédio teria ainda mais receio de haver um engano desse tipo.

Isso é para ser removido por alguém que lhe garanta que mesmo que alguem ligue isso à rede de gás, não tenha qualquer problema.
  8.  # 10

Colocado por: rfreixialNão há contador, já não existe.

envio foto em anexo.
      tubo.jpg

O tubo que quer tirar é esse branco ?
    Concordam com este comentário: rfreixial
  9.  # 11

Sim
  10.  # 12

a lisboagas cortou? o que quer dizer? selou ou cortou mesmo a ligação (tubo) apos o ponto onde selou?
    se não devia ter pedido isso.
    portanto esclareça melhor esse cortou.
  11.  # 13

desligou do contador (que foi removido por eles) e selou. Sobrou o que está ai na foto.
  12.  # 14

Colocado por: rfreixialSim

Não pode tirar, inclusive esta selado na ponta

Tem necessariamente de contactar um técnico credenciado e não sei senão terá de ter autorização do condomínio
  13.  # 15

Do condomínio? Por causa do abastecimento de gás à minha fração? Mas eu tenho uma torneira de segurança individual à porta de casa. Não é para isso que serve?
  14.  # 16

Colocado por: rfreixialDo condomínio? Por causa do abastecimento de gás à minha fração? Mas eu tenho uma torneira de segurança individual à porta de casa. Não é para isso que serve?

Ate ao contador em principio faz parte da coluna de gás do condomínio.
  15.  # 17

Colocado por: rfreixialDo condomínio? Por causa do abastecimento de gás à minha fração? Mas eu tenho uma torneira de segurança individual à porta de casa. Não é para isso que serve?

Se, tem um passador de segurança à porta de casa, desenrosque a partir daí. E para ficar mais descansado põe um taco.

0.0215 seg. NEW