Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Eu também passei pelo mesmo. Ironia das ironias a vendedora desistiu de vender a casa, era o destino, já ando a procura de outra pq é vida que segue.
  2.  # 22

Estas avaliacoes baixas nao terao a ver com o tal financiamento a 100%?
  3.  # 23

Colocado por: DR198200%?

Eu desconfio que sim... pese embora me digam o contrário, mas dá impressão que há aqui uma "ordem" pra ser conservador nas avaliações, pra precisamente obrigar a malta a meter algum do bolso. Mas por outro lado tbm n faz sentido, diria que o banco vai querer emprestar o máximo possivel, nao sei, posso ter tido azar com os dois imoveis que passaram por avaliação.
  4.  # 24

Colocado por: DR1982Estas avaliacoes baixas nao terao a ver com o tal financiamento a 100%?

Tem mais a ver com o agora estarmos, efetivamente, numa 'bolha' imobiliaria.
    Devia ser um aviso a navegacao.
    Nota-se em todo o lado, nos ultimos meses, montes de malta a queixar-se que as avaliacoes vem mais baixas que o preco de compra.
    Isto porque a malta anda a comprar casas com precos muito acima do mercado, apenas para usufruir das ajudas do estado (credito a 100%, isencao de IMT, etc). Tambem em parte porque devido as condicoes de acesso, vao com menor poder negocial.
    Que vendedor vai fazer 'descontos' a alguem que aparece sem um centimo no bolso e so pode comprar se aprovarem o credito a 100%?

Os bancos certamente que nao dao ordens a ninguem para avaliar as casas por baixo. Simplesmente devem exigir avaliacoes realistas.
  5.  # 25

Colocado por: desofiapedroMas por outro lado tbm n faz sentido, diria que o banco vai querer emprestar o máximo possivel, nao sei, posso ter tido azar com os dois imoveis que passaram por avaliação.
    O banco quer emprestar o maximo possivel mas reaver o dinheiro.
    Se houver uma entrada por parte do comprador, em caso de incomprimento o banco fica numa sutuaçao mais confortavel.
  6.  # 26

Colocado por: dmanteigasQue vendedor vai fazer 'descontos' a alguem que aparece sem um centimo no bolso e so pode comprar se aprovarem o credito a 100%?
    Para o vendedor é igual ao litro se o comprador precisa de 100% de credito ou até nem precisa de credito.
    A menos que se entre pelo campo mais escuro da coisa, a unica diferença será no tempo do processo.
    Agora fez me lembrar os artistas que me enviam mensagem a dizer “pago em notas na hora” a alguns anuncios que tenho.
  7.  # 27

Essa avaliação parece estranha, mesmo tendo em conta todas as potologias identificadas. Se fosse a si pedia uma avaliação com outro banco, tem um custo mas facilmente o recupera se avaliação vier diferente e tiver que colocar menos capital próprio no negócio.

Já estive nessa situação e até hoje arrependo-me de ter desistido do negócio sem ter ido a outro banco pedir nova avaliação.
    Concordam com este comentário: Chp
    • Chp
    • 21 março 2025

# 28

Colocado por: BesidroglioEssa avaliação parece estranha, mesmo tendo em conta todas as potologias identificadas. Se fosse a si pedia uma avaliação com outro banco, tem um custo mas facilmente o recupera se avaliação vier diferente e tiver que colocar menos capital próprio no negócio.

Já estive nessa situação e até hoje arrependo-me de ter desistido do negócio sem ter ido a outro banco pedir nova avaliação.

Exato porque o relatório todo indica tudo razoável , e depois o que está a interferir foi os imóveis que ele escolheu para comparar, imóveis inabitáveis , com tetos a cair, paredes partidas, sem cozinhas e a mais de meia hora da zona onde está este inserido, havendo imóveis idênticos mais perto e minimamente habitáveis, sem estarem a cair ..

Para não falar de falta de identificação de algumas areas da casa..
    Apenas valorizou o terreno e anexo a um preço muito superior ao imóvel .

Estamos a preparar o relatório para contestar a avaliação e posteriormente ao resultado que vier, vimos se avançamos noutro banco.

Porque só de ver o terreno ao valor que avaliou, quase que compro a casa e separo o terreno para poder vende ló sozinho 😅

Isto apanha se cada uma ..
    As casas estão todas a preços irrisórios e quando se tenta apanhar um achado para posteriormente melhorar , parece é que preferem que nos metemos na bolha dos 300k só porque sim , com prestações altíssimas e que acho que seria enterrar a cabeça no fururo
  8.  # 29

Para não falar de falta de identificação de algumas areas da casa..
    Apenas valorizou o terreno e anexo a um preço muito superior ao imóvel .

