Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá malta bricoleira!
    Precisava aqui da vossa ajuda/opinião!

A minha mulher herdou um terreno com uma casa que fica abaixo da cota da rua. Já pedimos água e saneamento à Câmara, já temos água canalizada, e temos a caixa do saneamento à porta.
    Agora, como a casa fica abaixo do nível da rua, temos de fazer algum tipo de estação elevatória para fazer chegar os esgotos à caixa do saneamento da rua.
    Estive a ver soluções de estações elevatórias e os preços estão bastante acima do que queríamos gastar...
    Estava a pensar construir algum tipo de caixa (na verdade estava a pensar usar um bidon tipo de 100 ou 200 litros enterrado e chumbado) onde caem os esgotos, e ter uma bomba de aguas sujas submersível com triturador a mandar os esgotos para a caixa da rua.
    A minha dúvida é que só encontro bombas com saídas tipo 2", ou seja 50mm. Ainda que meta uma bomba trituradora, 50mm parece-me pouco para escoar uma "fossa", normalmente os tubos de saneamento são de 110mm para cima.
    Outra dúvida que tenho, obviamente terei que colocar uma válvula antiretorno para aquilo não voltar a descer, mas não sei bem onde a coloque... Em cima, na saída da caixa da rua, para o caso de aquilo encher não vir nada para baixo? à saída da bomba? Ou nas duas pontas?
    No total a elevação (a diferença de cota) será na casa dos 4m, mas tenho que contornar a casa toda e o percurso todo serão alguns 25/30m). Portanto 30m num declive total de 4m.

Do que vi até agora, encontrei esta bomba com triturador que me parece estar barata:
    https://www.ferramentaspro.pt/pt/mader/bomba-submersivel-com-triturador-aguas-sujas-1100w-ref.-69047-mader_p32951.html

Sendo de 2", portanto vou ter de usar tubo/mangueira de 50mm, estava a pensar colocar destas válvulas antiretorno:
    https://www.amazon.es/-/pt/gp/product/B0C6TV2J12

A caixa onde caem os dejetos, como disse estava a pensar usar um bidon de 100 ou 200l enterrado, e chumbar a volta com gravilha/cimento, desta forma alguma eventual rutura fica contida, e é facil de substituir por outro bidon.

Preciso dos vossos inputs e opiniões de como fazer isto sem gastar mais do que a casa vale, só queremos poder ir lá passar férias e fins de semana sem termos de nos preocupar com o saneamento. :)
    Abraço bricoleiro!
  2.  # 2

um bidon de 200 litros parece-me muito pouco.

faça um poço com manilhas de betão (estanque).

quanto a valvula de retenção, à saída da bomba.

a bomba é de 2" mas o tubo pode e deve ser ligeiramente de diametro superior
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Picaxxxu
    • SrR
    • 20 março 2025

# 3

Válvulas anti retorno para grupo de bombagem são as válvulas de bola, e não essa que postou
    • SrR
    • 20 março 2025

# 4

3.  # 5

Pessoalmente não gosto muito de bombas com triturador, danifica-se muito depressa. Prefiro usar bombas com impulsor recuado tipo vortex.

De resto já foi tudo dito, também faria um deposito de AR maior que 200 lts, fazia uma câmara de manobras á saída do poço de bombagem onda colocava a válvula de retenção, sempre de bola e uma válvula de corte, para quando tiver que fazer a manutenção da bola não levar com a "dita mer." em cima.

Tubagem a de 50mm chega bem.
    • SrR
    • 20 março 2025

# 6

E um acoplamento automático tb ajuda na manutenção.
  4.  # 7

Obrigado a todos pelos inputs!

Colocado por: CarlosSainzPrefiro usar bombas com impulsor recuado tipo vortex.

Pode dar um exemplo de uma bomba dessas?
  5.  # 8

Colocado por: SrRE um acoplamento automático tb ajuda na manutenção.

Olá SrR! Obrigado pelos inputs anteriores. O que é um acoplamento automático, algum tipo de união?
    • nsf
    • 20 março 2025

# 9

Colocado por: SrRDeste génerohttps://www.hidraulicart.pt/loja-online/valvulas-retencao/valvulas-de-retenc-o-aguas-residuais/

A minha moradia está numa situação semelhante. Também está numa cota interior à via pública obrigando à bombagenm das águas do saneamento e das águas pluviais. A diferença de desnível deve rondar os 3 metros, ao longo de uma distância que deverá andar por volta dos 20 metros. Há dois anos decidi colocar uma válvula antiretorno, igual à que indica, no sistema de bombagem das àguas pluviais para evitar que a água que ficava nos cerca de 20 metros do tubo recuasse, enchendo uma grande parte da fossa. A válvula foi colocada à saída da bomba, mas poucos meses depois acabei por a desativar porque se estivesse algum tempo sem que fosse utilizada bloqueava. Apesar das várias tentativas, nem a empresa que fez a instalação nem a que vendeu a válvula conseguiram solucionar o problema. O que me foi dito é que o peso/pressão criado pela água que ficava no tubo pressionava a válvula de tal forma que esta acabava por ficar presa.
    Será mesmo assim? Há solução?
  6.  # 10

Colocado por: Picaxxxu
    Olá SrR! Obrigado pelos inputs anteriores. O que é um acoplamento automático, algum tipo de união?

https://www.hidraulicart.pt/loja-online/bombas-esgoto/, neste site por exemplo tem várias. Caso coloque apenas uma bomba, opte caso possa por uma marca conceituada.
    • SrR
    • 20 março 2025 editado

