Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Pretendo reduzir a potência do meu serviço de eletricidade de 10,35 para 6,9 kVA, visto que, ao analisar o consumo, verifiquei que o máximo que gasto não ultrapassa os 5,7 kVA.

Alguém sabe se o pedido de redução de potência é simples ou se envolve custos?

Se um dia, mais tarde, pretender voltar aos 10,35 kVA, haverá custos?
  2.  # 2

É sem custos e normalmente as companhias disponibilizam um formulário online. Fica activo no dia seguinte (após tratarem do pedido e se o contador for remoto). Também poderá ser possível pelo telefone.

Mais tarde poderá voltar a mudar igual forma.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: j.lsoliveira
  3.  # 3

Ligue para o seu fornecedor e diz que quer mudar a a potência, é um processo simples que não envolve custos e futuramente pode aumentar.
  4.  # 4

Eu faço isso na App da EDP uma vez que sou cliente deles. Simples, rápido e sem qualquer custo.
    Concordam com este comentário: bluthunder82
  5.  # 5

É fácil se os 10.35 não for trifásico.
  6.  # 6

Colocado por: PickaxeÉ fácil se os 10.35 não for trifásico.

E se for trifásico?
    Eu tenho contratado 20.7, mas por casmurrice e desleixo, nunca mudei.
  7.  # 7

Colocado por: siulsolracE se for trifásico?
    Eu tenho contratado 20.7, mas por casmurrice e desleixo, nunca mudei.

O quadro elétrico terá de ser reconfigurado para monofásico antes da mudança de potência. São mudanças pequenas (em principio), mas necessárias, e que tem a ver com a distribuição de fases. Isso terá de ser efetuado por um eletricista.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: siulsolrac
  8.  # 8

Se tiver trifasico os dados da e-redes não se podem
    Utilizar.
    Se for monofásico, a mudança é rápida, fácil e se tiver contador em rede inteligente, imediata.
    Dependendo do seu comercializador pode ter que telefonar, mandar mail, usar app, etc….
  9.  # 9

Quando se muda de trifasico para monofasico deve ter em atenção a dimensão dos fios.

Se tiver um quadro secundario, a secção do fio entre o quadro principal pode aguentar com isso.
    Por exemplo, se passar para 6.9K o neutro entre os quadros deverá ter 6mm.
    E. se calhar. na altura da instalação como era para trifasico apenas colocaram fio de 4mm.

Se assim for, terá de trocar esses cabos entre os quadros por novos com a dimensão correcta.
  10.  # 10

É mesmo preciso trocar os fios?

Colocado por: PiafinhoQuando se muda de trifasico para monofasico deve ter em atenção a dimensão dos fios.

Se tiver um quadro secundario, a secção do fio entre o quadro principal pode aguentar com isso.
    Por exemplo, se passar para 6.9K o neutro entre os quadros deverá ter 6mm.
    E. se calhar. na altura da instalação como era para trifasico apenas colocaram fio de 4mm.

Se assim for, terá de trocar esses cabos entre os quadros por novos com a dimensão correcta.
  11.  # 11

Colocado por: BigmouseÉ mesmo preciso trocar os fios?

Com 20.7kva, já tem no mínimo condutores 6mm, que dá para 6,9kva em mono, 10.35kva em mono, já tem de ser no mínimo 10mm, como sabe, muitos aqui opinam sem terem grande conhecimento dos assuntos.
  12.  # 12

E no caso do fogão? Se a instalação do fogão estiver feita em trifásico (3x2.5mm^2 para fase com disjuntor C16 e apenas um 2.5mm^2 para neutro), vai ter de modificar, uma vez não vai fazer passar até 48A pelo neutro.
  13.  # 13

mas para isso a placa também tinha ser trocada para uma monofásica.
    e nesse caso é só alimentado com uma fase, sendo a corrente de neutro igual à de fase.

existe um problema quando se altera de trifásico para monofásico, estando em parte relacionado com o que referiu. Por isso é que nos nosso projetos de habitação utilizamos disjuntores tetrapolares.
  14.  # 14

Colocado por: Bigmousemas para isso a placa também tinha ser trocada para uma monofásica.
    e nesse caso é só alimentado com uma fase, sendo a corrente de neutro igual à de fase.

