Iniciar sessão ou registar-se
    • Andyp
    • 19 março 2025 editado

# 1

Boas

Estou numa situação muito stressante, moro numa moradia a 7 anos sem contrato ,mas tenho comprovarivos de agua e luz e transferências bancárias feita para o nib da senhoria , esta morada é minha morada fiscal e de minha família,arrendamos n altura pois os valores eram equiparados da época,a senhoria se quer nunca apareceu tanto que foi oficializado c uma representante n altura,e uma casa geminada c o irmão dela e ela precisava alugar para pessoas de confiança, sempre pagamos em dia ,somos bons inquilinos porque temos uma amizade muito grande de confiança com o irmão dela que por sinal não se falam já alguns anos,só que está semana a senhoria enviou me um SMS do nada a dizer que minha renda iria aumentar ok até aí tudo bem ,mas o que espantou me foi que ela aumentou para o dobro do valor,questionei n resposta ,ela disse me que não vai baixar,procurei um advogado que disse me que ela não pode aumentar assim ....alguém entendi teria uma segunda opinião? Se ela pedir a casa como faço? Agradeço
  1.  # 2

Primeiro tem contrato, o contrato verbal é válido e é por cinco anos renovável por iguais períodos.
    Os aumentos de renda não são comunicados por SMS, são por carta registada com aviso de recepção.
    Quanto ao valor, caso ela não tenha aumentado nos ultimos três anos, pode pedir a actualização aplicando o coeficiente legalmente aprovado, mas não com valores em retroactivo.
    Se ela pedir a casa que o faça por carta registada com aviso de recepção.
    Ela não pode pedir a casa, o que ela pode fazer é opor-se à renovação do contrato que irá ocorrer ao 10º. ano.
    Mas o advogado devia ter informado de todas estas questões.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Andyp
  2.  # 3

Olá! Obg pelas informações o advogado só falou por alto algumas informações,advogado só disse me para continuar a pagar o mesmo valor da renda e se ela quiser aumentar a renda precisa ser como disse me,com carta regista com 30 dias de antecedência e não é como ela quer, e sim em janeiro , e aumentar o valor indexado do ano em cima da renda que pago atualmente e não como ela quer aumentar mais que o dobro do valor que pago,posso negar em sair casa ?
  3.  # 4

Colocado por: Andype não é como ela quer, e sim em janeiro

Em que data iniciou o arrendamento?
    • Andyp
    • 19 março 2025 editado

# 5

Iniciou novembro de 2017 estou sem contrato,mas tenho comprovativos e água e luz em meu nome,comprovativo transferências das rendas...
  4.  # 6

Não está sem contrato, o que tem é um contrato verbal.
    Continua a pagar a renda como tem pago até agora.
    Quando entregar o IRS coloca lá as rendas pagas em 2024.
    Só sai quando houver oposição à renovação do contrato.
    O melhor é fazer tudo com apoio de um advogado.
  5.  # 7

Sim vou continuar a pagar a renda que estava a pagar,estamos a pensar que ela vai pedir a desocupação do imóvel...sim pedirei o apoio do advogado até porque será um grande transtorno sair daqui ...agradeço
  6.  # 8

Depois venha cá dizer como ficou a situação e assim ajudar outros que possam estar na mesma situação.
  7.  # 9

Colocado por: AndypIniciou novembro de 2017 estou sem contrato,mas tenho comprovativos e água e luz em meu nome,comprovativo transferências das rendas...

"Legalmente" caso não tenha aumentado a renda nos últimos 3 anos, pode a partir de agora aumentar pelos coeficientes últimos 3 anos.

