Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde.

Perdoem-me os entendidos na matéria pela minha questão, já quer certamente soará descabida a quem diariamente lide com o objecto da minha dúvida. Porém, na qualidade apenas de "utilizadora de casas", logo bem longe das profissões que se dedicam a pensá-las e construí-las, deparei-me com esta expressão recentemente e gostaria satisfazer a minha curiosidade e perceber de que se trata efectivamente: pavimento cerâmico ou de mármore rectificado em cozinhas/wcs. Em que consiste? Tem vantagens/desvantagens em relação a outros?

Agradeço desde já a disponibilidade de quem me souber elucidar.

Maria José
  2.  # 2

simplesmente quer dizer que o material rectificado ficará com uma aparência quase sem que seja visivel as juntas, ou seja não será ligeiramente boleado como os não rectificados e dai obter uma superficie uniforme. Atenção que se mal executado fica mesmo mal e não justificar o seu custo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zezinha, Layman
  3.  # 3

A diferença de um material rectificado para o normal, é que este depois de saír do processo produtivo (seja prensa ou cozedura) é cortado mecanicamente ficando com as arestas rectas.

Mas, no momento de aplicação, nunca deve ser aplicado sem juntas de distanciamento, nem tão pouco eliminar as juntas de fraccionamento ou perimetrais. 99% dos ambientes e show rooms este material está aplicado assim, mas não condiz com as fichas técnicas dos mesmos materiais, nem tão pouco com as regras internacionais para a aplicação de cerâmica.
    Em peças de grande formato se o suporte não tiver a devida planicidade, vai parecer (quase) uma pista de motocrosse.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zezinha, Layman
  4.  # 4

Obrigada pela explicação!

Não tem então a ver com o tipo de acabamento, ou seja, para quem como eu não percebe muito disto, não diz respeito a ser mais ou menos "brilhante" ou "vidrado" do que os tradicionais azulejos?

Cumprimentos, Maria José
  5.  # 5

Não, têm a ver com a garantia que a peça têm exactamente a dimensão que é suposto ter. Nos não rectificados, existem uma tolerância que pode ia a alguns milímetros.

Além disso, certifica que a peça é totalmente plana, o que é muito importante quando estamos a falar de peças grandes, 60x60cm por exemplo. Senão é como o Saldanha diz:

Colocado por: pc saldanhaEm peças de grande formato se o suporte não tiver a devida planicidade, vai parecer (quase) uma pista de motocrosse.

E já me entregaram peças de 60x60 "rectificadas" que tinham 1mm de desnível. foi impossível acertar aquilo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zezinha
    • vmgl
    • 21 março 2010 editado

# 6

Por norma as peças rectificadas são usadas em interiores no revestimento (paredes) cerâmico de cozinhas e eventualmente casas de banho.

Um rectificado por regra geral não é aplicado no revestimento de chão porque não têm resistências mecânicas suficientes para o efeito, no entanto já vi a ser aplicado...~~~

As peças rectificadas por norma são aplicadas no interior dessa forma e devido a baixa variação térmica dos interiores não suscita qualquer dificuldade a nível técnico de ser aplicado com juntas de 0mm (o rasgo existirá sempre) ou até 1mm para esse efeito deve se ter a preocupação de utilizar uma argamassa de juntas extremamente fina e especialmente concebida para juntas de 0 a 2mm. De referir que as argamassas de juntas usuais no mercado são para juntas normalmente entre 2 a 6, 8 mm. dai ser difícil aplicar numa junta de 0 ou 1 mm.

Um rectificado de 1ª qualidade deve ser plano e calibrado, se tal acontece com refere Paulo Correia acima é porque o material pode ser de 2ª escolha e ai surgem os "pequenos problemas" e por isso mesmo são de 2ª escolha.

Um ceramico rectificado normalmente é fabricado com pasta ceramica branca e é denominado tambem por PORCELANATO, actualmente o seu preço é elevado e é considerado no contexto de ceramica de revestimento um material "nobre".

Cumprimentos
  6.  # 7

Colocado por: vmglUm rectificado de 1ª qualidade deve ser plano e calibrado, se tal acontece com refere Paulo Correia acima é porque o material pode ser de 2ª escolha e ai surgem os "pequenos problemas" e por isso mesmo são de 2ª escolha.

