Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite a todos,

Daqui a uns meses, o empreiteiro irá avançar com a construção da minha casa, no entanto, estou aqui com umas dúvidas se devo avançar com crédito ou não, e se avançar, qual o tipo de crédito!

Então é o seguinte. Possuo o valor total para construir a habitação (tendo em conta o orçamento apresentado pelo construtor), no entanto, estou com medo, que no meio da construção haja deslizes, ou imprevistos e gaste mais do que o previsto (O que é muito provável segundo experiências de colegas meus).
    Para alem disso há a situação das máquinas para aquecimento, painel solar, mobiliário, eletrodomésticos, assim como também a parte de arranjos exteriores. É nesta parte que possivelmente terei dificuldade em ter todos os valores logo disponíveis.

Resumindo: A minha ideia era ter cerca de 25 a 30 mil euros extra disponíveis para gastos que indiquei em cima.

Qual das opções, aconselhariam na vossa opinião?

1) Optar por crédito habitação pedindo apenas o valor acima indicado? (Compensa, tendo em conta as burocracias e custos iniciais?) - Se acharem que vale apena, devo pedir antes de iniciar a obra, ou pode-se fazer no decorrer da obra?!
    2) Optar por outros tipos de créditos: Ex: Ecológico, para tudo o que for aquecimento... painel solar), e outro tipo crédito de obras, ou crédito pessoal para o resto?

Nunca aderi a nenhum tipo de crédito, por isso não faço ideia como funcionam e qual poderá ser a melhor opção para o meu caso.

Estou a colocar esta questão no fórum, no sentido de ganhar algum conhecimento com a partilha de experiências e o conhecimento de outras pessoas, para quando chegar a altura já ter uma ideia de como deverei proceder!

Obrigado a todos!
  2.  # 2

Tendo em conta que uma obra demora muitos meses a construir, eu deixava essa decisão para mais tarde.
  3.  # 3

Credito habitacao tem sempre menor taxa de juro que qualquer outro.
    Concordam com este comentário: diouf_matos
  4.  # 4

Se tem dinheiro para a casa toda, pensar nesta fase em não derrapar e lá para o final do mesmo gerir e tentar ficar com uma boa almofada financeira para imprevistos...
  5.  # 5

Boa noite a todos, e obrigado desde já pelas vossas respostas.

Inicialmente a minha ideia era tentar fazer a casa e evitar ao máximo pedir empréstimo, deixando as coisas não essenciais para mais tarde. Exemplo: Arranjos exteriores, no entanto, queria evitar ao máximo andar em "obras" novamente daqui a 2 ou 3 anos. Também surgiu agora a necessidade de avançar com 1 furo de água para rega.
    Pelo que estive a ver, e para ter a casa à minha maneira, já com arranjos exteriores, mobilada, etc, irei precisar dos 25 a 30 mil euros.
    Como isto é um reinvestimento de 1 apartamento que vendi, e o limite (data) de reinvestimento vai ser muito em cima, queria ir analisando esta parte, para depois saber o que fazer e não perder tempo...

Obrigado!
  6.  # 6

Boa noite.

Se é reinvestimento faça bem as contas, pois o credito habitação (seja ele para compra ou obras), desconta ao valor reinvestido.

Exemplo, precisa de reinvestir 200.000€, gasta 200.000€ porreiro, mas se pede um emprestimo de 25.000€, ja vai ficar como se só tivesse reinvestido 175.000€.

No entanto se precisa reinvestir 200.000€, gasta 250.000€ pode pedir credito até 50.000€ sem que o afete no IRS.

Atenção que há aqui mais variaveis a ter a em conta... tentei transmitir da forma mais simples
  7.  # 7

Colocado por: diouf_matosBoa noite.

Se é reinvestimento faça bem as contas, pois o credito habitação (seja ele para compra ou obras), desconta ao valor reinvestido.

Exemplo, precisa de reinvestir 200.000€, gasta 200.000€ porreiro, mas se pede um emprestimo de 25.000€, ja vai ficar como se só tivesse reinvestido 175.000€.

No entanto se precisa reinvestir 200.000€, gasta 250.000€ pode pedir credito até 50.000€ sem que o afete no IRS.

Atenção que há aqui mais variaveis a ter a em conta... tentei transmitir da forma mais simples

Sim, relativamente ao reinvestimento, vou gastar mais, por isso essa parte esta completamente salvaguardada :) Obrigado na mesma

0.0124 seg. NEW