Envia agora em Março, 30 dias antecedência, com efeitos a 1 de Maio, não é como disse o advogado.
  8.  # 10

Sim ...eu aviso como ficou minha situação eu particularmente quero paz ,mas quero fazer tudo certo ,possivelmente ela irá se manifestar quando ver que este mes de Abril vou transferir o valor normal... desconfio que ela pedirá a casa ,quero ver c advogado meus direitos sobre isto se caso isto vier acontecer.agradeco a ajuda e se souberem de mais algo avisem me.. muito obrigada
  9.  # 11

Olá a todos novamente, estou aqui p dizer sobre o resultado da minha situação.Transferir a renda habitual e a senhoria logo enviou sms a questionar ,tentamos negociar e alegando que queremos pagar o aumento confirme a lei ,ela negou ou seja esta pedir que desocupados o imóvel ou pagamos o valor que ela estipulou ou desocupados o imóvel,ou seja esta nos coagir,não sei qtos meses terei direito de estar ali até arrumamos um imóvel que está bem difícil depois de quase 8 anos a viver sem contrato...alguém consegue ajudar me, estou evitar de pagar advogado, mas pelos vistos terei que fazer...
  10.  # 12

Não gosto de dizer isto, mas lá vai responda-lhe que embora não tenha contrato escrito o contrato verbal também é válido.
    Tem direito a estar lá até aos dez anos e a oposição à renovação do contrato é feita por carta registada com aviso de receção.
    Estamos na altura de entregar a declaração de IRS, mencione lá as rendas pagas em 2024 e ela que se entenda com as Finanças.
    Bulling imobiliário é crime.
    O domicilio é inviolável, ela se quer que saia que lhe mova uma ação de despejo.
    Concordam com este comentário: Andyp
  11.  # 13

Se tem essas provas todas é simples, se ela quer jogar o jogo, diga que vai fazer queixa nas finanças por ela não registar os seus recibos.
    Concordam com este comentário: Andyp
  12.  # 14

Envio abaixo a resposta dela...A
    Aumento de lei, eu prefiro ir para ai.
    Nao estou disposta a continuar a trabalhar como até aqui.
    FaÇa contas onde encontra uma casa dessas por esse valor?
    Se souber diga-me que eu vou para la e alugo a minha onde estou.
    Está foi a resposta dela quando questionamos o aumento por lei...
  13.  # 15

Ainda disse me na outra mensagem que nos ajudou a deixar a casa barata, enfim ajudou em que pagávamos o que era os arrendamentos na altura até 2021 as rendas basicamente eram estas..moro afasta do centro ,na verdade quem ajudou fomos nós que nunca denunciamos ...enfim
  14.  # 16

Colocado por: Andypna verdade quem ajudou fomos nós que nunca denunciamos

Para dançar o tango, são necessários dois.
  15.  # 17

Ainda disse me na outra mensagem que nos ajudou a deixar a casa barata, enfim ajudou em que pagávamos o que era os arrendamentos na altura até 2021 as rendas basicamente eram estas..moro afasta do centro ,na verdade quem ajudou fomos nós que nunca denunciamos ...enfim

Colocado por: AndypAinda disse me na outra mensagem que nos ajudou a deixar a casa barata, enfim ajudou em que pagávamos o que? os arrendamentos na altura até 2021 as rendas basicamente eram estas..moro afasta do centro ,na verdade quem ajudou fomos nós que nunca denunciamos ...enfim
  16.  # 18

E depois querem rendas acessiveis, comprem casa.
  17.  # 19

Colocado por: sognimPrimeiro tem contrato, o contrato verbal é válido e é por cinco anos renovável por iguais períodos.

Os contratos verbais são válidos para arrendamentos até 6 meses. Caso contrário era uma alegria...
  18.  # 20

Colocado por:
    Paramonte
    Os contratos verbais são válidos para arrendamentos até 6 meses.

São sempre válidos, independente, do prazo. Tem é problemas associados.

---
    Artigo 1069.º - (Forma)

1. O contrato de arrendamento urbano deve ser celebrado por escrito.
    2. Na falta de redução a escrito do contrato de arrendamento que não seja imputável ao arrendatário, este pode provar a existência de título por qualquer forma admitida em direito, demonstrando a utilização do locado pelo arrendatário sem oposição do senhorio e o pagamento mensal da respetiva renda por um período de seis meses.
    Concordam com este comentário: sognim

0.0205 seg. NEW