Colocado por: larkhe
Depende do que tem instalado e das suas necessidades , ng aqui lhe vai conseguir dar essa informaçao
Colocado por: ClioII
A maioria destes aparelhos (por exemplo: um fogão "antiquado" de 4 bocas elétricas + forno elétrico) tanto dá para ligar em trifásico como em monofásico, depende unicamente dos "shunts" colocados nos terminais.
O consumo total (pico) de uma coisa destas anda aí pelos 8000 kW (considerando aproximadamente 1500W por boca e 2000W para forno).
Isto dá 35A em monofásico (como você disse e bem, corrente de neutro=corrente de fase).
Ora, se a instalação do imóvel está prevista para trifásico, o mais certo é que esteja tudo a 2.5mm^2 (3 fases + neutro).
Mas ao ser alimentada em monofásico, se a instalação não for alterada, estaremos a forçar 35A num neutro de 2.5mm^2. Para 35A, se não me falha a memória, o cabo deveria ser de 6mm^2.
Colocado por: Bigmousea utilização de disjuntores tetrapolares, resolve-lhe o problema da sobrecarga do condutor de neutro se não fora devidamente verificada a instalação.
Colocado por: ClioIIBigMouse, como solução de recurso, e numa instalação que passa de trifásico para monofásico, o que você acha do seguinte:
* Um dos fios de fase do fogão passa a ser usado como neutro (assinalado com manga retrátil em ambas as extremidades);
* As duas fases sobrantes são shuntadas tanto no quadro como no fogão;
* Proteger o circuito com um disjuntor de 25A (C25);
* Resulta em 5mm^2 tanto de fase como de neutro, 4mm^2 chega para os 25A, logo 5mm^2 ainda tem mais folga;
Colocado por: ClioIIDiga-se que o disjuntor tetrapolar resolve (e bem) o problema de sobreaquecimento do neutro, evitando riscos maiores.
Mas o aparelho (no exemplo: fogão) fica muito "amputado" no seu uso.
Colocado por: BigmouseNão olhando ao que as RTIEBT dizem sobres cabos em paralelo, podia ser uma solução de recurso.
Colocado por: ClioIINota: tive temporariamente um emprego no início dos anos '90 como projetista de instalações de edifícios de habitação e comércio. Entretanto que deixei essas lides em 1995, logo há 30 anos (e antes do RTIEBT sair), pelo que muita coisa já está turva na minha mente.
Colocado por: Bigmousese quiser voltar a esta vida miserável. Ando à mais de um ano a procura de alguém interessado nesta área.
Então você está a tentar recrutar um caramelo que tem mais dúvidas que sabedoria? :)
Colocado por: ClioIIEDIT: deve haver uma boa razão para isto, porque do ponto de vista técnico não me choca. Vejo uma desvantagem: se um dos condutores em paralelo se solta por alguma razão, fica o outro condutor sozinho a conduzir a corrente toda, e portanto com disjuntor de protecção desadequado. Mas isso é verdade em qualquer dos casos, qualquer secção, seja cabo, torçada, condutores separados, etc...
Nota: tive temporariamente um emprego no início dos anos '90 como projetista de instalações de edifícios de habitação e comércio. Entretanto que deixei essas lides em 1995, logo há 30 anos (e antes do RTIEBT sair), pelo que muita coisa já está turva na minha mente.