Atenção que essas áreas podem não estar legais.
    Se não estiverem legais, podem até existir na realidade, mas têm valor 0 na avaliação.
  9.  # 30

Eu nao vou usufruir de ajuda do estado e tou a levar na boca a pala destas avaliações da treta, vou meter capitais próprios e tá a ser a diferença entre poder fazer obras, algumas até necessárias as casas ou não. E não ando a ver casas inflacionadas, a ultima que "perdi" não ha nenhuma perto dela como ela, uma casa com C grande, e mesmo assim levou uns miseros 1000 euros por m2 só em habitação, 15 euros o m2 no terreno/logradouro, foi uma vergonha, um T4 jeitoso isolado num lote de 630m2 o valor que veio a avaliação foi de riso.

Já ando a ver outras, a palavra de ordem é propor logo de caras menos 20k 30k aos proprietários. E eu percebo que há coisas por ai inflacionadas, mas até parece insulto a alguns proprietários, mas pronto, tenho que chorar, senao nao vou mamar.
  10.  # 31

Colocado por: DR1982Para o vendedor é igual ao litro se o comprador precisa de 100% de credito ou até nem precisa de credito.

Nao e igual ao litro nao...
    Para um vendedor, o 'risco' de um negocio nao se concretizar e muito maior nos 'creditos 100%'. Alguem vai assinar um CPCV que retira o imovel do mercado durante possivelmente 2 meses, com 0 euros de entrada? E obvio que se aparece la alguem nestes moldes... nao ha ca negociacoes. Quer quer, nao quer que apareca outro mais estavel.
    Alem de que nao vamos ser anjinhos... quem tem dinheiro, tem sempre outras formas de negociar. E se forem apartamentos/moradias em construcao? Quem pensa recorrer ao credito 100% tem basicamente 0 margem de negociacao. Ainda leva e com um extra em cima para acautelar 'riscos'. Ou acredita que alguem assina um CPCV de uma casa para entregar dali a 6 meses tendo como garantia a palavra do jovem?
  11.  # 32

Eu em parte acho muito bem.

Há que por um travão nesta subida completamente louca na habitação.

Pode ser que sejam os Bancos a meter um pouco mão nisto.

"Ai queres 100.000.000€ pra comprar esse barraco a cair aos pedaços pk o proprietário diz que vale isso tudo? Olha, azar. Pra mim só vale 10.000. Se queres ser maluco e ir pra frente com o negócio, fá-lo com o teu dinheiro, não com o meu".

Pode ser que o mercado acalme.
  12.  # 33

Colocado por: dmanteigas

Para um vendedor, o 'risco' de um negocio nao se concretizar e muito maior nos 'creditos 100%'. Alguem vai assinar um CPCV que retira o imovel do mercado durante possivelmente 2 meses, com 0 euros de entrada? E obvio que se aparece la alguem nestes moldes... nao ha ca negociacoes. Quer quer, nao quer que apareca outro mais estavel.
    Alem de que nao vamos ser anjinhos... quem tem dinheiro, tem sempre outras formas de negociar. E se forem apartamentos/moradias em construcao? Quem pensa recorrer ao credito 100% tem basicamente 0 margem de negociacao. Ainda leva e com um extra em cima para acautelar 'riscos'. Ou acredita que alguem assina um CPCV de uma casa para entregar dali a 6 meses tendo como garantia a palavra do jovem?

A entrada e o sinal não sao a mesma coisa. Nós vamos vender um apartamento a um casal que vai usufruir dos 100% de isenção, isso não os isenta de pagar o sinal do CPCV, que já o fizeram e aproveitarão porque servirá de entrada que será ainda melhor pras contas deles. Se há proprietários a aceitar assinar CPCV a custo zero já é da consciência de cada um.
    • Chp
    • 21 março 2025

# 34

Colocado por: Tyrande

Atenção que essas áreas podem não estar legais.
    Se não estiverem legais, podem até existir na realidade, mas têm valor 0 na avaliação.

Está tudo legal
  13.  # 35

Colocado por: dmanteigas

é melhor arriscar 2 meses de espera em vao ou retirar uns milhares de euros ao comprador com dinheiro? Dependerá sempre da necessidade do vendedor. É a tal situação que eu falava atras do “abanar com as notas” de alguns, eu por exemplo rio-me, outros provavelmente cedem ao ver a cor do dinheiro.
    O dinheiro na mao só podera a meu ver ser vantagem na parte que todos sabemos, de resto eu pessoalmente quando vendo alguma coisa quero é o dinheiro, inclusive ja vendi a quem recorreu a financiamento na totalidade e tinha dessas propostas de valor mais baixo em dinheiro na mao com o resto associado. Mas para mim foi mais vantajosos vender pelo valor pretendido a quem nao tinha dinheiro.

0.0204 seg. NEW