A maioria destes aparelhos (por exemplo: um fogão "antiquado" de 4 bocas elétricas + forno elétrico) tanto dá para ligar em trifásico como em monofásico, depende unicamente dos "shunts" colocados nos terminais.

O consumo total (pico) de uma coisa destas anda aí pelos 8000 kW (considerando aproximadamente 1500W por boca e 2000W para forno).
    Isto dá 35A em monofásico (como você disse e bem, corrente de neutro=corrente de fase).

Ora, se a instalação do imóvel está prevista para trifásico, o mais certo é que esteja tudo a 2.5mm^2 (3 fases + neutro).

Mas ao ser alimentada em monofásico, se a instalação não for alterada, estaremos a forçar 35A num neutro de 2.5mm^2. Para 35A, se não me falha a memória, o cabo deveria ser de 6mm^2.
  15.  # 15

Desde já, agradeço a vossa ajuda no esclarecimento destas minhas dúvidas. Como já foi mencionado aqui, não sabia que 6,9 kVA ainda é monofásico. Pensava que essa era a potência mínima para trifásico. Como tenho uma pequena bomba de superfície trifásica de 1,5 CV, isso significa que já não poderei fazer a mudança...

Confirmam que 6,9 kVA é monofásico, correto?
  16.  # 16

Colocado por: j.lsoliveiraDesde já, agradeço a vossa ajuda no esclarecimento destas minhas dúvidas. Como já foi mencionado aqui, não sabia que 6,9 kVA ainda é monofásico. Pensava que essa era a potência mínima para trifásico. Como tenho uma pequena bomba de superfície trifásica de 1,5 CV, isso significa que já não poderei fazer a mudança...

Confirmam que 6,9 kVA é monofásico, correto?

Pode ser mono ou trifasico

Não esquecer é que com 6.9kva trifasico , so vai ter 10 A por fase o que para muitos equipamentos ou é pouco ou mesmo insuficiente fazendo depois desligar o disjuntor geral ( agora integrado nos contadores inteligentes)
  17.  # 17

Tendo em conta os posts anteriores, sobre a mudança de trifásico para monofásico, qual a potencia que aconselham contratar?
  18.  # 18

Colocado por: siulsolracTendo em conta os posts anteriores, sobre a mudança de trifásico para monofásico, qual a potencia que aconselham contratar?

Depende do que tem instalado e das suas necessidades , ng aqui lhe vai conseguir dar essa informaçao
    Estas pessoas agradeceram este comentário: siulsolrac
  19.  # 19

Colocado por: larkhe

Pode ser mono ou trifasico

Não esquecer é que com 6.9kva trifasico , so vai ter 10 A por fase o que para muitos equipamentos ou é pouco ou mesmo insuficiente fazendo depois desligar o disjuntor geral ( agora integrado nos contadores inteligentes)

Essa alteração é efetuada à distância, tendo eu um contador inteligente, ou obriga a uma intervenção no local para limitar a amperagem por fase para os 10A como referiu?
  20.  # 20

Colocado por: j.lsoliveira

Essa alteração é efetuada à distância, tendo eu um contador inteligente, ou obriga a uma intervenção no local para limitar a amperagem por fase para os 10A como referiu?

Se mantiver o trifásico e se ja tiver contador inteligente ( acho que está tudo com eles mas...) devem conseguir fazer a alteração remotamente sem necessidade de visita mas mesmo com contadores inteligentes não é seguro que tal aconteça.

Só um esclarecimento 6,9kva trifásico são 10 Amperes por fase , 6,9kva monofásico são 30 Amperes numa fase os 10.35kva trifasicos são 15 Amperes por fase e os 10,45kva monofasicos são 45 Amperes numa só fase

0.0207 seg. NEW