A crise é que aquele foi vendido como de 1ª, italiano e custou 150€/m2. E explicar ao cliente que a culpa não era nossa???
    • vmgl
    • 21 março 2010 editado

# 8

Colocado por: PauloCorreia
    Colocado por: vmglUm rectificado de 1ª qualidade deve ser plano e calibrado, se tal acontece com refere Paulo Correia acima é porque o material pode ser de 2ª escolha e ai surgem os "pequenos problemas" e por isso mesmo são de 2ª escolha.

A crise é que aquele foi vendido como de 1ª, italiano e custou 150€/m2. E explicar ao cliente que a culpa não era nossa???

Pois as pessoas que compram deviam de ler o que está escrito nas caixas ao comprar, é obrigatorio estar lá referido a escolha/qualidade.
    Compreendo perfeitamente o quanto deve ter sido dificil explicar ao seu cliente que era do material.
  7.  # 9

Colocado por: vmglCompreendo perfeitamente o quanto deve ter sido dificil explicar ao seu cliente que era do material.

O problema é que na caixa vinha mesmo de 1ª, mas me colocássemos 2 peças uma contra a outra, enfiávamos uma lâmina de x-act entre as duas. Se puséssemos uma de cutelo sobre a outra, a luz passava entre elas. Como a loja tinha mesmo de abrir, optei por montar aquilo já que o cliente estava incontactável e a multa por não abrir era pesada. No dia seguinte, mesmo guardando peças e demonstrando, não me serviu de nada, perdi o cliente e fiquei com a fama de não saber assentar mosaicos.

Ainda ouvi, se não estava em condições não se montava, mas se não montasse a multa do centro comercial passava para mim e só por acaso quem podia assumir estava incontactável. Ainda hoje fico mal disposto quando oiço falar em rectificados.
  8.  # 10

Colocado por: vmglPor norma as peças rectificadas são usadas em interiores no revestimento (paredes) cerâmico de cozinhas e eventualmente casas de banho.

Um rectificado por regra geral não é aplicado no revestimento de chão porque não têm resistências mecânicas suficientes para o efeito, no entanto já vi a ser aplicado...~~~..

Não tem nada a ver com a resistência mecânica...peças com 15mm não são resistentes...

As peças rectificadas por norma são aplicadas no interior dessa forma e devido a baixa variação térmica dos interiores não suscita qualquer dificuldade a nível técnico de ser aplicado com juntas de 0mm (o rasgo existirá sempre) ou até 1mm para esse efeito deve se ter a preocupação de utilizar uma argamassa de juntas extremamente fina e especialmente concebida para juntas de 0 a 2mm. De referir que as argamassas de juntas usuais no mercado são para juntas normalmente entre 2 a 6, 8 mm. dai ser difícil aplicar numa junta de 0 ou 1 mm.

Numa casa de banho é onde existem maiores variações térmicas, eu bem tentei no outro dia tomar banho de sobretudo...temos mesmo que fazer as juntas como dizem os produtores tanto da cerâmica como das colas.
    • vmgl
    • 21 março 2010 editado

# 11

Colocado por: pc saldanhaNão tem nada a ver com a resistência mecânica...peças com 15mm não são resistentes...

A sua observação está completamente errada, dou-lhe exemplo de peças 15X15 cm de material cerâmico com quase nula absorção (não é Grés) e que pode ser aplicado em revestimentos de chão ou em parede

Cinca, serie Arquitectos

Pavigrés , serie Arte Nova

Uma peça de cerâmica destas têm uma espessura entre 8 a 12 mm dimensões 15X15 cm ou 20X20 cm.

Só recordo que em termos de pavimentos quanto maior é a área da peça a ser colada mais estará suscetível a partir dai nos hipermercados e outras áreas aonde circula cargas pesadas através de pequenos empilhadores ou simples porta-paletes os formatos utilizados não são maior por norma que 20x20 cm.
    • vmgl
    • 21 março 2010 editado

# 12

Colocado por: aprendiz2é o mesmo que dizer de longe a longe.....mas está enganado porque é nas casas de banho que mais é usado!!