# 11

Colocado por: nsf
    A minha moradia está numa situação semelhante. Também está numa cota interior à via pública obrigando à bombagenm das águas do saneamento e das águas pluviais. A diferença de desnível deve rondar os 3 metros, ao longo de uma distância que deverá andar por volta dos 20 metros. Há dois anos decidi colocar uma válvula antiretorno, igual à que indica, no sistema de bombagem das àguas pluviais para evitar que a água que ficava nos cerca de 20 metros do tubo recuasse, enchendo uma grande parte da fossa. A válvula foi colocada à saída da bomba, mas poucos meses depois acabei por a desativar porque se estivesse algum tempo sem que fosse utilizada bloqueava. Apesar das várias tentativas, nem a empresa que fez a instalação nem a que vendeu a válvula conseguiram solucionar o problema. O que me foi dito é que o peso/pressão criado pela água que ficava no tubo pressionava a válvula de tal forma que esta acabava por ficar presa.
    Será mesmo assim? Há solução?
    20mt na horizontal é uma coisa, vertical é outra , diria que a bomba provavelmente não consegue vencer a altura manometria ela quando funciona não esguicha água por fora junto á bomba? Uma vez que são águas pluviais pode experimentar utilizar uma válvula de portinhola invés da de bola e ver se já ajuda.
    • SrR
    • 20 março 2025

# 12

Colocado por: Picaxxxu
    um acoplamento automático muito basicamente é um sistema que permite retirar a bomba do poço sem necessidade de desapertar ligações, basta puxar por ela, e para a colocar no sítio é igual.
  7.  # 13

Isso parece-me top, consegue dar alguns exemplos/links? :)
    obrigado!
  8.  # 14

uma das minhas dúvidas relativamente quer ao tipo quer à localização da valvula antiretorno é o referido pelo nsf, se a valvula for colocada à saida da bomba não sei se a pressão da "porcaria" que está nos tubos (4m de altura/pressão) depois a deixa abrir...
    • SrR
    • 21 março 2025

# 15

Colocado por: PicaxxxuIsso parece-me top, consegue dar alguns exemplos/links? :)
    obrigado!
    https://youtube.com/shorts/vO3hwChoWlg?si=iaipH6XC0qQpBqvm algo assim há vários tipos
  9.  # 16

Colocado por: Picaxxxuuma das minhas dúvidas relativamente quer ao tipo quer à localização da valvula antiretorno é o referido pelo nsf, se a valvula for colocada à saida da bomba não sei se a pressão da "porcaria" que está nos tubos (4m de altura/pressão) depois a deixa abrir...

Ela só não consegue "abrir" ou empurrar a bola se estiver mal dimensionada e caso isso aconteça nem a água consegue elevar, mas 4 metros é um desnível muito pequeno isso nem "pressao" faz.

Isto depende sempre da carteira, mas neste tipo de instalações faça o melhor possível, no futuro vai agradecer.

A válvula de retenção não é para colocar logo encostada á bomba, mas sim numa câmera de manobras, a executar se possível, à saída do poço de bombagem.
    • nsf
    • 21 março 2025

# 17

Colocado por: SrR20mt na horizontal é uma coisa, vertical é outra , diria que a bomba provavelmente não consegue vencer a altura manometria ela quando funciona não esguicha água por fora junto á bomba? Uma vez que são águas pluviais pode experimentar utilizar uma válvula de portinhola invés da de bola e ver se já ajuda.

Antes de mais quero fazer uma correção. Não são 3 metros, mas talvez uns 5, porque a bombagem é feita do fundo da fossa e não do nível do terreno. Não são 20 metros na horizontal. A bomba tem de fazer a evacuação das águas ao longo de um percurso de 20 metros que tem um desnível de cerca de 5 metros.
    Sem a válvula, e com a mesma, a bomba não tem qualquer dificuldade para bombear a água. Trabalha perfeitamente. O problema é quando a válvula está parada durante algum tempo (1 ou 2 semanas, por exemplo). O que me disseram é que a água acumulada nos 20 metros de tubo, que tem um desnível de cerca de 5 metros, vai fazendo pressão sobre a esfera que está na válvula de tal forma que ao fim de algum tempo acaba por ficar bloqueada/presa.
    Quando foi feita a instalação ficou tudo a funcionar perfeitamente, até a chuva parar e regressar algumas semanas depois. Chamei a empresa, que desmontou tudo e não encontrou nenhuma anomalia. Voltou a montar e ficou a funcionar normalmente. Foi assim, durante quase um ano, com várias chamadas para resolverem o problema. Chegaram ao ponto de enviar a válvula, mais do que uma vez, para a empresa que a vendeu, especializada neste tipo de equipamento, e não encontrou nenhuma anomalia.
    Eu nunca colocaria uma válvula destas num sistema de bombagem de esgotos. É quase certo que será uma questão de tempo até deixar de funcionar. A porcaria que existe na água que fica presa no tubo eventualmente irá acumular e acabará por bloquear o sistema
    • SrR
    • 21 março 2025 editado

# 18

Isso então será a bomba mal dimensionada, ela teria que ter força suficiente para empurrar tudo á frente, 5mt de desnível é pouca coisa, que bomba tem instalada? E que diâmetro de tubagem de descarga tem?
    • SrR
    • 21 março 2025

# 19

Utilize esta ferramenta para ter uma ideia do tipo de bomba necessária https://product-selection.grundfos.com/pt
  10.  # 20

Colocado por: Picaxxxuestava a pensar usar um bidon tipo de 100 ou 200 litros enterrado e chumbado

Não faça isso. Tal como outros users já indicaram, utilize um depósito maior. O custo de um depósito apropriado para fossa e com uma boa capacidade não é assim um investimento tão grande, comparativamente ao beneficio obtido nessa situação. Faça bem à primeira para não ter que fazer duas vezes e ter de andar com as mãos na merd@.

0.0197 seg. NEW