Colocado por: larkheO que se passou , é que a sua instalaçao é um xanato feita por um xanateiro, que pode entrar em CC a qualquer momento.Já aqui esta assim há mais de 35 anos e é a primeira vez que tal acontece. O Sr. é electricista?
Colocado por: OrelquesMuito boa tarde a todos. Aconteceu-me uma situação em minha casa para a qual não consigo obter nenhuma explicação e venho "desafiar" os profissionais para eventuais explicações. Passo a descrever o sucedido: As lâmpadas da minha cozinha começaram a piscar e em poucos minutos deixou tudo de funcionar inclusive as tomadas, pois a casa é muito antiga e quando realizaram os circuitos dividiram literalmente a casa por "lado direito" e "lado esquerdo". Assim só tenho 5 disjuntores no quadro. Ora, a cozinha está no que eu chamo o "lado" esquerdo. Nesse lado esquerdo, todas as divisões continuaram a funcionar sem problema, somente a cozinha ficou sem energia. Desta forma comecei a pensar que poderia ter havido um curto circuito na caixa de derivação da cozinha. O que me intrigou, e como a iluminação é led, foi ver que mesmo com o interruptor desligado os leds emitiam uma luz muito fraca que era visível em plena escuridão. Comecei a pensar que talvez estivesse a ocorrer uma passagem de tensão ao neutro. Como já era muito tarde, deixei a situação para o dia seguinte. No dia seguinte fui então tentar resolver a situação, e a primeira coisa que fui fazer foi "tentar abrir os estores (elétricos)", para ter luz para ver o problema. Então fui buscar um fio para fazer uma ligação direta ao motor do estore para o abrir. Como não consegui achar o "busca-polos", usei a "técnica" do fio preto ser o positivo e o azul o negativo. O problema é que quando liguei a ficha na tomada o positivo ficou a ser o azul e o preto o negativo. Agora pasmem-se. Quando encostei o fio azul no fio azul do motor do estore e o preto ao preto fez curto circuito, mas o disjuntor que disparou não foi o da cozinha mas sim o da sala, para mais mistério, o problema ficou resolvido. A cozinha ficou com tensão, todas as luzes a funcionar e todas as tomadas. Algum me consegue explicar o que se passou aqui? Agradeço antecipadamente a quem der umas "luzes"tive uma vez um problema assim parecido, um dijuntor ia a baixo de vez em quando.fui desligando ate que descobri o sitio.O tubo tinha sido enterrado e nao sei por quê estava furado mesmo ao meio tendo atingido os dois fios.Como havia um pouco de humidade com o tempo o cobre comecou a ficar detiorado . substitui os fios naquele troço e resolvi o problema...