Por acaso tem dados concretos que lhe confirmem o que afirma? na ultima analise que tive em mãos sobre um estudo realizado sobre o assunto pelos fabricantes nacionais de cerâmica não coincidem com a sua afirmação, a maior aplicação de rectificados é em cozinhas e outros ambientes interiores que não casas de banho em concreto.

claro que não é o das paredes,.mas existe rectificados para pavimentos

sim o Grés Porcelânico por exemplo, não sei se entendeu que se falava de Rectificados em pasta cerâmica, sabe a diferença...espero.
  9.  # 13

Peço desculpa, mas não compreendi o que possa ter escrito que o levou a pensar que estava a desprezar a sua opinião. Cheguei agora a casa e vim ler os comentários, agradecida por partilharem as vossas opiniões e experiência, certamente maior do que a minha de total leiga.

Cumprimentos,

Maria José
    • vmgl
    • 22 março 2010

# 14

Colocado por: aprendiz2
    Colocado por: vmglna ultima analise que tive em mãos sobre um estudo realizado sobre o assunto pelos fabricantes nacionais de cerâmica não coincidem com a sua afirmação,

ora aí está,.mas como sabe nem todos os ceramicos vendidos em Portugal são nacionais...e os maiores nenhum é nacional!!

e muitos ditos Nacionais já não o são.

Exacto existem os Italianos fabricados em Espanha (Castellon, Terragona) os dos fabricantes Espanhois mesmo, e mais recentemente os Italianos e Espanhois fabricados na China.

Mas a questão é, e dai? Esses rectificados representam 40%, 50% , 60 %??? do mercado Portugues?

O grupo Gres Panaria por exemplo não é Portugues mas produz cá, assim temos a Love a Novagrés, Margrés, depois temos a Cinca do grupo Ricchetti, a Revigrés é Portuguesa, assim como o Grupo Pavigres (Cerev, Grespor, Pavigrés) a Recer Portuguesa, Grupo Aleluia, Ceramic, Apolo, Keratec, Viuva Lamego.
    Estes fabricam muitos m2 de rectificados em Portugal, não acha?

Cumprimentos
    • vmgl
    • 22 março 2010 editado

# 15

Colocado por: aprendiz2não vou discutir....quando falar no Grupo Panária fale nas marcas todas e não só em algumas.

e sabe também que os Italianos e os Espanhóis,alguns,vendem mais do que os outros todos juntos.

Tem razão quanto ao Grupo Panaria, são oito marcas mencionei apenas as mais conhecidas no mercado Português, a Blu Style, Florida tile, Fiordo, Cotto d`este, Lea e propriamente a Panaria não são minimamente reconhecidas comercialmente no nosso mercado.
  10.  # 16

Ò faz favor

e tabelinhas de preços, num se arranja?????
  11.  # 17

Bem, já que por estas bandas se fala em rectificados talvez me saibam dar uma opinião.
    Tenho em vista uns mosaicos para a minha casa de banho da marca aleluia, modelo portland 59.2x59.2 cm. Tinha em vista estes mas para o chao e como revestimento. Pelo que tive a ler, uns não são aconselháveis para chão. Podiam dizer-me neste caso, se os que escolhi são uma boa opção para o chão? Já ando há séculos a tentar decidir os mosaicos que quero e agora que finalmente já sei, espero que estes sejam uma escolha acertada.

Obrigada e cumprimentos a todos.
  12.  # 18

Já agora podem dizer-me qual é um bom preço por este tipo de peças? Deram-me dois preços, mas não deferiam muito... Gostaria de saber se existem por uns preços melhorzitos :)

Obrigada mais uma vez.
  13.  # 19

Ninguem me consegue ajudar neste assunto? Alguem sabe de alguma preça que tenha estes mosaicos a bom preço?

Obrigada.
  14.  # 20

Ginger7,
    veja aqui o catalogo.
    As peças com icone de um maozinha, são para parede, os que tem o anterior + o sapatinho são apropriados para pavimentos.
    http://www.aleluia.pt/index.php?cat=49&marca=45&tipologia=53&serie=5386

0.0225 seg. NEW