Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá,

Uma parte do terreno da minha habitação, que fica nas traseiras, cerca de 90/100m2 tem uma inclinação, na ordem dos 15% talvez..

Ora, para não colocar relva a toda à volta, lembrei-me de aproveitar essa parte é fazer uma espécie de horta..

Pensei na possibilidade, o Pinterest é uma perdição, de fazer a horta em socalcos.. 3 socalcos de 3 metros por 10, com cerca de 40 ou 50cm de altura em relação ao seguinte..

Nos projetos do Pinterest, esses socalcos são divididos em madeira - pinho tratado, talvez - mas eu gostava de saber se vocês sugerem outro tipo de material, de preferência que não exija tanta manutenção, e se possível que seja mais em conta..

Alguém tem alguma ideia, ou uma horta deste género?

Exemplo ( a minha inclinação não é tão acentuada, e os patamares não ficariam tão altos)
      401582da-0f71-436a-bb52-4c859fd68d74.jpeg
    • argo
    • 22 março 2025

# 2

Valados de Pedra.
    Concordam com este comentário: Ruikode
  2.  # 3

Colocado por: Bragas Vse possível que seja mais em conta..

Procure por técnicas de estabilização com métodos de engenharia natural.
    Agora com os efeitos do tal do martinho, certamente que não faltarão arvores e madeira na sua zona para isso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bragas V
  3.  # 4

Dà um bocado de lavoura.. queria uma coisa mais simples..

Blocos de betão? Não há nada para o efeito?
  4.  # 5

Colocado por: Bragas VBlocos de betão? Não há nada para o efeito?

https://www.artebel.pt/produtos/muros
    • hangas
    • 22 março 2025 editado

# 6

Estou a fazer com esse JardimMuro da Artebel.

Da algum trabalho porque eles vêm juntos 2 a dois e é preciso separa-los.

O mais chato é preparar a nivelar a fundação e a primeira fiada, depois é so montar legos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Paramonte
      Screenshot 2025-03-22 at 17.06.04.png
      Screenshot 2025-03-22 at 17.10.36.png
  5.  # 7

Colocado por: hangasEstou a fazer com esse JardimMuro da Artebel.

O mais chato é preparar a nivelar a fundação e a primeira fiada, depois é so montar legos.

É uma excelente ideia..

Não fica caro?

Que altura e comprimento vai ter o seu?

Hoje tive a medir e o primeiro muro vai ter 5 metros por 45cm, o 2.º 7,5 metros por 45cm e o terceiro 10 metros por 45cm

Ou seja tenho 22,5 * 45cm

Sendo as pessoas de 30cm * 14cm preciso de 225 peças mais talvez 75 topos..
  6.  # 8

O seu é o jardimuro, depois há o Murante e o Gardenbloco que devem servir para o efeito certo?

É que esse é recomenda-se para muros de grande porte e é bem mais caro..
  7.  # 9

Colocado por: Bragas VNão fica caro?

Que altura e comprimento vai ter o seu?

Ficou-me a ~70Eur cada palette.
    Sao para aí uns 10m de comprimento e uns 90cm de altura (7fiadas) sendo que duas estão completamente enterradas.

Ali devem estar umas 4 palettes. Tenho mais 4 para o talude de baixo.
    • hangas
    • 22 março 2025 editado

# 10

Colocado por: Bragas VO seu é o jardimuro, depois há o Murante e o Gardenbloco que devem servir para o efeito certo?

É que esse é recomenda-se para muros de grande porte e é bem mais caro..

Optei por este porque o terreno é só barro e tinha receio que aquilo pudesse virar com um muro mais leve.
    Mas como é pouca altura se calhar foi over engineering. Inclusive fiz uma drenagem com dois tubos de 80 com brita até quase ao topo.

Entretanto arranjei umas amostras de murante e das capas e para aquele tamanho tinha servido perfeitamente.

As capas não dão para o jardim muro, só para o
    Murante e garden bloco.

O preço por pallete fica mais ou menos o mesmo. E tem um peso semelhante, mas os blocos do jardim muro são mais largos, logo menos peças, daí ficar mais caro por metro.
    • hangas
    • 22 março 2025 editado

# 11

Colocado por: Bragas VSendo as pessoas de 30cm * 14cm preciso de 225 peças mais talvez 75 topos..

O JardimMuro são 42 peças por palette. Mas os tipos não são compatíveis. Só encaixam bem no murante.

Mas da para levar uma última fila de murante em cima do jardimmuro e depois levar a capa.

Mas para 45cm de altura se calhar mais vale só murante, e pelo menos tem uma face lisa para o caso de ficar a vista.
      IMG_0555.jpeg
  8.  # 12

Sim.. uma fica à vista a outra fica com terra..

Mas acho mesmo que vai ser essa a minha opção..

Não deve ficar mais caro que a madeira..
    Concordam com este comentário: hangas, Peper87
    • argo
    • 23 março 2025

# 13

De betao há umas peças apropriadas na forma de manilhas. Até dá para fazer um efeito tipos vasos na perpendicular engraçado.
  9.  # 14

Sim.. MAs isso acho que é mais quando se pretende fazer o valado todo..

Tipo isto
      IMG_1317.jpeg
  10.  # 15

Só estou indeciso entre o Murante e o Gardenbloco.. não percebo bem as diferenças..

O garden bloco é acabado de dois lados -que não preciso - mas é mais barato.

mas a solução vai ser esta..

Obrigado pela sugestão.
    • hangas
    • 23 março 2025 editado

# 16

Colocado por: Bragas VSó estou indeciso entre o Murante e o Gardenbloco.. não percebo bem as diferenças..

O murante tem uma face lisa e uma face à vista (irregular). Vêm na palette juntos 2 a dois, partindo-se por ai com um cinzel.
    O gardenbloco tem duas faces à vista (irregulares). Vêm na palette 4 a 4 (e sobram 2 meios blocos)

As peças são pesadas, pelo me manusear a peça inteira de garden antes de a cortar ainda requer algum esforço. Já a peça de murante pesa metade.

Se uma das faces é para ficar encostada à terra, mais vale o murante. Face lisa para a terra a outra decorativa para a frente.
    O gardenbloco só tem interesse quando é para fazer um muro de divisoria em que queremos as duas faces com o mesmo acabamento.
      garden.jpg
      murante.jpg
  11.  # 17

Colocado por: hangasEstou a fazer com esse JardimMuro da Artebel.

Estas pessoas agradeceram este comentário:Paramonte

Pode dizer-me qual a referência do aparelho lazer que aí tem? Obrigado
    • argo
    • 23 março 2025

# 18

Colocado por: Bragas VSim.. MAs isso acho que é mais quando se pretende fazer o valado todo..

Tipo isto
      IMG_1317.jpeg

É uma questao de escala.
    • hangas
    • 23 março 2025 editado

# 19

Colocado por: ParamontePode dizer-me qual a referência do aparelho lazer que aí tem? Obrigado

O laser? É um nível laser normal. Julgo que este é um da marca do Leroy. Mas para usar na rua recomendaria um de luz verde. Este só o conseguia usar ao fim do dia.
  12.  # 20

0.0223 seg. NEW