Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde a todos,

Estou a tentar obter uma pré-aprovação de crédito habitação junto de 2/3 Bancos que me apresentaram as melhores simulações.
    Ainda não tenho imóvel em vista, estou a tratar da pré-aprovação do crédito primeiro.

Já enviei:
    -Recibos de vencimento
    -Extrato bancário 3 meses
    -Vinculo profissional
    -Declaração e liquidação de IRS
    -Mapa de responsabilidades do Banco Portugal

Agora um dos Bancos pede-me ainda uma evidência de capitais próprios (certificados aforro etc).
    Isto é comum? Não quero assumir compromisso nenhum com o Banco para já, apenas comparar as melhores condições.
    Obrigado.
  2.  # 2

Devem andar a pedir isso, para confirmar onde vão buscar os 10% + escritura + impostos.

Se tivesse poupanças nos extratos bancários que enviou, certamente que não iriam pedir outros comprovativos de capitais próprios.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: h3lder
  3.  # 3

Não é normal.

se fosse numa construção ainda se percebia, uma vez que o cliente podia não ter capital próprio para acabar a obra, e o banco pode querer pelo menos mostrar que se procupou com isso.

numa aquisição não faz sentido, uma vez que a escritura só se faz se os capitais aparecerem.

Por outro lado demonstrar a existências de capitais próprios (nesse caso eu não o faria), não implica qualquer compromisso com o banco.

Por outro lado, não percebo muito bem o que é uma pré-aprovação se ainda nem escolheu o imóvel.. nem sabe se ele existe.

O que está a falar, será no máximo uma analise de capacidade financeira considerando os rendimentos..

Acho que a palavra pré-aprovação está muito banalizada por estas bandas.
  4.  # 4

Colocado por: VarejoteDevem andar a pedir isso, para confirmar onde vão buscar os 10% + escritura + impostos.

Se tivesse poupanças nos extratos bancários que enviou, certamente que não iriam pedir outros comprovativos de capitais próprios.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:h3lder

Vou entrar com uma parte considerável de capitais próprios que, obviamente, não estão na conta a ordem do extrato que enviei.
    A semana passada o mesmo banco pediu a caderneta predial do imóvel como requisito para fazer a pré-aprovação mas depois mudou de ideias e já não foi necessário. Esta semana pede comprovativo de capitais próprios...parece-me que estão a adiar ao máximo a pré-aprovação até eu ter um imóvel escolhido. Será isto?
  5.  # 5

Possivelmente..

não faz sentido uma pré-aprovação sem identificar o imóvel.

O banco vai estar a pré-aprovar 150k, depois afinal você precisa de 160K, depois o imóvel é vendido e já quer 170k.

acho que deve analisar a sua capacidade financeira, e o banco diz "considerando os elementos de rendimentos que nos forem entregues, tem capacidade para se financiar até x".. depois de identificado o imóvel mete o processo.
  6.  # 6

Para uma pré aprovação é necessário documentos do imóvel.

Se o pedido for para avaliar até qual valor o banco poderá emprestar, neste caso necessita apenas comprovativo de rendimentos.
  7.  # 7

Para pré aprovação, não é necessário imóvel.
    É para confirmar a capacidade de financiamento dos proponentes.
  8.  # 8

Colocado por: VarejotePara pré aprovação, não é necessário imóvel.
    É para confirmar a capacidade de financiamento dos proponentes.

Confirmo!

Tive uma pré-aprovação financeira sem ter escolhido o imóvel. Indiquei o valor máximo de aquisição que procurava e disse qual o valor de empréstimo que pretendia. Com base nisso, pre aprovaram o crédito na componente financeira, ou seja, para aquele valor de aquisição eles emprestavam o que pretendia. À única coisa que ficou a faltar para concluir o processo foi a avaliação que foi feita quando escolhi o imóvel e fechei o negócio com o vendedor.

Quando me pediram os extratos bancários enviei apenas das contas que uso no dia à dia, mas não enviei da conta onde tinha o capital que iria usar na aquisição (cerca de 40% do valor total) pois só tinha essa conta exclusivamente para ter aquele capital a render e o banco quis saber onde estava o dinheiro que ia usar pois nos extratos que enviei não estavam lá.
  9.  # 9

Colocado por: Jorge_Gonçalvesáximo de aquisição que procurava e disse qual o valor de empréstimo que pretendia. Com base nisso, pre aprovaram o crédito na componente financeira, ou seja, para aquele valor de aquisição eles emprestavam o que pretendia. À única coisa que ficou a faltar para concluir o processo foi a avaliação que foi feita quando escolhi o imóvel e fechei o negócio com o vendedor.

Obrigado pela resposta, a minha situação é muito parecida. Qual foi o banco em que fez pré-aprovação? Pode depender de instituiação para instituição. Neste caso foi ABanca que pediu comprovativos de capital próprio mas ao ir a outra agência do mesmo Banco já me disseram que não era necessário...
  10.  # 10

Fiz o processo de pre aprovação da mesma forma com o Millennium e Bankinter. Acabei por formalizar o crédito com o Millennium.

0.0151 seg. NEW